Pronomes pessoais: Eu, tu ou você, ele, nos, vos e eles

Veja quais são os pronomes pessoais no singular, como eu, tu ou você e ele, bem como no plural: nos, vos e eles. Veja os casos reto e oblíquos, bem como os diversos exemplos para você compreender melhor.

» Página Inicial


A nossa língua portuguesa é cheia de regras e gramaticas que devem ser utilizadas da forma correta para que nossa comunicação seja facilmente entendida, porem muitas pessoas sempre tem dúvidas de como e onde utilizar essas regras e suas gramaticas.

Como sabemos ao longo da vida usamos todos os ensinamentos que aprendemos na língua portuguesa, mesmo quando não percebemos estamos utilizando suas regras e sua gramatica para nos comunicarmos e quando essas regras ou gramaticas não são utilizadas da forma correta nem sempre é fácil nos comunicar afinal nossa mensagem pode perder todo o sentido.

Por isso é muito importante entender onde pode ser utilizado cada gramatica e cada regra da língua portuguesa e mesmo com o ensinamento que recebemos ao longo da vida podemos encontrar ainda hoje pessoas que tem dificuldade de entender a forma correta de utilizar regras e gramaticas da língua portuguesa no nosso dia a dia.

Os pronomes pessoais são uma dúvida constante de muitas pessoas que não compreendem direito o que são e a melhor forma de utiliza-los, mas é muito mais simples do que podemos imaginar e utilizamos diariamente sem ao menos perceber.

pronomes pessoais singular e plural

Os pronomes pessoais são pronomes que substituem os substantivos, dando sentido a mensagem e indicando de forma direta as pessoas descritas no discurso, os pronomes pessoais podem ser classificados como pronome reto ou pronome obliquo.

Pronomes pessoais reto

Como sabemos a língua portuguesa pode ter classificações ou regras gramaticais que utilizamos no nosso dia a dia e nem ao menos percebemos, pois o fazemos com a maior naturalidade possível e isso também ocorre na forma que utilizamos o pronome pessoal reto.

Os pronomes pessoais retos são aqueles que como sabemos substituem os substantivos e que também podem ter função de predicativo do sujeito, nesse caso havendo a utilização de um verbo como ligação, os pronomes pessoais reto são os que indicam também a pessoa do discurso e se está no singular ou no plural.

Exemplos de pronomes pessoais reto

Ter acesso a informações que podem ser uteis para entendermos melhor a forma de utilizar os pronomes pessoais retos ou em função de predicativos é a melhor forma de começarmos a familiarizar com a utilização desses pronomes no nosso dia a dia, alguns exemplos de pronomes pessoais retos são:

Predicativo

Pronomes pessoais oblíquos

Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que assumem a função de objeto direto e de objeto indireto e esses podem ser classificados como tônicos e átonos e nesse quesito muitas pessoas tem dificuldade de compreender como utiliza-los no dia a dia.

Pronomes pessoais oblíquos tônicos

Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são aqueles que sempre são acompanhados de uma preposição e devem ser utilizados em uma frase quando o substantivo que irão substituir tem função de objeto indireto e algumas formas como conosco, contigo e comigo pode ter função de adjunto adverbial de companhia.

Exemplos

Pronomes pessoais oblíquos átonos

Os pronomes pessoais oblíquos átonos são aqueles que não possuem a companhia de uma preposição para existir ou ser usado, e são utilizados em uma frase quando o substantivo que substituem tem a função de objeto direto.

Exemplos:


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade