Adverbio de intensidade e interrogativo

O que é e quais os tipos de Advérbios, bem como a sua classificação na língua portuguesa. Veja os vários exemplos para você aprender como usar este recurso na gramática do português.

» Página Inicial

Saber mais sobre o nosso português é muito importante, isto porque nos ajuda a escrever uma redação, realizar concursos, nos pronunciar melhor, enfim, o português é uma língua que está presente em nosso cotidiano e precisamos buscar formas de dominá-la.

E a melhor maneira de fazer isso é buscando informação, aprender os conceitos básicos dentro dessa matéria e quando possível realizar exercícios de fixação do conteúdo. Pois somente dessa forma é que poderemos de fato aprender mais sobre o português e consequentemente a gramática que o acompanha.

advérbio de intensidade e interrogativo

Para muitos, o português é difícil devido a gramática. Isso mesmo, quantas pessoas que você conhece e realmente sabem as regras gramaticais? Certamente são pouquíssimas pessoas, isto porque o português é uma linguagem complexa e merece muita atenção quando for estudada.

Apesar disso, não é tão difícil quando se aprende de verdade. Basta começar a aplicar seus conhecimentos no dia a dia para não esquecer o que aprendeu.

Enfim, aqui neste post iremos falar sobre um dos conceitos de português que caem muito em vestibulares, concursos e demais provas importantes, iremos conversar a respeito dos advérbios.

Nem todo mundo sabe o que e desconhece suas classificações. Mas, calma. Aqui você vai aprender tudo o que precisa saber sobre esse tipo de conceito, confira.

Significado de adverbio

Os advérbios são conceitos que utilizamos diariamente e nem notamos. Eles estão presentes em nossas redações, textos que lemos na internet, em nossas falas, enfim, em todos os lugares. Porém, como poucos sabem definir o que é um adverbio, são poucos que conseguem identifica-lo em nosso dia a dia.

Só que isso irá mudar a partir de agora, você que está lendo irá aprender a definição de adverbio agora:

- Adverbio: o termo em uma frase ou fala tem a função de modificar ou alterar o sentido de um verbo, adjetivo ou outro adverbio.

Compreendeu? Se caso ainda não tenha entendido muito bem o conceito de adverbio, veja abaixo alguns exemplos que irão te ajudar a clarear melhor a compreensão:

  1. O aluno veio cedo para a aula ontem.
  2. A viagem foi muito boa nesse final de semana.
  3. Talvez eu não te encontre no cinema.
  4. Não vou sair à noite, estou a fim de ficar em casa.
  5. O menino jogou a bola dentro da casa do seu vizinho.

Os termos destacados na frase todos indicam a presença de advérbios. Esses advérbios acabam modificam as palavras que eles acompanham, podendo dar um sentido diferente a frase. No próximo tópico serão listados os principais tipos de advérbios que existem, além de exemplos.

Tipos de Advérbios – Classificação

O objetivo do uso de um adverbio é o de levar uma ideia acessória a frase ou expressar uma determinada circunstância, de acordo com a palavra que o termo esteja acompanhando. Para definir temos algumas classificações de advérbios, conheça-as e veja seus exemplos:

Porém, neste artigo iremos focar um pouco mais sobre os advérbios de intensidade e interrogação ou dúvida.

Adverbio de dúvida/interrogativo e intensidade

Nos advérbios de dúvida ou interrogativo, encontramos uma dúvida explicita ou implícita dentro da frase, utilizando termos que nos induzem a tal pensamento. Normalmente utilizamos os seguintes termos:

Exemplo: “Como foi a aula?”; “Perguntei como foi a aula.”

Enquanto que os advérbios de intensidade indicam a quantidade em que aquela ideia ou situação acontece. Os mais comuns são: muito, bastante, pouco, muito pouco, demais, nada, tudo, etc,


 
Veja também: