Adverbio de intensidade e interrogativo
O que é e quais os tipos de Advérbios, bem como a sua classificação na língua portuguesa. Veja os vários exemplos para você aprender como usar este recurso na gramática do português.
Saber mais sobre o nosso português é muito importante, isto porque nos ajuda a escrever uma redação, realizar concursos, nos pronunciar melhor, enfim, o português é uma língua que está presente em nosso cotidiano e precisamos buscar formas de dominá-la.
E a melhor maneira de fazer isso é buscando informação, aprender os conceitos básicos dentro dessa matéria e quando possível realizar exercícios de fixação do conteúdo. Pois somente dessa forma é que poderemos de fato aprender mais sobre o português e consequentemente a gramática que o acompanha.
Para muitos, o português é difícil devido a gramática. Isso mesmo, quantas pessoas que você conhece e realmente sabem as regras gramaticais? Certamente são pouquíssimas pessoas, isto porque o português é uma linguagem complexa e merece muita atenção quando for estudada.
Apesar disso, não é tão difícil quando se aprende de verdade. Basta começar a aplicar seus conhecimentos no dia a dia para não esquecer o que aprendeu.
Enfim, aqui neste post iremos falar sobre um dos conceitos de português que caem muito em vestibulares, concursos e demais provas importantes, iremos conversar a respeito dos advérbios.
Nem todo mundo sabe o que e desconhece suas classificações. Mas, calma. Aqui você vai aprender tudo o que precisa saber sobre esse tipo de conceito, confira.
Significado de adverbio
Os advérbios são conceitos que utilizamos diariamente e nem notamos. Eles estão presentes em nossas redações, textos que lemos na internet, em nossas falas, enfim, em todos os lugares. Porém, como poucos sabem definir o que é um adverbio, são poucos que conseguem identifica-lo em nosso dia a dia.
Só que isso irá mudar a partir de agora, você que está lendo irá aprender a definição de adverbio agora:
- Adverbio: o termo em uma frase ou fala tem a função de modificar ou alterar o sentido de um verbo, adjetivo ou outro adverbio.
Compreendeu? Se caso ainda não tenha entendido muito bem o conceito de adverbio, veja abaixo alguns exemplos que irão te ajudar a clarear melhor a compreensão:
- O aluno veio cedo para a aula ontem.
- A viagem foi muito boa nesse final de semana.
- Talvez eu não te encontre no cinema.
- Não vou sair à noite, estou a fim de ficar em casa.
- O menino jogou a bola dentro da casa do seu vizinho.
Os termos destacados na frase todos indicam a presença de advérbios. Esses advérbios acabam modificam as palavras que eles acompanham, podendo dar um sentido diferente a frase. No próximo tópico serão listados os principais tipos de advérbios que existem, além de exemplos.
Tipos de Advérbios – Classificação
O objetivo do uso de um adverbio é o de levar uma ideia acessória a frase ou expressar uma determinada circunstância, de acordo com a palavra que o termo esteja acompanhando. Para definir temos algumas classificações de advérbios, conheça-as e veja seus exemplos:
- Lugar – abaixo, acima, adentro, adiante, afora, aí, além, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar), ali, aqui, aquém, atrás, cá, dentro, embaixo, externamente, lá, longe, perto.
- Tempo – afinal, agora, amanhã, amiúde (da expressão a miúdo – repetidas vezes, frequentemente), antes, ontem, breve, cedo, constantemente, depois, enfim, entrementes (enquanto isso), hoje, imediatamente, jamais, nunca, sempre, outrora, primeiramente, tarde, provisoriamente, sucessivamente, já.
- Modo – Assim, bem, mal, acinte (de propósito, deliberadamente), adrede (de caso pensado, de propósito, para esse fim), debalde (inutilmente), depressa, devagar, melhor, pior, bondosamente, generosamente, cuidadosamente e muitos outros terminados em mente.
- Intensidade – assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto, pouco.
- Dúvida – acaso, casualmente, porventura, possivelmente, provavelmente, talvez, quiçá, será
- Afirmação – sim, certamente, realmente, efetivamente, etc.
- Negação – não, nunca, jamais, etc.
Porém, neste artigo iremos focar um pouco mais sobre os advérbios de intensidade e interrogação ou dúvida.
Adverbio de dúvida/interrogativo e intensidade
Nos advérbios de dúvida ou interrogativo, encontramos uma dúvida explicita ou implícita dentro da frase, utilizando termos que nos induzem a tal pensamento. Normalmente utilizamos os seguintes termos:
- Onde?
- Aonde?
- Donde?
- Quando?
- Como?
- Por que?
Exemplo: “Como foi a aula?”; “Perguntei como foi a aula.”
Enquanto que os advérbios de intensidade indicam a quantidade em que aquela ideia ou situação acontece. Os mais comuns são: muito, bastante, pouco, muito pouco, demais, nada, tudo, etc,
- Colégio Cotil e Cotuca da Unicamp. Onde fica e formas de ingresso
- Como usar a pontuação: ponto e vírgula, reticências e aspas
- Curso grátis de português e inglês online
- Curso Superior de Arquitetura e Urbanismo. Profissão e área de atuação
- Curso Superior de Terapia Ocupacional. Faculdades que oferecem
- Diferença entre ml, mg e grama em medidas de produtos e objetos
- Energia humana, muscular e interna
- Ensino Supletivo, a Educação para Jovens e Adultos
- Escola estadual. Vantagens e desvantagens
- Histórico, tipos, importância da história e mais
- Idade contemporânea. Principais acontecimentos e personalidades
- O que é o poder executivo? Função e características no Brasil
- Problemas causados pelo lixo na água, solo e saúde
- PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
- PV - Partido Verde
- Quais as funções dos governadores e deputados estaduais
- Substantivos simples, compostos, concretos, coletivos, entre outros
- Supletivo em Florianópolis, Criciúma e Itajaí. Educação de Jovens e Adultos
- Supletivo em Macaé, Cabo Frio e Itaboraí. EJA de fundamental e médio
- Tipos de Agriculturas e Sistemas Produtivos