Como usar iniciais maiúsculas e minúsculas?

Quando devo usar letras iniciais maiúsculas e minúsculas? O que empregar em casos de nomes de lugares reais e fictícios, em nomes de meses e de dias da semana, formas de tratamento de cortesias, palavras sagradas e outros.

» Página Inicial

A nossa língua portuguesa é um idioma que apesar de belo, possui muitas particularidades, e para não haver nenhum “tropeço”, é preciso estudar e conhecer. Ela é derivada do latim, e todas as línguas derivadas desse idioma (como espanhol, francês e italiano) também possuem muitos detalhes e variações verbais, diferentes do inglês, por exemplo.

Por esse motivo, quando vamos escrever, é normal que surjam dúvidas. Uma questão comum é quando usar as iniciais maiúsculas e as minúsculas, e às vezes até pessoas bem experientes e com bastante conhecimento do português ficam com insegurança de como utilizar de modo correto.

Assim sendo, falaremos sobre as suas utilizações segundo o Novo Acordo Ortográfico, de 2009, que unificou a escrita do Brasil e dos outros países de língua portuguesa (Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Cabo verde e Guiné Bissau). A seguir, daremos algumas dicas para que você nunca cometa esse erro:

maiúsculas e minusculas

Maiúsculas:

Minúsculas:

Situações em que podem ser usadas tanto letras maiúsculas quanto minúsculas:

Ainda é importante dizemos que conforme o Novo Acordo Ortográfico, a letra maiúscula pode ser utilizada para destacar às sentenças que quisermos, assim como acontece em títulos de novelas, de filmes, livros, etc.


 
Veja também: