Diferença entre Governo, Estado e Nação

O que significa a palavra governo e como ela pode ser usada no cenário político de um país ou cidade. Veja ainda as semelhanças e diferenças entre os termos estado, nação e governo.

» Página Inicial

As palavras podem assumir diversos significados dependendo do contexto em que elas são empregadas.  Governo e estado são bons exemplos disso e por isso é necessário contextualizar para obter o entendimento exato das coisas. Neste artigo usaremos as duas palavras e ainda o termo nações para comprar suas diferenças no cenário político.

Governo

Governo é o soberano de um país que tem a função de dirigir uma sociedade. É constituído de um grupo de pessoas  que dirigem uma determinada sociedade. De modo geral este soberano pode ser um presidente, um prefeito ou até mesmo um rei que se torna responsável pela sociedade o qual governa. Um governo apresenta-se em duas formas distintas: como monarquia e como república. No nosso país existe três categorias de governo: O Governo Federal(delega o território do país), O Governo Estadual(é responsável por cada estado brasileiro), e os Governos Municipais( incumbido por cada município.)

No contexto político, governo tem a ver com administração de um país ou cidade, por exemplo. Ao criticarmos ou elogiarmos o governo do nosso país, estamos criticando ou elogiando a administração dele e não necessariamente a pessoa.

Outro ponto importante a observar é que o governo não é formado por uma só pessoa, mas um grupo de pessoas distribuídas em várias áreas que irão compor o governo.

No Brasil o presidente da república é o chefe do executivo ou o líder máximo do governo. É sua a última palavra, mas existe uma enorme equipe de ministros, secretários, economistas, advogados, entre outros que formam o governo brasileiro.

As grandes revoltas dos movimentos sociais no Brasil.

Estado

Estado é um grupo de organizações  formado por um governo, pelo exército e pelo funcionalismo público, com uma estrutura totalmente própria. Em um Estado democrático temos três poderes definidos: o Poder Executivo, Poder legislativo e o Poder judiciário. Serve também para definir diversas divisões regionais. No Brasil temos 26 Estados e um Distrito Federal.

O dicionário Pliberam apresenta entre outras, quatro alternativas para estado, isto quando aplicado à política:

No Brasil o termo estado é aplicado aos 26 estados que fazem parte da República Federativa do Brasil e que estão divididos em cinco regiões, sendo Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O Estado, portanto, é um grupo de entidades públicas que administra um território e que atende os anseios,interesses e necessidades de uma população como escolas,hospitais, política, etc . . .

Nação

bandeiras dos estados constituidos ou nações do mundo

O termo nação indica um povo com a mesma origem ou pátria, pode incluir também a cultura, a ideologia, a língua, os costumes entre outros. A nação costumeiramente é usada para agregar pessoas em torno desses mesmos ideais.

São exemplos de nações:

Uma nação não precisa estar necessariamente no mesmo espaço geográfico ou condicionada dentro de um mesmo país.Há casos de nações que estão espalhadas pelo mundo. Um bom exemplo foi a nação de Israel que durante muitos anos esteve dispersa por diversos país, especialmente nos países europeus. Na prática a nação continuou existindo, mas fora da pátria e sem um governo que os reunisse em torno de suas origens, crenças, valores e ideais.

A nação de Israel foi reestabelecida em 1948 após o término da segunda guerra mundial e embora definida ainda luta até hoje por terras e pelo direito de continuar existindo.

Nação é denominado um grupo de pessoas que falam o mesmo idioma e possuem o mesmo costume. Algumas nações possuem características distintas tais como a mesma história, o mesmo desenvolvimento cultural e a mesma etnia; O essencial que seja uma nação é  o de conviver em coletivo.O Brasil por estas características é uma nação tal como as nações indígenas e a nação negra.

A diferença principal entre Estado e Nação é que a primeira  tem como pessoa jurídica criada por uma sociedade enquanto que a segunda descreve um agrupamento humano em que existe laços históricos, culturais e econômicos.

Nação é a união de um povo compartilhando as mesmas ideias,culturas, práticas sociais e idiomas.

"estado", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2010, https://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=estado [consultado em 19-11-2012].

https://www.significadosbr.com.br/governo

https://www.significadosbr.com.br/estado

https://www.significadosbr.com.br/nacao

mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferencas-entre-estado-pais-nacao-territorio.htm

Por Redação e Telmo Falk


Veja também: