Advérbios de modo, tempo e lugar em português

Eu sempre vou te amar. Antigamente, as coisas eram diferentes. O que essas duas frases tem em comum? Aparentemente nada, mas na língua portuguesa elas compartilham dos advérbios, que pode ser de modo, tempo e lugar.

» Página Inicial


Tudo o que aprendemos nas aulas de português, levamos para o resto da vida. Pode ser que a gente nem perceba isso, mas estamos fazendo o uso de advérbios a todo instante.

Caso você não se lembre, o advérbio é uma das classes gramaticais que podem alterar um verbo e adjetivo, dando um sentido a uma frase/situação. Os advérbios são divididos em diversas categorias. São elas: Afirmação, negação, dúvida, lugar, tempo, modo, intensidade, exclusão, inclusão e ordem.

advérbios, que pode ser de modo, tempo e lugar

Achou muito? Calma, os advérbios são mais simples do que você imagina. Mas, para não te espantar e fazer parar a leitura, neste post iremos abordar apenas três deles: Advérbios de modo, tempo e lugar em português.

Nós abordaremos suas respectivas características e definições e mostraremos exemplos de frases onde estes advérbios são empregados em nosso dia-a-dia. Preparado (a)?

Advérbios de modo

A principal característica dos advérbios de modo é que, em sua maioria, eles são finalizados pelo sufixo “mente”. Além disso, este sufixo se une à forma feminina dos adjetivos (qualidades e defeitos).

Veja a seguir algumas palavras que são classificadas advérbios de modo, finalizadas com o sufixo “mente” e sem a terminação de “mente”:

Agora, que tal observar como estes advérbios ficam empregados nas nossas frases do cotidiano?

Advérbios de tempo

Neste caso, os advérbios indicam o tempo da frase.

Os advérbios de tempo informam quando um ato aconteceu, bem como a sua duração e até mesmo a frequência. Em outras palavras, esta classificação indica o tempo da situação. Veja alguns dos advérbios de tempo abaixo:

Observe estes advérbios em frases utilizadas por nós em nossa rotina diária:

Advérbios de lugar

Por fim, vamos falar sobre os advérbios de lugar em português. Os advérbios de lugar são utilizados na gramática para indicar localizações. Veja a seguir exemplos de advérbios de lugar:

Você certamente já até imaginou algumas frases no qual os advérbios de lugar são utilizados, não é mesmo? Vamos observar alguns exemplos então, onde eles são empregados:

Além disso, os advérbios de lugar também possuem uma outra categoria, denominadas locuções adverbiais de lugar. Observe alguns termos da categoria:

Nas frases elas podem ser empregadas da seguinte forma:

Conclusão:

Viu só como estas três classificações de advérbios da língua portuguesa são fáceis? É muito interessante aprender sobre as coisas do dia-a-dia. E se você gostou, não deixe de nos acompanhar, pois estamos sempre atualizando, trazendo novos conhecimentos imperdíveis.

Até a próxima!


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade