Diferenças entre estado, condado e província

O que é estado, condado e província? Veja as diferenças entre eles, em quais países do mundo cada um é usado. Definição relativo a política nacional e mundial.

» Página Inicial

As divisões políticas e administrativas diferem de país para país, em alguns o termo estado por exemplo, pode significar coisas um pouco diferentes como acontece com o termo no Brasil e nos EUA. Antigamente o termo província era usado pelos governos para designar as divisões políticas e administraticas e há ainda o termo condado que já foi muito usado na Idade Média e que ainda é usado em alguns paises com funções um pouco diferente.

Estado

Relação dos estados federados do Brasil

O termo estado é inicialmente uma divisão geográfica, política e administrativa em um país. Dependendo do país ele é visto de forma diferenciada. Nos EUA, México e Alemanha, por exemplo, o estado tem constituição e governo próprio, constituindo assim uma espécie de estado soberano.

No Brasil e outros paises o estado é parte de uma federação ou união como é mais conhecido por aqui. A união, termo muito usado na mídia, é na verdade a união dos estados brasileitos que juntos compõe a República Federativa do Brasil. Aqui eles são chamados de estados federados cuja soberania e constituição é da união e não do estado.

Relação de estados do Brasil:

Relação de estados dos Estados Unidos:

Condado

Termo utilizado normalmente durante a Idade Média em que os territórios eram regidos por condes. O condado era concedido pelo rei como prova de nobreza.

Atualmente alguns paises, como EUA, Reino Unido e outros utilizam o termo como designação de uma região administrativa de um estado. Nos EUA os condados possuem uma capital ou sede do Condado. O condado nos EUA pode ser entendido de forma equivalente à Comarca aqui no Brasil.

Província

O termo Província é definido por a parte de um território em que era regido por leis de um representante do governo central

O termo Província é definido por a parte de um território em que era regido por leis de um representante do governo central, assim também considerado pelos romanos. No entanto muitos países se abrigavam de provícias e existiam algumas distinções nas definições de cada um, em que entre os países temos Espanha, Angola, Moçambique, Bélgica, Itália, Portugal, Canadá, Argentina, França e Brasil, saiba como cada um utilizava-se das províncias em suas extensões territoriais.

Espanha

Diferende dos outros a Espanha utilizava de províncias como uma parte das divisões administrativas do país e que não era a mais importante.

Angola, Moçambique, Bélgica, Itália

Já esses países citados acima tinham por provincia uma definição similar ao que os romanos propuseram, em que se consistiam de uma divisão da administração do país que era regida por um representante de confiança do governo geral.

Portugal

Em Portugal as provicias tinha sua definição e utilização totalmente distintas, em que tinha-se por província uma divisão da região nacional em que era regida por um representate escolhito pelos cidadãos habitantes de tal território e as provicias possuiam um governo autonomo, ou seja, não era sujeito a provações ou sativações ao governo geral.

Canadá, Argentina

Estes dois países possuiam provincias com poder autonomo sendo considerados uma parte de um todo da nação, ou seja, uma divisão similar a federativa.

França

Na França e em alguns países se tinha por província o termo que determinava o lugar e estensões territoriais afastados do centro das cidades.

Brasil

Por fim o Brasil, que tinha por provincias todas as capitais do país, determinação essa dada somente no inicio do ano de 1821 e no ano seguinte o Brasil já declarou a indenpendência, porém o termo e a divisão das pronvincias foram mantidos.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prov%C3%ADncia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Condado

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_(subdivis%C3%A3o)


Veja também: