O que é energia gravitacional, magnética, termonuclear?

O que acontece quando você empurra um objeto e mesmo depois de soltá-lo ele continua no movimento que você iniciou? Este e outros casos demonstram o uso da energia gravitacional. Veremos também sobre a energia magnética e termonuclear

» Página Inicial

Podemos entender que a energia é um tipo de força que se aplica em um objeto ou corpo. Essa energia é capaz de produzir a movimentação ou até mesmo de transformar.

Exemplos dessas atuação são quando empurramos uma pedra e ela começa a ter movimento, isso demonstra que aplicamos nossa força e gerou energia para a pedra se locomover.

Outra situação, em que ocorre a transformação de energia, é quando utilizamos a eletricidade. É pego uma fonte natural e utilizada para um determinado fim, como o de proporcionar luz. Utiliza-se a água para gerar eletricidade.

Enfim, nossa vida é movida a energia, nós seres humanos estamos rodeados de fontes energéticas, porém nem sempre a notamos.

Aqui será explicado sobre as principais energias que nos mantem em atividades, mas que são pouco conhecidas.

Entenda tudo sobre a energia gravitacional

Energia gravitacional

Por que não saímos flutuando pelo espaço? O que nos prende ao solo terrestre? Já se perguntou alguma vez?

A resposta é bem simples, existe uma força chamada gravidade. Essa energia é aplicada em nosso dia a dia e nem percebemos sua existência.

Ela é responsável por nos manter fixos no solo e não em órbita. Caso ela não existisse estaríamos flutuando.

Existem planetas que não possuem um campo gravitacional tão forte quanto o terrestre. Por isso que vemos os astronautas pulando quando estão em outro planeta, eles não tem essa força que os puxa para o solo.

Para entender melhor: basta pensar que são dois corpos feitos de matérias distintas, os quais possuem uma atração mutua entre si. Essa atração é a energia gravitacional.

Devido a essa força tão intensa, os objetos que lançamos logo são atraídos e caem no chão. A gravidade é essencial em nossas vidas, além de nos manter fixos em terra, ela mantem os planetas orbitando volta do solva, fazendo com que não se choquem.

Saiba mais da energia magnética

Disco Rígido

Essa é uma energia que encontramos principalmente nos imas. Esses objetos possuem dois polos, um positivo e outro negativo.

Sendo que um deles consegue criar em volta de si um campo magnético, o qual atrai o outro polo. Formando, assim, um ciclo de atração. Por isso que quando unimos dois imas dificilmente conseguimos soltá-los.

Essa energia é vista, também, em maquinários como os trens mais modernos, nos quais os trilhos possuem essa tecnologia. Também encontramos na composição de um automóvel mais novo. É uma tecnologia pouco explorada, mas muito útil.

Como funciona a energia termonuclear

Usina nuclear

Essa é uma energia na qual se utiliza elementos químicos para sua criação. É através da divisão de átomos que conseguimos obter a energia termonuclear, ou penas energia nuclear.

É muito utilizada dentro de empresas que produzem energia que vai até as residências ou outros estabelecimentos.

Os principais componentes para a produção são o urânio e também o plutônio. É uma tendência para o futuro por não provocar o efeito estufa, por ter em abundancia em nosso planeta e não produzir tantos resíduos como as demais fontes de energias utilizadas.

 


 
Veja também: