Os diferentes meio de transportes e a importância do transporte público

Meios de transporte como Veículos motorizados, Charrete, Bicicleta, Motocicleta, transporte público: ônibus e metrô, etc.

» Página Inicial

O transporte de pessoas, produtos, objetos enfim é uma necessidade encontrada desde os primeiros seres humanos que se deslocavam-se de um lado para o outro e precisavam levar consigo seus pertences, essa realidade nos dias atuais não mudou muito, a diferença é apenas que tempos atrás a dificuldade de locomoção era muito grande sem contar ainda que não possuíam ferramentas e equipamentos que hoje desfrutamos e, por isso os meios de transportes eram muito fracos que chegavam a demorarem cerca de 3 a 4 dias para percorrerem uma distância que hoje é possível percorrer em poucas horas. Essa necessidade fez com que com o passar do tempo os seres humanos se preocupassem cada vez mais com os meios de transportes e a importância que os mesmos possuíam para eles, procurando então realizar melhorias que foram possíveis principalmente devido as transformações que ocorrem com a modernização.

Os sistemas de transporte ajudam a garantir que as pessoas possam alcançar os destinos diários, como empregos, escolas, estabelecimentos de alimentação saudável e instalações de saúde, com segurança e confiabilidade. Os serviços de transporte público desempenham um papel importante para as pessoas que não podem dirigir, incluindo aquelas sem acesso a veículos pessoais, crianças, pessoas com deficiência e idosos.

Atualmente os meios de transportes disponíveis para a nossa locomoção são muitos, em que vem causando grandes transtornos no trânsito brasileiro devido ao excesso e ao desrespeito a legislação atuante. Os meios transportes são diversos e infelizmente nem todos tem a possibilidade de ter acesso ao um meio particular e por isso é que foi criado os transportes públicos, em que toda a sociedade poderia utilizá-los para se deslocarem de um ponto a outro e até mesmo de região a região. Entre os principais meios de transportes mais utilizados nas vias brasileiras estão:

Considerando que os meios de transportes são muitos e a quantidade de pessoas que os utilizam variam muito para cada um devido as diferenças sócias encontradas, o transporte público tornou-se de grande e fundamental importância para a sociedade brasileira que não possuem meios de transporte particular como veículos motorizados, as motocicletas, também as bicicletas e charretes, a locomoção para escola, trabalho, médico, lazer entre outros destinos de maior distância se tornou possível a essa grande maioria da população graças aos transportes públicos que percorre toda a cidade e também entre uma cidade e outra, facilitando e possibilitando a maior locomoção da população brasileira.

Transporte público

A criação do sistema de transporte público se desenvolveu devido principalmente a necessidade de locomoção existente nos seres humanos, se olharmos para a história veremos que as antigas embarcações marítimas e fluviais e posteriormente os bondes e locomotivas eram de natureza pública. Com a criação do automóvel, bicicleta, motocicleta e outros, com o passar do tempo o transporte foi ficando individualizado e chegamos aos nossos dias com enormes problemas de trânsito, muitas vezes com congestionamento de muitos veículos com uma pessoa só dentro de cada carro.

O transporte coletivo também é caracterizado pelo baixo custo, porém, em uma sociedade regida pelo tempo, onde a pressa parece fazer parte da vida das pessoas, seu uso tem se tornado inadequado para responder os anceios da população. É preciso repensar.

Um fator que é consistentemente ignorado, mas contribui mais para as emissões de gases de efeito estufa é transporte pessoal, dirigindo carros pessoais para ser preciso. Aqueles que vivem em cidades altamente populosas sentem os impactos das emissões por veículos. E com a tecnologia viajando a uma velocidade explosiva junto com a classe média em rápida expansão, a propriedade de carros está projetada para disparar. Isso significa que o universo será poluído mais do que nunca. A única maneira de reverter essa tendência é a adoção do transporte público.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: