O que são fábulas e quais os fabulistas mais famosos?

Perguntas e respostas sobre o que são fábulas. Como elas são compostas, onde surgiram e quais as fábulas mais conhecidas, bem como os fabulistas mais famosos.

» Página Inicial

Fábulas são pequenas histórias que trazem consigo alguma lição de moral. As personagens das fábulas são geralmente animais e representam características humanas, como por exemplo, o leão que representa a força; a raposa que representa a astúcia e como também a formiga que representa o trabalho, quando na fabula os personagens são seres que não possuem vida, a fábula recebe o nome de apólogo. As temáticas são variadas e pode se observar temas como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de presunçosos.

Como elas são compostas?

Na maioria das vezes as fábulas são compostas por duas partes: a narrativa que trabalha as imagens, constituem a forma sensível, o corpo dinâmico e figurativo da ação e a moralidade que trabalha com conceitos ou noções gerais, que sugerem uma verdade e uma reflexão aos leitores. As fábulas são normalmente transmitidas de geração para geração nas famílias e também na escola através dos professores.

Onde surgiram?

Lua cheia

As fábulas surgiram no Oriente e primeiramente pertenceu aos assírios e babilônios. Porém Esopo, escravo da Grécia antiga que viveu no século VI a.C., a desenvolveu. As fábulas foram divididas historicamente em três períodos, sendo que o primeiro foi o das fábulas orientais em que a moralidade era parte fundamental, já no segundo período as fábulas caracterizavam-se pelas inovações do fabulista latino Fedro, que por sua vez fixou a forma literária do gênero, escrevendo sátiras amargas em versos e o terceiro período que inclui todos os fabulistas modernos, com destaque para Jean de La Fontaine, poeta e fabulista francês que foi considerado o pai da fábula moderna. Dentre as fábulas escritas e reescritas por ele pode-se citar “A Lebre e a Tartaruga”, “O Menino e a Mula” e “O Leão e o Rato”.

Quais as mais conhecidas?

Existem várias fábulas conhecidas, como por exemplo: A cigarra e a formiga, o patinho feio, a lebre e a tartaruga, o leão e o rato, João e o pé de feijão, a raposa e o corvo, os três porquinhos, as arvores e o machado, a rã e o touro, entre várias outras.

Quais os fabulistas mais famosos?

Os grandes nomes das fabulas são Esopo, Fedro, La Fontaine e o brasileiro Monteiro Lobato que foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos. “O Sítio do Picapau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil.

Quem foi Monteiro Lobato?

Ele foi um grande escritor e é autor do conhecidíssimo Sítio do Picapau Amarelo, sua maior obra. Seu nome era José Bento Renato Monteiro Lobato, nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Taubaté em 18 de abril de 1882 e morreu na cidade de São Paulo em 4 de julho de 1948. Entre as suas obras estão: Ferro, O Escândalo do Petróleo, O Presidente Negro, Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e O Picapau Amarelo.

O que é o Sítio do Picapau Amarelo?

É um conjunto de 23 obras que Monteiro Lobato escreveu. Sua obra tem um sítio que recebe o nome de Picapau Amarelo como o cenário de suas histórias infantis. Os livros são os seguintes:

Com informações de:

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADtio_do_Picapau_Amarelo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato


 
Veja também: