Serra da Mantiqueira, da canastra e da Cantareira

O que é a serra da Mantiqueira e quais os seus pontos mais elevados? O que é a serra da Canastra e quais os seus atrativos, como a nascente do Rio São Francisco.

» Página Inicial

O que é a serra da Mantiqueira?

A serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas localizada na região sudeste do Brasil, nos estados de Minas Gerais (60%), São Paulo (30%) e Rio de Janeiro (10%). A maior parte dela está, portanto, no estado mineiro.

Em termos geológicos, a serra da Mantiqueira encontra-se no planalto Brasileiro e é classificada como uma serra do Leste/Sudeste. Situada próxima à região litorânea, compõe, junto com outras serras e planaltos, como a serra do Espinhaço, o maior conjunto de terras de grandes altitudes do Brasil. O terreno é majoritariamente cristalino, isto é, a serra encontra-se sobre escudos cristalinos, também conhecidos como crátons, que nada mais são do que uma base estrutural, formada na era pré-cambriana, que compõe a estrutura geológica de mais de 35% do país.

Na Mantiqueira há diversos picos que se elevam a mais de 2.500 metros de altitude e é nela também que está a cidade mais alta do Brasil, Campos do Jordão, em São Paulo. As montanhas cobrem 125 municípios.

[caption id="attachment_1441" align="alignnone" width="800"]Pedra do Baú - Serra da Mantiqueira Pedra do Baú - Serra da Mantiqueira em Campos do Jordão[/caption]

Quais os pontos mais elevados da serra da Mantiqueira?

Pelo menos três localidades da serra merecem a atenção quando o assunto é elevação. O ponto mais alto é a pedra da Mina que fica na divisa dos estados de SP e MG, nos municípios de Queluz/SP e Passa Quatro/MG, com 2798 metros em relação ao nível do mar. O segundo ponto mais alto é o pico do Selado no município mineiro de Camanducaia e este mede 2083 metros em relação ao nível do mar.

O terceiro ponto não é necessariamente o terceiro pico mais alto da Mantiqueira e sim a cidade mais alta da serra que é Campos do Jordão, a 1628 metros acima do nível do mar. A cidade paulista é famosa por sua bela arquitetura alpina, o clima frio e suas belezas naturais.

Além de Campos do Jordão, há também o distrito de Monte Verde, município de Camanducaia, em Minas Gerais que é uma grande atração turística da serra da Mantiqueira. Embora menor, a cidade segue os passos de Campos, com arquitetura alpina, muitas belezas naturais e destino certo para quem gosta do clima frio das montanhas. Monte verde está a 1555 metros de altitude.

Quais os atrativos da serra da Mantiqueira?

Há diversas reservas ambientais na serra da Mantiqueira, dentre elas está o Parque Nacional do Itatiaia, que se encontra nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, em Minas, e o Parque Estadual Serra do Papagaio, também em Minas.

Como chegar no Parque Nacional do Itatiaia, na serra da Mantiqueira?

Para chegar no Parque Nacional do Itatiaia, saindo de Campos do Jordão, cidade situada na serra, também parada obrigatória para turistas, pegue a BR-383 até a cidade de Pindamonhangaba. Lá, pegue a Rodovia Doutor Caio Gomes Figueiredo, depois a Avenida Teodorico Cavalcante de Souza e, em seguida, a Avenida Professor Manoel César Ribeiro. Então, pegue a BR-116 até a BR-485, já na cidade de Itatiaia. Siga até a Rua Wanderbilt Duarte de Barros, onde fica o parque. O trajeto leva cerca de 2 horas e meia.

Qual é a vegetação e o clima da serra da Mantiqueira?

Devido à altitude, o clima na serra da Mantiqueira é bastante frio. Em Campos do Jordão, por exemplo, a temperatura chega facilmente a 3°C no inverno. As máximas, nessa cidade, são de 21°C no verão. A serra da Mantiqueira apresenta a vegetação da mata Atlântica e campos de altitude.

O que é a serra da Canastra?

[caption id="attachment_1443" align="alignnone" width="800"]Serra da Canastra Vegetação típica da Serra da Canastra[/caption]

A serra da Canastra fica localizada no sudoeste de Minas Gerais nas proximidades dos municípios de Capitólio, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

Quais os atrativos da serra da Canastra?

O local é muito bonito e talvez a principal atração seja a nascente do Rio São Francisco que fica no alto da serra no município de São Roque de Minas. Além dele, há diversas cachoeiras como a famosa Casca d’Anta, com 186 metros de altura.

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi fundado em 1972, durante o governo militar de Médici, com a finalidade de proteger a nascente do “velho Chico”, rio economicamente muito importante, principalmente para estados nordestinos. Muitos turistas visitam a serra da Canastra para prática de esportes radicais. O parque fica aberto até as 18h.

[caption id="attachment_1444" align="alignnone" width="800"]Nascente do Rio São Francisco Nascente do Rio São Francisco em São Roque de Minas[/caption]

Como chegar?

Há várias entradas, mas creio que a melhor opção seja por São Roque de Minas, onde é possível ter acesso a parte alta dela. Há outra entrada por Vargem Bonita que permite o acesso à parte baixa da cachoeira Casca d’Anta e uma bela visão da serra também. Para quem deseja subir a serra é importante ter um veículo 4x4. Eu tentei subir com uma Renault Scenic, mas consegui ir até a nascente do São Francisco apenas, depois tornou-se inviável, sem contar que furei o escapamento do carro. Em São Roque de Minas é possível alugar jipes para subir a serra e certamente é a melhor opção.

Qual é a vegetação e o clima?

É uma vegetação de transição entre o cerrado, domínio repleto de arbustos, e a mata Atlântica, repleta de árvores de grande porte. O clima é subtropical.

O que é a serra da Cantareira?

A serra da Cantareira fica localizada nas proximidades da cidade de São Paulo e envolve os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Não é uma grande cadeia de montanhas e seus pontos mais elevados estão a pouco mais de 1.200 metros de altitude. Nela está o Parque Estadual da Serra da Cantareira.

Quais as maiores atrações da serra da Cantareira?

Como já mencionado, o Parque Estadual da Serra da Cantareira é uma das maiores atrações naturais próximas à maior metrópole do Brasil, a selva de pedra paulistana. Nesse parque, localizado na zona norte da cidade de São Paulo, que nada mais é do que uma área preservada da Mata Atlântica, existem belas cachoeiras, muitos animais e muito verde. Paulistanos e turistas de outras cidades visitam o parque para fazerem trilhas, andarem de bicicleta, relaxarem e curtirem as paisagens.

A Trilha da Cachoeira, rodeada de árvores nativas e cursos d’água, possui 3 km de percurso. O sinal do celular não funciona e dentro da mata já não se ouve o tumulto da capital.

Existem também outras trilhas no parque situadas nas cidades de Guarulhos e Mairiporã, com percursos menores, porém igualmente deslumbrantes.

Há também uma trilha para fazer de bike, a qual possui 4 km de percurso.

O parque está aberto nos fins de semana e feriados, das 8h às 17h, e para acessa-lo deve-se pagar um ingresso no valor de R$13 (a meia é concedida a estudantes, idosos e doadores de sangue por R$6,50).

Para quem deseja conhecer a cidade de São Paulo de cima, pode ir até o mirante situado no núcleo Pedra Grande do parque. A vista é incrível, como você pode ver nessa imagem.

Como chegar no parque da serra da Cantareira?

Em São Paulo, pegue a Avenida Sezefredo Fagundes e dirija até o número 19.100. Quando avistar a bifurcação, vire à esquerda e siga até chegar ao núcleo Engordador do parque.

Sua vegetação é a mata Atlântica e seu clima é tropical úmido de altitude.


 
Veja também: