Ilhas fluviais e oceânicas do Brasil

Veja as informações das principais ilhas do Brasil, como Fernando de Noronha, Ilha do Marajó, Ilha do Bananal e outras ilhas fluviais e oceânicas no Brasil.

» Página Inicial

O Brasil é um país que abriga uma rica situação hidrográfica formada por rios, lagos, mares entre outros recursos muito úteis e importantes para o desenvolvimento socioeconômico do país, mas além de riquezas hidrográficas o Brasil possui também grande área terrestre sendo o maior país em extensão da América do Sul, e assim como a hidrografia as áreas terrestres também são um referencial econômico e social para o Brasil. Entre as áreas terrestres brasileiras que se dividem por todo o país, estão as ilhas que se encontram em dois tipos fluviais e oceânicas, em que no Brasil se encontram algumas das maiores ilhas do planeta. Conheça mais sobre quais as ilhas fluviais e oceânicas pertencentes ao território brasileiro.

Ilhas Fluviais

É alto o número de ilhas fluviais que se encontram no Brasil estando entre elas as ilhas Gurupá, Caviana e Mexicana situadas no rio Amazonas, além da Ilha Marajó e da ilha do Bananal, está ultima localizado no Tocantins. A ilha Marajó e Bananal são destaques entre as ilhas fluviais brasileiras por estarem entre as maiores ilhas do planeta.

Como são formadas as ilhas fluviais?

Areia ou outro sedimento pode ser construído em uma parte do rio por correntes quando o nível do rio é alto. Durante a estação seca, estes podem ser expostos acima da superfície. A erosão do leito do rio ou da margem do rio pode reduzir o nível da água, expondo uma rocha ou massa de terra próxima à superfície.

Marajó

Está entre as maiores ilhas do mundo com 50,000 km², localizada no estado Pará no rio Amazonas a ilha Marajó se ocupa de florestas, palmeiras, açaí. Bacaba e tucumã, e a economia da ilha se move por meio da criação de búfalos, pesca e pela extração da madeira e da borracha.

Bananal

A ilha do Bananal com seus 20,000 km² de área total também encontra-se entre as maiores ilhas fluviais do mundo, está localizada no estado de Tocantis em que sua extensão territorial ao norte mantem o Parque Nacional do Araguaia e pelo sul possui duas reservas indígenas, sendo a Carajás e a Javaés. A vegetação encontrada é de orquídeas, maçaranduba e piaçava e, a fauna se compõe de onça-pintada, uirapuru, garça-azul e tartaruga-da-amazônia.

Ilhas Oceânicas

O Brasil abriga grande porção de ilhas oceânicas em que muitas encontram-se em maior distância do litoral e muitas emergem, como por exemplo, o arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas Trindade e Martim Vaz, o rochedo de São pedro e São paulo, o atol das Rocas e o arquipélago de Abrolhos, entre as ilhas que se encontram próximas ao litoral estão a ilha Itamaracá, ilha Grande, ilha Sebastião e a ilha Santa Catarina.

Fernando de Noronha

Localizada a 360 km do litoral do Rio Grande do Norte, Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas somando 26 km² e abrigando 3,012 habitantes. Diferentemente dos anos de 1942 a 1987 quando Fernando de Noronha era de propriedade das forças armadas, atualmente é um arquipélago de grande interesse turístico.

Trindade e Martim Vaz

Com 1,100 km de distância do litoral do Espirito Santo a ilha de Trindade e Martim Vaz possui 8,2 km², seu destaque é dado pela não formação de massas de ar que proporciona as observações meteorológicas, tanto para a Marinha como para as estações meteorológicas.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_oce%C3%A2nicas_do_Brasil

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_fluviais_do_Brasil

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: