Tipos de arquivos no computador: EXE, PDF, DOC e outras extensões

Veja neste artigo os tipos de arquivos que são usados nos computadores com Windows. Veja para que serve e o que significa as principais extensões de arquivos que você encontra no PC.

» Página Inicial

Ao usarmos o computador estamos constantemente usando arquivos, aliás, sem eles nada seria possível no PC ou outros tipos de hardware. Alguns formatos são quase universais, isto é, podem ser usados em vários ambientes e abertos com inúmeros programas, outros dependem de programas específicos para o seu uso. Veja abaixo a relação dos principais tipos de arquivos e extensões usadas em ambiente Windows.

Tipos de arquivos mais comuns no windows

TXT

É um arquivo texto ou texto puro como é mais conhecido. Arquivos dos Word também são textos, mas ele gera um texto com formatação. O TXT é um formato que indica um texto sem formatação, podendo ser aberto ou criado no Bloco de Notas do Windows, por exemplo.

EXE

EXE é um tipo de arquivo usado no Windows para designar um aplicativo ou um programa executável. Ele pode ser o programa responsável pela instalação de um software, como pode ser o aplicativo principal do próprio software.

Mas é bom ficar atento com esse tipo de extensão, caso você receber por e-mail ou redes sociais esse tipo de arquivo, não abra, pois, ele é usado também por criminosos para instalar vírus e outras pragas no seu computador.

DLL

Também conhecida como biblioteca de vínculo dinâmico, é um arquivo que é usada geralmente junto como EXE como parte complementar de um software.

ZIP

Indica um arquivo compactado com outros arquivos ou pastas. É muito usado quando necessitamos enviar para outros locais uma grande quantidade de conteúdo ou pastas, então para diminuir o tamanho e facilitar o processo usa-se a compactação. O RAR é outro formato compactado bastante conhecido também.

PDF

O formato de arquivo PDF é um padrão da Adobe, a mesma empresa que é proprietária do Photoshop, Ilustrator, Flash, Fireworks e outros softwares gráficos. Como arquivo o PDF tem como principal característica o fato de ele ser fechado, isto é, não permitir mudanças no conteúdo gravado. Isto torna o formato bastante desejado para documentos, redação, comunicados e outros textos que precisam manter-se íntegros

Atualmente diversos programas consegue não apenas ler, mas também gerar arquivos em PDF, os mais notáveis são os programas que fazem parte do pacote Office da Microsoft como Word e Excel, por exemplo.

DOC e DOCX

O formato de arquivos DOC é de propriedade da Microsoft e usado no Microsoft Word como padrão na gravação de arquivos textos. As versões mais recentes do Word incorporaram a extensão DOCX como evolução do DOC, isto aconteceu a partir da versão 2007 do Microsoft Word.

PPT e PPS

O formato PPT faz parte também do Microsoft Office e é usado no Power Point como padrão dos arquivos de apresentação que ele gera. Para gravar e ler um arquivo PPT é necessário ter o Power Point instalado e no caso do arquivo PPTX é necessário a versão 2007 ou superior.

XLS e XLSX

Este tipo de arquivo é usado pelo Excel para criar e editar planilhas. O XLS foi usado até a versão 2003, a partir da versão 2007 passou a usar o formato XLSX

JPG

É basicamente o principal formato de arquivos de imagens digitais atualmente. Além do computador, este tipo de arquivo é usado também nas câmeras digitais ou telefones com recurso de câmera. Ao tirar uma foto, o JPG geralmente é o formato que eles usam para gravar o arquivo.

GIF e PNG

São formatos de imagens muito usadas na internet. O ponto forte é que esses tipos de arquivos suportam transparência, permitindo a sobreposição sobre outras imagens ou fundos coloridos.

O formato GIF está em desuso atualmente, exceto em alguns casos para produzir pequenas representações, mas nada muito além disso. O formato PNG tem um concorrente de peso, especialmente para o uso na internet que é o formato SVG. Ainda assim ele continua muito usual e muito útil para ilustrações e representações de imagens vetoriais na internet.

HTML

Essa extensão, assim como HTM ou outras similares são usadas para indicar um arquivo de códigos da linguagem HTML, principal tecnologia para criação de sites. Um arquivo com a extensão .html indica que o seu conteúdo está no formato dessa linguagem de marcação e portanto precisa de um navegador para exibir o seu conteúdo seja na internet o mesmo no ambiente local.

MP3, WAV, MID

São formatos de arquivos de áudio. MID e WAV já foram muito usados, mas recentemente com o surgimento do MP3, este último acabou se tornando um modelo mais atraente já que consegue uma compactação muito grande reduzindo o tamanho do arquivo sem grandes perdas de qualidade.

AVI, MPG, WMV e MOV

São arquivos de vídeos. WMV, por exemplo, é o formato padrão do Windows Media Player, mas outros também são bastante populares.

Quando você produz um vídeo com o seu celular, ele utiliza uma dessas tecnologias para finalizar o arquivo. Em celulares com o sistema operacional Android os arquivos de vídeo gravados são criados no formato .mp4, já quem utiliza iPhone ele produz os vídeos no formato .mov.

CSS

Tecnologia para formatação de documentos HTML A tecnologia CSS não trabalha sozinha e portanto o que ela faz e complementar o HTML. Normalmente o HTML faz a estruturação das páginas e o CSS faz a sua formatação, ou seja, cria toda a estética para apresentação dessas páginas aos usuários finais.

JS

Arquivos da linguagem Javascript para páginas de sites. O formato JS é amplamente utilizado na internet em conjunto com HTML e CSS para criar interação nas páginas, movimentar elementos como menus, banners rotativos, validação de dados em formulários, dentre outros elementos que exigem interação ou validação em páginas web.

SVG

Novo formato de imagens para a internet. Este formato é a nova sensação em termos de imagens da internet, uma vez que ele consegue reproduzir imagens com muita fidelidade, algo que os formatos JPG e PNG não tinha tanta eficiência. Ele utiliza código nativo para gerar as imagens, diferente dos outros formatos que utilizavam mapa de bits, por exemplo.

PHP

O PHP é uma tecnologia que é instalada em servidores web para a criação de páginas dinâmicas. Muito usada por programadores no mundo inteiro, boa parte dos sites que você acessa são gerados a partir desta tecnologia. Normalmente ele faz consulta aos bancos de dados e os arquivos no próprio servidor para juntar tudo e se formar as páginas que são enviadas para os navegadores que a requisitam.

ASPX

Formato .ASPX é a nova tecnologia da Microsoft chamada de .NET que substituiu o antigo ASP. Com ela é possível criar páginas dinâmicas com muita eficiência, especialmente quando utilizada com o poderoso editor de códigos da Microsoft que é o Visual Studio.

SQL

Contém códigos da linguagem SQL usada na administração de banco de dados relacionais. Na verdade os arquivos com essa extensão são muito usados quando um banco de dados é exportado para ser recriado ou reutilizado em outros locais, o mesmo vale para partes do banco como uma tabela específica. Neste caso ele não tem um formato de backup e sim formato SQL que pode ser lido por outros programas e executados em outros locais para recreação da tabela ou do banco. É muito usado por administradores de banco de dados ou pessoas que lidam diretamente com banco, como os programadores, por exemplo.

Outros tipos de arquivos

Formatos e extensões de arquivos no windows

PSD. Usado pelo Photoshop

CDR. Usado pelo Corel Draw

AI. Principal formato no Ilustrator

XML. Arquivo de texto da linguagem XML para documentos em internet

JSP, CFM. Tecnologias empregadas na internet para criação de páginas dinâmicas.

TIF. Arquivo de imagem que pode ser manipulado em alguns editores de imagens.

FLA e SWF. São arquivos criados pelo Adobe Flash. O primeiro é o original e editável, o segundo é criado como trabalho finalizado e, portanto utilizável na internet, por exemplo.

DWG. Extensão de arquivos do Autocad.


 
Veja também: