Definições de cidade, cidade-satélite, cidade independente e imperial

Conheça as definições de Cidade, cidade-satélite, cidade independente ou cidade livre e imperial. Dicas de educação política.

» Página Inicial

O que é uma cidade? Facilmente daremos exemplos de várias, já que provavelmente você está em uma delas neste momento, contudo a definição do termo é mais complexa do seus exemplos. Veja abaixo as principais definições para cidades desde a época imperial até os dias de hoje.

Cidade

O termo cidade é empregado para designar uma dada entidade político-administrativa urbanizada. Embora seja impreciso a sua definição é mais aceito com uma área urbana com certa densidade populacional e geralmente como sede de um município, especialmente no Brasil. A cidade poderá ter uma população de algumas centenas de pessoas até uma mega população.

O termo cidade é empregado para designar uma dada entidade político-administrativa urbanizada

Cidade-Satélite

Cidade-satélite é usado para referenciar-se a cidades construídas nos subúrbios de grandes cidades, geralmente usadas para fins residenciais e direcionadas a trabalhadores que usam as cidades-satélites como moradia enquanto trabalham e desenvolve atividades comerciais fora. com o tempo essas cidades acabam sendo pouco favorecida de comércio ou qualquer atividade econômica. O exemplo mais comum era aplicado às cidades-satélites de Brasília. No entanto o termo foi retido por lei em 1998 que até hoje é proibido.

O que faz da cidade uma cidade-satélite?

As cidades satélites diferem das áreas suburbanas e das cidades periféricas de  várias maneiras. Algumas cidades satélites podem ser contadas como parte de uma área metropolitana maior. No entanto, essas cidades têm características que as tornam distintas dos subúrbios e das cidades periféricas.Uma cidade-satélite tem mais autonomia cultural do que áreas suburbanas. Uma cidade-satélite pode ter algumas influências de uma área metropolitana maior. Essas influências, no entanto, não são tão fortes quanto seriam para uma área suburbana. Uma cidade-satélite terá suas próprias comodidades e atributos culturais completamente distintos de uma metrópole maior nas proximidades.

Qual é a diferença entre uma cidade de satélite e um subúrbio?

Economicamente, uma cidade-satélite se destaca de uma cidade suburbana. Por um lado, as cidades satélites têm uma base de emprego distinta. Uma cidade-satélite tem menos influência econômica de uma área metropolitana maior do que um subúrbio teria. As cidades satélites costumam ter seus próprios distritos comerciais. Este é um produto de cidades satélites que possuem suas próprias áreas centrais. Enquanto algumas pessoas que vivem em cidades-satélite podem ir a uma cidade maior para trabalhar, uma cidade-satélite terá sua própria base separada da área metropolitana nas proximidades.Cidades satélites têm governos municipais mais fortes do que áreas suburbanas. Eles terão seus próprios núcleos urbanos. Enquanto algumas cidades satélites estão interligadas com grandes áreas metropolitanas, elas serão auto-suficientes.

Cidade Independente

O termo cidade independente é usado principalmente nos Estados Unidos, lá o termo é usado para uma cidade que não pertence a nenhum condado em particular. Existem cerca de 43 cidades independentes nos Estados Unidos, das quais 39 estão localizadas na Virgínia. Neste estado, toda cidade primária (city) é uma cidade independente. Fora da Virgínia, cidades independentes são raras.

As três cidades independentes fora da Virgínia são Baltimore,Marylan,St. Louis,Missouri eCarson City,Nevada. O US Census Bureau usa os municípios como sua unidade básica para a apresentação de informações estatísticas e trata as cidades independentes comoequivalentes do condado para esses fins. O mais populoso deles é Baltimore, Maryland.

 

Cidades Imperiais

As cidades imperiais foram assim chamadas durante um curto espaço de tempo, pois logo passaram a ser denominadas de cidades imperiais livres devido a conquista de liberdade obtida, as cidades imperiais normalmente além de prestarem serviços ao imperador durante as cruzadas e ficarem responsáveis por se protegerem elas ainda eram obrigadas ao pagamento de taxas impostas pelo imperador e ainda obrigadas a preencher o serviço militar em suas campanhas.

Inicialmente as cidades imperiais livres receberam a sua liberdade parcialmente, pois o direito de votar, por exemplo, serviam aos principes como analise de comparação e não como parte da decisão a ser tomada, isso fez com que as cidades imperiais livres oscilassem por alguns séculos o que não elevou significativamente a sua quantidade e muito menos a sua extenssão territorial.

Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria%3aDivis%C3%B5es_administrativas

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: