Diferença entre GHz (gigahertz) e MHz (megahertz), UHF e VHF

Veja neste artigo o que significa hertz e como ele é usado para medir a frequência, seja em Hz, MHz (megahertz, GHz (gigahertz) e outros. Veja também as diferenças entre UHF e VHF.

» Página Inicial

Quando você ouve rádio ou assiste seu programa de TV favorito, pode nem perceber, mas para que esses sinais cheguem até você através do seu aparelho é necessário o uso de uma frequência correta. Mas o exemplo anterior é apenas um dentre muitos casos e para entender melhor é preciso começar pelo Hertz.

Hertz

O Hertz é uma unidade de medida de frequência, ela deriva do Sistema Internacional de Medidas. O Hertz é equivalente a ciclos por segundo e pode ser usado para medir a frequência de ondas sonoras como o rádio, as batidas do coração humano, a frequência de um processador de computador como medida de desempenho do mesmo.

Alguns exemplos do uso de hertz:

O coração normalmente bate a 1,2 Hz ou o equivalente a 1,2 batidas por segundo. Isto se considerar uma pessoa saudável em estado normal, descansando, por exemplo.

O ouvido humano percebe as ondas sonoras que são medidas em hertz, sendo normalmente percebidos valores entre 20 Hz e 20.000 Hz. Algumas ondas estão acima desses valores e neste caso não podem ser percebidas pelo ouvido humano, elas são chamadas de ultrassom e quando os valores estão abaixo também não podem ser percebidas e são chamadas de infrassom.

1 hertz equivale a 1 ciclo, 10 hertz a 10 ciclos, 100 hertz a 100 ciclos e assim por diante.

MHz e GHz

Megahertz uma Unidade de frequência que representa um milhão de Hertz( ciclos por segundo). É utilizada para determinar a frequência de ondas, como ondas de rádio e televisão. Tem como símbolo o MHz.

O Gigahertz (GHZ) é utilizado pare representar a velocidade de um processador de computador. O nome é originário de "hertz", de Heinreich Hertz que estudou a radiação eletromagnética. Os computadores, atualmente, são medidos em gigahertz.

Megahertz e Gigahertz são extensões ou grandezas usadas quando os valores de hertz são muito altos e, portanto ficaria mais simples ter uma notação compatível. Sendo assim considere o seguinte:

1 MHz (megahertz) equivale a um milhão de hertz.  106 ou 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 = 1.000.000

1 GHz (gigahertz) equivale a um bilhão de hertz. 109 ou 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 = 1.000.000.000

VHF e UHF

VHF - Very High Frequency ou frequência muito alta é usada para faixas de radiofrequência entre 30 e 300 Mhz. É usado na transmissão de rádios ou TV.

O VHF além de ser usado nas transmissões de rádios e ou TV, também fica acessível também para embarcações, rádios amadores e aviões. Muito usado em zonas distantes e rurais, afastadas do meio urbano.

Um outro exemplo para o uso do VHF - frequência muito alta  são as emissoras de rádio em FM.

UHF - Ultra High Frequency ou frequência ultra alta é usado  para as faixas que vão de 300 Mhz a 3 GHz. O UHF pode ser usado para transmissão de canais de TV, especialmente em HD, rádio, redes sem fio (wireless), etc.

O UHF é uma faixa indicada  para áreas urbanas e concentradas por causa  da ocupação de espaços como construções, aços e outras formações.

O UHF é geralmente usado para canais de televisão.

Tanto o VHF como UHF são usados em equipamentos sem fio pois suas frequências são usadas e transmitidas em ondas. Para centros urbanos, é recomendado o uso do UHF, enquanto que nas cidades e lugares mais afastados como fazendas, etc, é usado mais o VHF.

Para reforçar o conteúdo:

O que é uma unidade de MHz?

É uma frequência que equivale a um milhão de Hertz ou mil quilohertz. Quando algo acontece em uma frequência fixa de uma vez por segundo, este fenômeno é analisado como frequência de Hertz.

Nesse sentido, a frequência de um MHz quer dizer que algo pode acontecer um milhão de vezes em apenas um segundo.

Na aeronáutica, por exemplo, as comunicações entre o controlador e o piloto de avião acontece, geralmente, dentro da faixa de frequência que pode ir de 118 MHz a 137 MHz.

No radar secundário da aviação, chamado também de transponder, a frequência funciona entre 1.030 MHz e 1.090 MHz. Por isso, os profissionais dessa área precisam estar atentos com essas informações, a fim de não errarem na hora de configurar a frequência.

O Very High Frequency (VHF) é um tipo de frequência bem mais alta que a de UHF, trabalhando com uma radiofrequência de 30 a 300 MHz, que é o mais utilizado pelas rádios estilo FM., trabalhando entre 88-108 MHz, sendo também o primeiro método de transmissão da TV.

Qual deles escolher: UHF ou VHF?

Por serem usados em equipamentos e sistemas sem fio, as frequências de sinal são transmitidas por ondas por meio de aparelhos que captam o sinal.

Na hora de escolher entre os dois sistemas, a recomendação é que elas sejam bem diversificadas, para que não haja perdas de sinal ou problemas com a conexão.

Já para quem usa os aparelhos de conexão em cidades menores e mais afastadas, o VHF é o mais recomendado nesse caso, sendo usado também em países de alta tecnologia, como o Canadá e os Estados Unidos.

Quando se viaja para um lugar que tenha as duas formas de conexão, é comum que haja interferências no sinal. Para melhorá-lo, pode-se optar pelo sinal de UHF – pois possui uma frequência mais rápida. Para captar o sinal com antenas pequenas, o UHF é a melhor opção, mas a tecnologia de UHF é a mais aconselhável em relação a preço.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mhz

https://pt.wikipedia.org/wiki/VHF

https://pt.wikipedia.org/wiki/UHF

https://www.dicio.com.br/megahertz/

https://ptcomputador.com/Pergunta/pc-support/190517.html

blog.elsys.com.br/diferenca-entre-uhf-e-vhf/

Por Redação, Telmo Falk e G Produções Editoriais


 
Veja também: