A democracia do conhecimento nas novas formas de ensino
TIC - Tecnologia de Informação e Comunicação como forma de democratizar o conhecimento em escolas junto a alunos e professores de todo o Brasil.
Diariamente recebemos novas informações sobre diversos assuntos referentes a tecnologia, seja informando sobre um programa novo ou as vezes novas ferramentas de programas, essas atualizações constante a cada dia das ferramentas disponíveis para a realização de inúmeras atividades são denominadas por TIC - Tecnologia de Informação e Comunicação, a TIC veio com grande força na sociedade moderna, ocupando um importante espaço na população mundial. As facilidades e comodidades que são possíveis com as tecnologias de informação e comunicação, tornaram possível muitas novas atividades e produção serem desenvolvidas, entre essas inovações as TIC proporcionou novas formas de ensino, por exemplo, a de que aluno e professor não necessitam de dialogarem dentro de uma sala de aula para a realização de cursos, por exemplo, sendo possível um ensino de qualidade por meio de computadores com o auxilio da internet, entre outros meios possíveis que vem facilitando muito o ensino de parte da população.
No entanto, beneficiar apenas parte da população vem resultando em problemas de acessibilidade e inclusão, pois para que as novas formas de ensino geram resultados eficazes é preciso que toda a população possa e desfrute das facilidades proporcionadas pelas TIC. Muitos professores e pesquisadores alegam que deve-se realizar a oferta de aprendizagem tecnológica e digital em que as instituições oportunizem aos alunos desprovidos de aprendizado, possibilitando realizar e participar das novas formas de ensino com as tecnologias de informação e comunicação que vem sendo oferecidas, o denominado ensino a distância.
Somente após a promoção democrática das novas formas de ensino em que as TIC estão proporcionando cada vez em maior escala é que se terá maiores e melhores resultados das TIC que são desenvolvidas, a democratização pode ser realizada, de acordo com professores e pesquisadores, por meio de parcerias com instituições de ensino, disponibilizando o conhecimento/aprendizagem sobre as ferramentas que são necessárias para o acesso as TIC, o que diminuirá a exclusão e, o aumento de utilização das novas formas de ensino será notadamente elevado. Ainda segundo eles outro modo de democratizar o conhecimento das novas formas de ensino é a utilização dos mesmos, por exemplo,a internet, que hoje causa grande impulso de escrita nas pessoas que a utilizam e disso pode ser tirado várias formas de se passar conhecimento para os alunos, incentivando-os a escrever e a expor suas ideias e, proporcionando entendimento sobre determinados assuntos que simultaneamente será letrado e incluído no mundo digital.
É claro que toda nova tecnologia que for criada virá assim como as de hoje seguidas de dificuldades e problemas que as impedem de beneficiar e atender a toda a população e, devido a isto muitas pessoas são excluídas dos meios sociais por não terem a mesma oportunidade que os outros, isso gera grandes transtornos sociais, por isso que é necessário a realização de programas e projetos que democratizem a acessibilidade da população em geral a essas novas formas de ensino, para que o mundo e a população se modernizem simultaneamente.
Educação para a cidadania democrática e a educação em direitos humanos
“Educação para a cidadania democrática” significa educação, treinamento, disseminação, informação, práticas e atividades que visam equipar os alunos com conhecimentos, habilidades e compreensão e moldar suas atitudes e comportamentos, capacitá-los a exercer e defender seus direitos e responsabilidades democráticas. A educação para a cidadania democrática e a educação para os direitos humanos estão intimamente inter-relacionadas e se apoiam mutuamente. Eles diferem em foco e escopo, e não em metas e práticas. A educação para a cidadania democrática enfoca principalmente os direitos e responsabilidades democráticos e a participação ativa, em relação às esferas cívica, política, social, econômica, legal e cultural da sociedade, enquanto a educação em direitos humanos se preocupa com o espectro mais amplo dos direitos humanos e liberdades fundamentais em todos os aspectos da vida das pessoas.
O QUE SE ENTENDE POR EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA?
A educação para a cidadania pode ser definida como educar as crianças, desde a infância, até se tornar cidadãos claros e esclarecidos que participam nas decisões relativas à sociedade. 'Sociedade' é aqui entendida no sentido especial de uma nação com um território circunscrito que é reconhecido como um estado.
Fontes:
https://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/2302/navegar-preciso.html
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
- Advérbios de modo, tempo e lugar em português
- Bullying e cyberbullying. Vítimas, consequências e atitudes
- Classificações dos veículos segundo o Código de Trânsito Brasileiro
- Curso Superior de Geografia - Bacharelado e Licenciatura. Conheça
- Deputado Federal. O que é, qual sua função e eleição
- Educação a distância, vantagens e desvantagens
- Escolas profissionalizantes. Melhores escolas e cursos
- Faculdade e Curso de Engenharia Mecânica. Onde estudar e dicas
- Feriados 2019/2020. Nacionais, estaduais e municipais
- O que são Direitos Humanos e a Declaração Universal
- Ordem alfabética e cronológica e inversa
- Porque Adolf Hitler odiava os judeus, como chegou ao poder e como morreu
- PP - Partido Progressista
- PPS - Partido Popular Socialista
- Racismo no Brasil é crime? Tipos na escola e institucional
- Sílabas tônicas, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Substantivo: Conceito, classificação, definição e tipos
- Tipos de educação: permanente, continuada, especial e inclusiva
- Tipos de ventos e chuva: frontais, orográficas e outros
- Videoaulas de química, física e biologia