Química orgânica e inorgânica, analítica e bioquímica

Saiba o que é a química e as substâncias orgânicas, inorgânicas e de transição, como CH4, C2H4O2, CO2, entre outras. O que é estudado em cada uma das áreas e elementos químicos.

» Página Inicial

A Química é um dos campos mais interessantes e complexos da ciência, responsável pelo estudo da matéria, sua composição, estruturação, propriedades e funções de forma a entender todas as transformações de reações químicas e produção de energia.

A química é uma ciência que analisa, em geral, as composições de elementos do dia a dia. A lista atual de todos os compostos primários conhecidos é a tabela periódica, que se divide de acordo com a semelhança entre as propriedades.

Ela é a ciência responsável pelo estudo minucioso da composição da matéria. Entende-se por matéria tudo aquilo que possui massa invariável e que ocupa um determinado espaço no ambiente. A matéria é composta por átomos, que são partículas muito pequenas (invisíveis a olho nu) que possuem cargas elétricas positivas e negativas.

É comum o termo “elemento estável” na química. Significa que, a partir do equilíbrio entre carga positiva e negativa, isto é, a anulação de um pelo outro, o elemento está em um estado de estabilidade eletrônica. É importante ressaltar que todo elemento tem, como “objetivo”, alcançar a estabilidade eletrônica no meio ambiente.

Tabela periódica

Existem inúmeros conceitos e modelos desenvolvidos por químicos ao longo da História que permitem uma maior compreensão dos fenômenos, a exemplo do modelo atômico de Bohr, utilizado até hoje, e o conceito de elaboração das massas, desenvolvido por Lavoisier.

Os modelos e leis mais famosos são estudados na Química Básica, pelos alunos de Ensino Médio, para se ter uma maior compreensão geral do funcionamento das matérias porém, a medida em que se os estudos de aprofundam, as leis tornam-se cada vez mais complexas e específicas.

A Química é uma ciência da área de exatas, desenvolvida especialmente por experimentos coordenados em laboratórios. Seu estudo é extremamente complexo, de modo a disciplina possuir inúmeras abordagens, divisões e classificações. As duas grandes classificações da Química são: Química Orgânica e Química Inorgânica. Entenda as características e diferenças:

Química inorgânica

A Química Inorgânica é uma área que estuda os elementos químicos, abordando praticamente a totalidade dos elementos já descobertos até hoje. A substância inorgânica é aquela que não possui o átomo de carbono organizado em cadeia e essa área estuda todas as suas transformações, reações, propriedades e quaisquer outras características dos elementos inorgânicos.

Basicamente, os elementos inorgânicos são divididos em famílias, dispostas na Tabela Periódica, que agrupa elementos de propriedades físicas e químicas semelhantes. No que concerne às substâncias inorgânicas, são divididas em quatro grandes grupos conhecidos: ácidos, bases, sais e óxidos.

Química orgânica

Nem sempre as substâncias químicas foram divididas em orgânicas e inorgânicas. Essa separação foi inicialmente sugerida pelo químico sueco Torbern Berman, que se dedicou a estudar os compostos químicos extraídos de organismos vivos – daí o nome “Química orgânica”.

Mesmo antes de Berman, acreditava-se em uma separação entre esses elementos a partir do que se chamava de “força vital”, uma propriedade existente apenas nos organismos vivos, que os caracterizava como tal. Essa teoria foi derrubada por Wöhler, em 1828, que conseguiu criar ureia em laboratório.

Entende-se que as substâncias derivadas de organismos vivos, possuem comportamentos e propriedades diferentes e, por isso, essa área da química aborda essas cadeias, que são estruturadas por átomos de carbono e hidrogênio com outros elementos. Essa descoberta foi feita por Lavoisier, ao perceber que todos os organismos orgânicos continham átomos de carbono.

Logo, todos os compostos que possuem átomos de carbono são estudados pela química orgânica. Há aqueles que não possuem átomos de hidrogênio, mas somente de carbono, considerados substâncias de transição.

Conheça alguns exemplos de substâncias orgânicas, inorgânicas e de transição:

Para que ela serve?

Os estudos da química são essenciais em diversos aspectos. Entre eles está a produção de medicamentos, cosméticos como cremes e shampoos, pastas de dente, estudo da estrutura e composição de objetos, refinamento de petróleo e produção de combustíveis fósseis, análise de qualidade de um produto, estudo do movimento de átomos em matérias (estudo da cinética) e diversas outras analises de propriedades químicas.

Quais os seus principais estudiosos da história?

A química contou com muitos estudiosos renomados para que nós a conhecesse da forma que nos é apresentada hoje. Alguns deles são:

Como ela se divide para estudo?

Possui algumas subdivisões para facilitar seu estudo e análise. Algumas dessas subdivisões são:


 
Veja também: