Colégio interno e integral. Conceito, perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre colegio interno e integral. Como funcionam os quartos e suítes? Quais são os eventos de cotidiano que são realizados? Qual o objetivo que são cumpridos em um colégio integral?

» Página Inicial

Como é morar em um colégio interno?

Um colégio interno onde os estudantes podem morar não é apenas um colégio com um residencial, pois possui quartos femininos e masculinos, tem pequenos mercados, panificadoras, campos, igrejas. Um colégio interno é um ambiente bastante acolhedor, como se fosse uma mini cidade só de jovens.

Esse modelo de escola já foi muito comum no passado, especialmente na Europa e talvez nos Estados Unidos ainda seja. No Brasil ele não é tão comum, já que aqui adota-se mais o estilo de escola de ensino em tempo parcial e próximo da família.

Colégio Interno e Integral

Como funcionam os quartos e suítes?

Não existem apenas um único tipo de quarto, existem também as suítes e suítes Masters, os quartos possuem 4 camas, numerações e cada residente tem sua chave. As suítes todas possuem banheiro, cozinha e são maiores que os quartos.

Como é o restaurante de um colégio interno?

O estudante poderá fazer 3 refeições ao dia, é proibido carne, o restaurante trabalha com comidas naturais que variam bastante, a ideia é deixar os estudantes saudáveis em vez de comer um monte de guloseimas.

Quais são os eventos de cotidiano que são realizados?

Os colégios internos realizam uma série de eventos surpresa, onde todos devem estar atentos para poder participar. Os eventos são aniversários surpresa, eventos noturnos, festas, shows, serenatas, festa de calouros entre outros.

Quais os conceitos de um colégio integral?

Para um colégio integral a educação deve ser em todas as dimensões, sendo assim a educação integral deve ser aplicada em todos os conceitos, como forma de pensar, agir, dia-a-dia. O colégio integral cria espaços para todo o tipo de aprendizagem e não apenas escolar.

O modelo de ensino integral vem ganhando força no país e ao que tudo indica é possível que no futuro tenhamos todas as escolas operando através deste modelo.

Na verdade ele é uma resposta aos enormes desafios que as famílias tem atualmente com a necessidade de pai e mão trabalhar em tempo integral e não ter onde deixar os filhos ou pior ainda não saber o que os filhos fazem fora do meio período da escola.

Desta forma a escola em tempo integral não só ajudaria os pais quando aos cuidados dos filhos, bem como ocuparia o tempo com atividades que complementaria o currículo escolar.

Qual o objetivo que são cumpridos em um colégio integral?

As ideias são de diálogos, para criar uma população mais dialogável, propostas para os territórios nacionais tenham mais ideias integrais, investindo sempre em ações educadoras, ao contrario de um colégio normal o colégio integral ensina desde cedo que não se pode roubar, enganar nem fazer outras coisas erradas assim o aprendiz cresce sabendo que essa ideia é errada.

O que é o programa escola viva?

É uma proposta do governo para a criação de escolas integral, tem como ideia melhorar o índice de ensino brasileiro, porém a ideia é contestada pois os alunos irão precisar ficar mais tempo nas escolas, e existem alguns que já trabalham ou fazem algum tipo de curso fora do colégio.


 
Veja também: