Principais Blocos Econômicos: Mercosul, União Europeia, outros

Quais são os principais blocos econômicos e políticos no mundo. Veja as informações do Mercosul, União Europeia e outros importantes blocos econômicos.

» Página Inicial

Com a globalização do comercio, as comunicações e os negócios, a necessidade de formar blocos econômicos entre países com interesses comerciais e políticos comuns se tornou numa boa pratica para propiciar um melhor relacionamento, entendimento e a procura de soluções a problemas comerciais que motivem as economias e incrementem as possibilidades de negocio e crescimento da população. A redução ou isenção de impostos é uma das principais medidas adotadas pelos blocos econômicos.

Principais Blocos Econômicos

MERCOSUL

O Mercado Comum do Sul foi oficialmente constituído no ano 1991. Atualmente esta conformado por: Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela como novo membro, ingressando no bloco no ano 2012. O MERCOSUL também possui relações estreitas com Chile e Bolívia. Os países sul americanos tem como principal objetivo reduzir as barreiras comerciais e aumentar o comercio de bens e serviços. Para conhecer mais sobre o MERCOSUL visite o portal oficial do governo do Brasil aqui.

O principal objetivo do Mercosul é aumentar a eficiência e competitividade de todas as economias membros, abrindo mercados, promovendo o desenvolvimento econômico no âmbito de um mundo globalizado, melhorando a infraestrutura e as comunicações, aproveitando melhor os recursos disponíveis, preservando o meio ambiente, gerando complementação industrial e coordenação de políticas macroeconômicas. Atingir uma tarifa externa comum é um dos principais objetivos do bloco.

https://www.mercosul.gov.br/

União Europeia

Alemanha, Franca, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Grécia, Bélgica, Dinamarca, Portugal, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Áustria, Finlândia e Suécia conformam a União Europeia, constituída oficialmente no ano 1992 através do Tratado de Maastricht. O bloco possui um sistema financeiro e bancário comum, com o EURO como moeda para todos os países membros, se bem o Reino Unido também conserva sua moeda própria, a Libra esterlina. Os cidadãos dos países membros do bloco econômico podem residir livremente no pais da União Europeia que desejem. As políticas comuns também são um dos principais objetivos da União Europeia, visando melhorar as políticas trabalhistas, imigração, combate ao crime, defesa, entre outras. O bloco esta constituído pela Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.

A UE é o maior bloco comercial do mundo e a segunda maior economia, depois dos EUA. Em 2014, o valor da produção da UE totalizou US $ 18,5 trilhões . As cinco maiores economias, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha, representam cerca de 70% do bloco comercial de 28 países.

A decisão do Reino Unido de deixar a UE, após a votação do referendo em junho de 2016, terá um impacto considerável sobre o valor global da produção da UE, além de desencadear um período de incerteza durante as negociações de saída para criar uma nova relação comercial.

O objetivo inicial da UE era criar um mercado único ("comum") de bens, serviços, capital e trabalho, eliminando todas as barreiras ao comércio e, portanto, promovendo o livre comércio entre os membros.

Em termos de lidar com não-membros, barreiras tarifárias comuns foram erguidas contra importações baratas, como as do Japão, cujos preços de bens eram artificialmente baixos por causa do iene subvalorizado.

Em 2014, após um alargamento contínuo, a UE contava com 28 membros. A Croácia foi o último país a participar, em julho de 2013.

NAFTA

O Tratado Norte-Americano de Livre Comercio ou NAFTA foi oficialmente constituído no ano 1994 e esta composto por México, Estados Unidos e Canadá. Esse bloco econômico tem como objetivo manter políticas comuns em quanto a barreiras alfandegárias, padrões, leis financeiras, e vantagens de acesso aos mercados dos países membros.                                                                                               O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) é um acordo assinado pelos governos do Canadá, México e Estados Unidos, criando um bloco comercial trilateral na América do Norte.  O NAFTA entrou em vigor em 1º de janeiro de 1994 e substituiu o Acordo de Livre Comércio Canadá-Estados Unidos.                                Dentro de 10 anos da implementação do NAFTA, todas as tarifas EUA-México devem ser eliminadas, exceto algumas exportações agrícolas dos EUA para o México, que serão eliminadas gradualmente dentro de 15 anos.                                                                   A maior parte do comércio entre os EUA e o Canadá era isenta de impostos antes do NAFTA.O NAFTA também procura eliminar barreiras comerciais não-tarifárias e proteger o direito de propriedade intelectual dos produtos.Ao visualizar o PIB combinado de seus membros, a partir de 2010 o NAFTA é o maior bloco comercial do mundo.

COMUNIDADE ANDINA DE NACÕES – PACTO ANDINO

O Pacto Andino foi constituído no ano 1969 por Peru, Bolívia, Equador e Colômbia. O objetivo principal foi a integração comercial e acesso aos mercados. O bloco tem como principal parceiro aos Estados Unidos.

Nos anos 60, o fracasso da primeira iniciativa de integração sub-continental, a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALLCA), favoreceu o aumento dos blocos de integração sub-regional. Entre eles, o Grupo Andino foi criado em 1969 pelo Acordo de Cartagena. O Pacto Andino foi baseado em duas concepções fundamentais. Primeiro, vinculou-se a um modelo de integração fechado, que concebeu os processos de união entre países como veículos facilitadores da expansão do mercado, a implementação de programas conjuntos de desenvolvimento no nível industrial e a proteção a terceiros países. Segundo, do ponto de vista institucional, a Organização Andina, inspirada principalmente no processo de integração européia, foi construída sobre esquemas funcionalistas e neofuncionalistas.

APEC

A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacifico ou APEC foi oficialmente constituída no ano 1993 na Conferencia de Seattle, nos Estados Unidos. Pensado para ser o maior bloco econômico do mundo, o mesmo ainda no 2012 não esta em completo funcionamento e se estima que possa começar suas atividades totalmente para o ano 2020. Esse bloco esta composto por China, Japão, Taiwan, Coréia do Sul, Vietnã, Filipinas, Brunei, Indonésia, Tailândia, Malásia, Hong Kong, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Peru, México, Canadá, e Papua Nova Guiné.

A APEC funciona como um fórum econômico e comercial multilateral e cooperativo. As economias membros participam com base no diálogo aberto e no respeito pelas opiniões de todos os participantes. Na APEC, todas as economias têm uma palavra igual e a tomada de decisão é alcançada por consenso. Não há compromissos vinculativos ou obrigações do tratado. Os compromissos são assumidos de forma voluntária e os projetos de capacitação ajudam os membros a implementar as iniciativas da APEC.

FONTES:                                                  https://www.significados.com.br/uniao-europeia/

https://www.todamateria.com.br/comunidade-andina-de-nacoes-pacto-andino/

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: