Recursos naturais renováveis, não renováveis e exploração indevida

Perguntas e respostas sobre recursos naturais. Quais as consequências da exploração indevida deles? O que são os renováveis, não renováveis e limitados?

» Página Inicial

O que são recursos naturais?

Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis aos homens para o desenvolvimento, conforto, sobrevivência . São tudo aquilo que é necessário para nós e se encontra na natureza. Sem a necessidade de ser produzido pelo homem. Eles podem ser renováveis e não renováveis e limitados.

O que são os renováveis?

Os recursos naturais renováveis são aqueles que podem ser renovados após o seu uso pelo homem. São exemplos: água, florestas, solo. São recursos que se o homem souber usar com cautela e responsabilidade nunca se esgotarão.

Mas é importante observar que todo recurso renovável tem o seu ciclo de renovação ou o tempo e condições necessárias para que isso ocorra. Por exemplo: Se derrubarmos a floresta amazônica inteira, ela levará quanto tempo para se renovar?

O mesmo acontece com a água que tem um ciclo e caso o consumo e o tratamento que dermos a ela for desproporcional ao seu ciclo de renovação, haverá sérios prejuízos.

árvores floresta

O que são os não renováveis?

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que não podem ser renovados após o seu uso. São exemplos: alumínio, petróleo, ouro, ferro, níquel, estanho e muitos outros. Isso significa que quanto mais o homem extrai esses elementos da natureza mais as reservas diminuem. Por isso é muito importante a extração e utilização correta e consciente desses recursos sempre pensando no futuro.

Refinaria de Petróleo

Os recursos não-renováveis, como o petróleo, são exemplos que o mundo enfrenta. Existem nações que são muito dependentes do petróleo como principal produto de exportação e este recurso está acabando ou tem uma vida útil bem curta. Me parece que é o caso dos Emirados Árabes Unidos, onde as reservas de petróleo já tem data para chagar ao fim.

Não é a toa que eles tem investidos enormemente em infraestrutura para turismo e outras finalidades, transformando cidades que antes eram comuns e algo inimaginável, como é o caso de Dubai.

Quais são os limitados?

Os recursos naturais limitados são todos os recursos naturais renováveis e não renováveis limitados pelo consumo do homem. Por exemplo : a água é um recurso natural renovável pois, tem grande circulação no planeta, porém é limitado pois, ela sendo utilizada de forma indevida e desregrada pode chegar a escassez.

água mar

A água é o recurso natural mais importante da terra?

Sim. A água é o recurso natural mais importante para a sobrevivência do homem, dos animais e das plantas. A água não é só utilizada dentro das nossas casas para lavar louça, tomar banho, lavar roupa. A água é usada para a criação de rebanhos , animais para abate, plantações, fabricação de muitos produtos úteis ao ser humano como tecidos , papéis, cosméticos etc...

O homem pode produzi-lo?

Não. Infelizmente o homem não é capaz de produzir. Hoje sabemos que o homem consome mais recursos naturais do que a terra é capaz de produzir. Devido a exploração dos recursos naturais o homem pode viver com cada vez mais conforto, porém o amanha está ameaçado. Precisa- se ter um consciência de que eles não são fontes inesgotáveis. Uma hora eles vão acabar.

Quais as consequências da exploração indevida deles?

A sua exploração indevida são visíveis aos nossos olhos. Prestando atenção podemos ver florestas desaparecendo, rios poluídos com esgotos agrotóxicos e lixo industrial, degradação e pesca predatória que ameaçam quase 90% das espécies de peixes no mundo, sem contar as emissões de CO2 que cresceram em ritmo geométrico nas últimas décadas, provocando o aumento da temperatura na terra.


 
Veja também: