Histórico, tipos, importância da história e mais

Perguntas e respostas sobre histórico, os vários tipos como o escolar, criminais, a carteira de trabalho, os atestados, os logs em sites e ainda porque os registros históricos são importantes.

» Página Inicial

O que é um histórico?

Histórico pode ser entendido como registro de alguma coisa. A história é composta por uma sequência de registros que podem ser escritos, falados, desenhados ou utilizado ainda outra forma de comunicação conhecida. Praticamente tudo na vida gera um histórico que pode ser intencionalmente documentado através de registros ou não.

Os dados históricos são usados de inúmeras formas por governos, empresas, organizações e pessoas para os mais diversos fins e eles podem ser formais e sistemáticos, bem como podem ocorrer naturalmente pelo registro aleatório ou pelo estudo e descoberta de dados de natureza histórica.

Mapa história

O que é histórico escolar?

É um uma sequência de registros que contam a vida escolar ou acadêmica de um aluno, isto acontece desde os primeiros anos da educação escolar e vai até a graduação ou pós-graduação. No Brasil ele é um documento oficial, segue normas e padrões de preenchimento e é obrigatório em vários momentos da vida escolar do aluno, como em caso de troca de escola ou de nível educacional.

O que é um atestado de antecedentes criminais?

Pode se dizer que ele é o histórico da pessoa junto aos órgãos de segurança pública e nele irá constar os registros de crimes que uma pessoa cometeu ou será negativo em caso de a pessoa não ter cometido ou se envolvido em nenhuma atividade de natureza criminal.

O Facebook gera histórico das minhas atividades?

Sim. Se você entrar nas opções da sua conta, encontrará uma opção chamada Registro de Atividades. Ali estará o registro de tudo que você fez, como os posts que curtiu ou compartilhou, os comentários que fez, páginas, grupos e outras comunidades pelo qual você passou ou atua, entre outros registros.

Essas atividades são registradas e muitas pessoas questionam isso, uma vez que são dados importantes e que se for mal utilizado pode trazer danos à pessoas.

Que outros tipos de históricos existem?

Para que serve um histórico?

Um histórico tem múltiplas utilidades. Ele pode ser usado para provar alguma coisa, como por exemplo o fato de você estar em dia com a justiça eleitoral ou que não está devendo nada para o condomínio. Pode ser usado como memória, para fins de promoção no trabalho, para classificação em concursos ou processos seletivos, para fins de estudo e conhecimento, entre outros.

Por que temos de estudar história?

Ao estudar história na escola, na vida cotidiana ou em outros ambientes estamos procurando conhecer como viveram os antepassados, quais erros cometeram, que feitos foram importantes ou notáveis, a origem das coisas, entre outros. Tudo isso é importante para não cometermos os mesmos erros, para valorizarmos o que foi feito e nos inspirar a criar ou transformar o nosso tempo, como muitos fizeram no passado. Tudo isso só é possível através da história.

Compreender o passado é importante para evitarmos erros no futuro. Esta tem sido uma das maiores justificativas, não só para o estudo do passado, mas também para manter e preservar a história de fatos importantes que ocorreram, como as guerras, os grandes eventos de doenças, os governos, entre outros.


 
Veja também: