Teste de QI. O que é e como é feito este teste. Albert Einstein e mais

Perguntas e respostas sobre o que é o teste de QI, como é feito este teste e como se mede a escala de inteligência de uma pessoa? O teste de Albert Einstein.

» Página Inicial

O que é teste de QI?

Teste de QI é um teste específico feito para medir a inteligência de uma pessoa. A sigla QI significa Quociente de Inteligência. Existem muitos testes de qi na internet que podem ser feitos em poucos minutos.

Apesar de que apenas os aplicados por um profissional e em ambiente controlado podem ser considerados. Normalmente o teste pode ser feito através de psicólogos ou psiquiatras, mas alguns professores também costumam testar seus alunos.

Quando ele foi desenvolvido?

O primeiro teste de QI foi desenvolvido no início do século XX por um psicólogo francês chamado Alfred Binet, esse teste era aplicado somente a alguns poucos alunos com distúrbio de aprendizado, a intenção principal era descobrir a dificuldade do aluno, mas percebeu-se que também poderia se descobrir o nível de inteligência dos alunos. Alguns anos depois um alemão chamado William Stern denominou o teste como QI, ficando assim até hoje. Ele também introduziu os termos IM (Idade Mental)" e "IC (Idade Cronológica).

Como se mede a escala de inteligência de uma pessoa?

Tabuleiro de xadrez

Para se medir a escala de inteligência de uma pessoa com o teste de QI usa-se uma formula: QI = 100 x IM(Idade mental)/IC(idade cronológica). As pessoas com resultado menos que 70, são consideradas com raciocínio lento e as pessoas com resultado maior que 140 são consideradas geniais. É considerada também a inteligência de crianças e adultos separadamente.

Quais são as escalas de classificação do QI?

Igual ou superior a 130: Superdotação 120 - 129: Inteligência superior 110 - 119: Inteligência acima da média 90 - 109: Inteligência média 80 - 89: Normal fraco 70 - 79: Limite da deficiência Igual ou inferior a 69 - Deficiente mental.

Quais os famosos com o QI mais alto?

Muitas pessoas na mídia tem o QI alto. Entre elas estão: Shakira com 140, Nicole Kidman com 132, Jô Soares com 156, Arnold Schwarzenegger com 135, Roger Moreira com 172, Madonna com 140, Steve Martin com 142, Liam Gallagher com 143, Sharon Stone com 154, Quentin Tarantino com 160, Albert Einstein com 160, Matt Damon com 160, Bill Gates com 151 e Meryl Streep tem QI 143.

O teste Albert Einstein é válido?

O teste de QI do cientista Albert Einstein foi criado no século passado e ele afirmava que 98% das pessoas não conseguiriam resolver o problema.

No entanto a validade do teste ainda é muito discutida, sendo defendido por muitos cientistas, mas descartado por outros.

Como é feito o teste do Albert Einstein?

O teste de QI do Albert Einstein consiste em encontrar e separar e ligar as frases e relaciona-las com as referências.

Apesar de que o próprio Albert Einstein não concordava com a definição de QI por se só, alegando que o mesmo não era suficiente para medir a inteligência de uma pessoa.

Atualmente também se sabe que existem cerca de 9 tipos de inteligências, tornando mais difícil e complexo o conceito de inteligência.

Algumas considerações

O QI é um método seguro para determinar a inteligência de uma pessoa?

Embora ele seja um importante indicador, podendo ser usado em alguns cenários, contudo ele não é um fator decisivo para determinar se uma pessoa inteligente ou não.

Primeiro que atualmente considera-se que todas as pessoas são inteligentes, com capacidade para desenvolver de maneira diferente, isto é importante e é nesse ponto que a educação trabalha atualmente.

Se uma pessoa não consegue aprender ou desenvolver bem alguma área, não significa que ela não seja inteligente, talvez ela apenas esteja em uma área errada ou a abordagem que está sendo utilizada não é adequada para ela.

Desta forma, as escolas elaboram estratégias diferentes para alunos diferentes, buscando desenvolver o aprendizado em cada um de acordo com a sua capacidade e tentando resgatar de cada aluno aquilo que é o fator motivador para o desenvolvimento.

O que é aprendizagem significativa?

Este é o método bastante utilizado atualmente na educação para promover o aprendizado levando-se em consideração aquilo que faz algum sentido para o aluno. Desta forma não adianta tentar ensinar matemática para um aluno que não vê significado nenhum aquilo.

Desta forma ao invés de ensinar a matemática, é preciso buscar algo que seja significativo nesse algo fazer a inclusão da matemática. Uma das técnicas mais comuns usada por educadores atualmente é tentar resgatar do aluno conhecimentos prévios e interesses que essas tenho e assim adaptar o ensino dentro daquela realidade.

Mas na prática existem pessoas mais inteligente do que outros?

Sim. De fato, existem pessoas mais inteligentes, isto pode ser observado em diversas áreas. Há, contudo, algumas controvérsias também sobre as chamadas múltiplas inteligências, e se esse método for adequado então seria possível dizer que uma pessoa é mais inteligente em uma dessas múltiplas inteligências, mas talvez não em todas. Isso explica a ideia de que todos tem inteligência, talvez em áreas diferentes e com níveis ou intensidades variadas.

Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos


 
Veja também: