Faculdade de Engenharia Eletrotécnica com um filme sobre o curso

Conheça o Curso Superior de Engenharia Eletrotécnica e veja um belo filme produzido pelo Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros de Portugal. [25|ENGENHARIA (GRUPO II) - ENGENHARIA ELETROTÉCNICA]

» Página Inicial

O profissional formado em Engenharia Elétrica pode escolher dois campos de atuação: a engenharia eletrônica, na qual planeja supervisiona e executa projetos relacionados à potência de energia, e a engenharia eletrotécnica, campo mais amplo que engloba distribuição de energia para empresas, casas, comércio e instituições, construção e instalação de subestações de energia e usinas hidrelétricas e termoelétricas, além de realizar a manutenção preventiva e corretiva.

A área da engenharia elétrica existe basicamente desde que a energia foi criada, embora seu estudo não tivesse esse nome antigamente. A especialização do profissional é muito importante para o desenvolvimento e manutenção de praticamente tudo o que utilizamos no nosso dia a dia. O homem depende cada vez mais da energia elétrica para realizar suas tarefas diárias e o profissional da eletricidade existe para que sua utilização seja possível de forma segura.

Veja um vídeo com um filme do Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros de Portugal (Muito bom, por sinal):

O que se estuda?

Nos primeiros semestres, as disciplinas são gerais para todas as engenharias: matemática, física, química e computação. A partir do terceiro ano entram disciplinas mais específicas, como:

Mercado de trabalho

O engenheiro eletricista especializado em eletrotécnica pode trabalhar com criação e execução de projetos, construção de usinas, estações e subestações e outras redes de geração de energia e manutenção de redes de alta-tensão. Há oportunidades tanto no setor público, como no setor privado, em empresas geradoras de energia elétrica, empresas de telecomunicação, indústrias e instituições científicas, por exemplo.

Já o engenheiro eletricista que decidir seguir carreira em eletrônica atuará em desenvolvimento de circuitos eletrônicos, além de poder ingressar na área de desenvolvimento de hardware e programação. Há também oportunidades em ambos os setores, privado e público.

A engenharia elétrica é uma das profissões mais bem pagas do Brasil, com salário inicial chegando a R$ 4 mil. Apesar de formar mais de 35 mil profissionais por ano, a área ainda sofre uma escassez de mão de obra, por isso, vale a pena investir.

Regulamentação da atividade

A profissão de Engenharia Aeroespacial é regulamentada pelo Decreto nº 23.569/1933. Para isso é necessário ser diplomado em engenharia.

Quais instituições oferecem o curso de Engenharia Eletrotécnica

Veja abaixo algumas opções de cursos de Engenharia Eletrônica de acordo com cos dados do relatório do MEC. CPC-2012


Veja também: