Presidencialismo, sistema presidencialista e presidentes do Brasil

Perguntas e respostas sobre o sistema presidencialismo: Quando surgiu, como funciona esse sistema no Brasil e desde quando o Brasil é considerado presidencialista? Quais foram os presidentes do Brasil, qual o partido mais eleito na história do país, qual o presidente eleito com mais votos, entre outras perguntas.

» Página Inicial


Presidencialismo é um sistema governante onde quem tem o poder é o presidente da republica e existem 3 cargos com poderes diferentes eles são: legislativo, judiciário e executivo. quem determina quem vai ocupar cada cargo é o presidente da republica.

No Brasil, ele funciona como a uma união de poderes que une os poderes judiciário, legislativo e o executivo que conserva a presidência em total governança garantindo o equilíbrio e a estabilidade do método conhecido como coalizão.

Este sistema é adotado por aqui desde a proclamação republica, este fato foi em 1889 desde esta data o Brasil tornou-se um pais presidencialista.

Brasil bandeira

Como é eleito o presidente chefe do presidencialismo?

Cada candidato a presidência tem que ser obrigatória mente de um partido politico entre os vários, para ser escolhido como presidente é feita uma votação eleitoral onde ganha o mas votado e ele assume á presidência e fica 4 anos no poder podendo se reeleger por mais uma vez.

Quais as diferenças de sistema parlamentista e presidencialista?

O parla mentista tem vantagens sobre o sistema presidencialista. É um sistema em que o chefe de governo não é eleito pelo povo, não pode exercer seus poderes livremente o motivo é a falta da legitimidade democrática, o que significa que este torna-se único para poder demitir o governo e ouvir os dois lados a do presidencialismo e do povo. As vantagens parla mentistas e a rápida flexibilidade em tomar atitudes que pode solucionar com voto de censura e derrubar o governo.

Qual a diferença presidencialista em comparação aos Estados Unidos?

O Brasil tem os três poderes unidos assim as leis valem para todos os estados do pais. Já nos Estados Unidos os três poderes tem uma independência, devido a este ocorrido lá em cada estado as leis são diferentes em um estado pode se usar arma em casa, em outro estado pode se dirigir bêbado desde que não cause nenhum acidente ou seja de uma forma cada estado dos Estados Unidos tem um jeito diferente de obter resultados para o local.

Onde e quando surgiu o presidencialismo?

Foi nos Estados Unidos no ano de 1976, que afastou o plano de governo ingleses das nações americanas que surgiriam este sistema deu tanto certo que foi copiado para alguns países do mundo todo incluindo o Brasil.,

Quais foram os presidentes do Brasil?

O Brasil já teve um total de 37 presidentes, sendo que boa parte foram eleitos diretamente, alguns indiretamente, e duas juntas governamentais, formadas por 3 pessoas.

Quais foram as formas de governo implementadas por eles?

O Brasil já passou por períodos republicanos e ditatoriais desde a proclamação da república. De 1889 a 1930, na primeira república, o regime republicano presidencialista foi implantado. De 1930 a 1946 foi a era Vargas, em que uma ditadura estava vigente. Após 1946 até o ano 1964 o brasil foi uma república presidencialista, sendo que de 1961 a 1963 o país foi uma república parlamentarista. De 1964 a 1985 o Brasil estava sob regime de uma ditadura militar, e do fim dela até o dia presente vivemos uma república presidencialista.

Qual o partido mais eleito na história do país?

O partido político mais eleito na história do país é o PSD (Partido Social Democrático), tendo como representantes: Eurico Gaspar Dutra, Carlos Luz, Nereu Ramos, Juscelino Kubitschek e Ranieri Mazzilli.

Qual o presidente eleito com mais votos?

Luiz Inácio Lula da Silva foi o presidente mais votado na história do país e o segundo mais votado no mundo. Com um total de 52,7 milhões de votos (61,3% dos votos válidos), Lula foi o primeiro presidente considerado de esquerda a assumir o país. Ronald Regan é o único presidente afrente de Lula na contagem dos votos, totalizando 54 milhões de eleitores.

Fernando Collor e Dilma Rousseff foram os únicos presidentes a sofrer impeachment na história do país

Quais presidentes já foram depostos do cargo ou eleitos indiretamente?

De 1894 até 1930 o país foi governado por Presidentes de diversos partidos eleitos diretamente, seguindo a sucessão de Deodoro da Fonseca para Floriano Peixoto. O último a governar por esse período foi Washington Luís, já que Júlio Prestes não pode assumir o cargo devido ao golpe de estado imposto por Getúlio Vargas. A Era Vargas durou 15 anos sob seu comando, até que se institui a segunda república brasileira, que teve os governos de Carlos Luz, Nereu Ramos e Ranieri Mazzilli. A era terminou em 1964, com a implantação da ditadura militar, em que todos os presidentes foram eleitos indiretamente. Após o fim da ditadura, em 1985, se instituiu a nova república Em que Tancredo Neves e José Sarney foram eleitos indiretamente, mas Tancredo não chegou a tomar posse. Fernando Collor, também neste período, foi deposto.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade