Tipos de vias: locais, coletora, arterial e trânsito rápido.
As estradas, ruas e rodovias no Brasil são classificadas em vários níveis de vias. Conheça as vias locais, coletora, arterial e trânsito rápido
As vias se diferenciam uma das outras por questões de segurança no trânsito, algumas vias, por exemplo, permitem maior velocidade que outras, há vias em que são utilizadas como acesso à residência e que portanto não possuem uma grande movimentação de veículos e outras que e contrapartida a movimentação é mais alta, e por isso é que se resolveu classificar cada uma destas vias para que então tivessem um maior controle, tanto os condutores como os fiscalizadores e órgãos responsáveis pelo transito.
Tipos de vias
O Código de Trânsito Brasileiro – CTB, classifica as vias em urbanas e rurais e essas por sua vez tem subclassificações, como pode ser visto abaixo:
Vias urbanas
A via urbana é conceituada como “ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.” E se dividiram em quatro tipos de qualificações: vias de trânsito rápido, vias arteriais, vias coletoras e as vias locais.
Vias de trânsito rápido - (limite de 80 kmh);
Segundo o CTB é “aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de PEDESTRES em nível”. Uma grande característica das vias de trânsito rápido é que elas não possuem semáforos, cruzamento ou retornos.
Vias arteriais - (limite de 60 kmh);
Segundo o CTB é “aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade”. Elas se caracterizam por fazer a ligação de um bairro á outro, por exemplo, em uma cidade.
Vias coletoras - (limite de 40 kmh);
Segundo o CTB é “aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade”. Elas estão caracterizadas por facilitar movimentação de uma região a outra em uma cidade por estarem ligadas as vias arteriais e de trânsito rápido.
Vias locais (limite de 30 kmh).
Segundo o CTB é “aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas”. Estas têm como característica não possuir nenhum tipo de ligação, sendo usadas apenas por veículos restritos ou com algum interesse, as ruas de um condomínio fechado, por exemplo.
Vias rurais
As vias rurais são assim designadas por seu traçado ocorrer fora do ambiente urbano e portanto rural. Mesmo as grandes rodovias de enorme fluxo de veículos, são designadas de vias rurais. Assim como as vias urbanas recebem suas classificações, o mesmo ocorre com as vias rurais e elas podem ser classificadas em rodovias e estradas.
Rodovias
Rodovias são as vias rurais que tem pavimentação, independentemente da qualidade desta pavimentação, da quantidade de faixas e outras características comuns nas rodovias. Neste tipo de via o limite de velocidade pode variar da seguinte forma:
Rodovias de pista dupla:
- 110 km por hora para carros para automóveis, camionetas e motocicletas;
- 90 km por hora para os demais veículos;
Rodovias de pista simples:
- 100 km por hora para carros para automóveis, camionetas e motocicletas;
- 90 km por hora para os demais veículos;
Vale lembrar apenas que isto se aplica quando não houver sinalização regulamentadora para a rodovia ou o trecho, pois em função de inúmeras razões os limites de velocidades nas estradas são alterados em certos trechos, normalmente para menos, mas há casos em que pode ser para mais, como é o caso das rodovias bandeirantes e imigrantes no estado de São Paulo, onde a velocidade máxima é de 120 km.
Estradas
Estradas são as vias rurais sem pavimentação, também conhecidas como estradas de terra. Elas são tão comuns e importantes quanto as próprias rodovias e nelas o limite de velocidade é de 60 km por hora.
Outras classificações e identificação
O sistema de trânsito é bastante complexo e existem ainda outras classificações que se aplicam as estradas e rodovias que podem ser vistos na relação abaixo. Essas classificações são mais no sentido de identificação da via quanto a sua característica e o seu traçado geográfico, mas elas são importantes para efeito de compreensão de como as rodovias são projetadas no país.
- Longitudinais: São vias cujo traçado é no sentido norte-sul. Creio que a maioria das grandes rodovias brasileiras atendem a este critério, como a BR-101, BR-116 e outras que ligam o país de norte (nordeste) ao sul do país.
- Transversais: São vias cujo traçado é no sentido leste-oeste. Como explicado anteriormente, a geografia das cidades brasileiras favorecem mais o sentido norte-sul ou longitudinais, mas há inúmeras rodovias no sentido leste-oeste ou transversais e acredito que os bons exemplos são a rodovia Transamazônica, a BR-262 que liga Belo Horizonte ao Triângulo Mineiro e outras.
- Diagonais: São vias cujo traçado é no no sentido noroeste-sudeste e nordeste-sudoeste. Este tipo de via está entre as longitudinais e as transversais, portanto são chamadas de diagonais, cujo sentido pode ser noroeste-sudeste ou nordeste-sudoeste. Há muitos exemplos como a rodovia Washington Luiz no interior de São Paulo e a famosa BR-369 que liga Minas, passando por São Paulo ao Paraná.
- Radiais: São as rodovias que partem de Brasília/DF e a ligam ao resto do país. Como exemplos temos a BR-040 que liga a capital a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro ou a BR-060 que liga Brasília a Campo Grande no Mato Grosso do Sul.
Sustentabilidade, transito e mobilidade urbana.
Ainda falando sobre vias de transito e a arte de ir e vir, há que se falar das vias de ciclistas, pedestres e da moda dos patinetes alugados.
Em uma crescente onda de sustentabilidade ecológica e integração meio ambiente e vida moderna surgem com força as vias para andar de bicicleta e a pé; dependendo da disposição do viajante é possível aliar: mobilidade, saúde e meio ambiente sustentável, e isto através de uma boa caminhada ou com uma bicicleta. Uma opção bem interessante, não é mesmo?
Para aqueles não adeptos a exercícios, mas que gostam de novas formas de transporte surgiu a pouquíssimo tempo o aluguel de patinetes através de aplicativos pela internet para atender a trajetos curtos.
Acidentes, prevenção e orientação.
Cada via dispõe de cuidados próprios para a manutenção da segurança e do fluxo de movimentação:
Nas vias de transito rápido: Normalmente projetadas para veículos somente, é necessário que haja cuidado e prudencia com velocidades, ultrapassagens e respeito as normas de transito vigentes.
Nas vias de transito rápido: Estas fazem ligação entre bairros e já contam com a incidência de pedestres, e portanto o cuidado deve ser redobrado para evitar acidentes.
Nas vias coletoras e locais: Estas podem estar presentes em bairros residenciais e necessitam de um cuidado especial, já que em alguns casos, embora desaconselhado possam haver crianças e animais brincando na rua, o que potencializa e muito o risco de acidentes.
Cada tipo de via possui suas características e funções especificas e é devido também á elas, que há uma maior organização no trânsito.Você concorda que as vias que possuímos influenciam mesmo na boa organização do trânsito?
Fontes úteis: fonte 1, fonte 2, fonte 3, fonte 4, fonte 5, fonte 6
Por Redação, Maria Luisa Marques Vasconcelos e Samara Gisch Ferreira
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