Adjetivos verbal, valorativo e primitivo

Saiba o que são os adjetivos verbal, valorativo e primitivo e como eles são aplicados no idioma português. Veja as regras de aplicação e outras informações relacionadas.

» Página Inicial

 

Adjetivo Verbal

Na realidade não existe o termo adjetivo verbal, mas sim podemos evidenciar o “particípio com valor de adjetivo”. Dessa forma um particípio regular e irregular, nesse caso apresentando um duplo particípio, alguns verbos iram fugir do convencionalismo e irão começar a funcionar não mais como um particípio verbal, mas sim passará uma qualidade, ganhando a característica de um adjetivo.

adjetivos verbal, valorativo e primitivo

Dessa forma o adjetivo verbal aparecerá de uma forma específica uma vez que a língua portuguesa permite que certos verbos podem apresentar o particípio regular e irregular. Para ilustra melhor esse conceito, podemos lembrar do verbo anexar quando ele está no seu participo anexo.

A frase “o documento está em anexo” mostra que o verbo anexar mostra uma qualidade ao documento, transformando-se eu um “adjetivo verbal”

Adjetivo Valorativo

Adjetivo valorativo será aquele adjetivo que mostrará uma atribuição de valores, que proverá o substantivo com algum tipo de valoração, ou de alguma determinação de valores (preço, opinião, importância e serventia) a alguma coisa.

Uma regra geral é que os adjetivos com sentido de valoração, ao atribuir determinado juízes de valores, apresentaram de uma forma subjetiva (bom, bonito...) de uma forma que você não conseguirá quantificar essa valoração. Dando uma opinião ao substantivo que eles seguem.

Adjetivo Primitivo

Ao estudar a formação das palavras, descobrimos que elas podem ser formadas de duas formas diferentes. Elas podem surgir por composição ou por derivação. E essa mesma formação de palavras acontece com os adjetivos. Dessa forma podemos classifica-los como simples ou compostos (simples com um radical; compostos - junção de duas ou mais palavras simples) ou eles podem ser simplesmente primitivos ou derivados.

E afinal o que são adjetivos primitivos?

São os adjetivos que possuem apenas um radical, sem receber nenhum afixo (prefixos, sufixos ou infixos) que possa completar a palavrar. Dessa maneira um adjetivo primitivo é definido como aquele que dá origem a outras palavras, sem derivar de nenhuma outra palavra da língua portuguesa, independentemente de ela ser um adjetivo, um verbo ou um substantivo.

Um exemplo de adjetivo seria qualquer cor: “Camisa Branca”, Bermuda amarela”

Assim podemos ver que os adjetivos podem apresentar diferentes usos, principalmente quando relacionado com os substantivos. Nos três casos aqui apresentados, podemos ver diferentes adjetivos e empregos dentro da língua portuguesa. Aguardem que muito mais informações ainda serão passadas. Podem esperar!


 
Veja também: