Ditados populares e provérbios populares

Perguntas e respostas sobre ditados populares e provérbios populares. Qual o seu significado, origem e os exemplos de ditos populares, bem como citações do livro de Salomão.

» Página Inicial


O que é um provérbio?

Provérbio é uma expressão máxima dita em poucas palavras cujo sentido não necessita de uma longa fala ou uma expressão complicada. Pois como diz um provérbio popular: Para bom entendedor, meia palavra basta.

De onde vem os provérbios?

Provavelmente da Bíblia. No Antigo Testamento existe um livro com este nome e ele foi escrito pelo Rei Salomão, conhecido na Bíblia e em toda a história como o homem mais sábio do mundo. Desta forma, ele formulou uma série de expressões curtas, mas carregado de significado e a compilação de todos esses provérbios deu origem ao livro que leva o mesmo nome.

O que são ditados populares?

Os ditados populares ou provérbios populares surgiram da inteligência coletiva das pessoas que ao longo do tempo tornou-se conhecido. É muito provável que o livro bíblico acima citado serviu de inspiração para a criação de outros provérbios que transmitisse alguma mensagem para o ouvinte.

A diferença é que o livro bíblico, inspirado pelo Espírito Santo, transmite verdades universais e ensinam ao homem a respeito do caráter santo de Deus. Já os ditos populares são criados com os mais diversos fins, alguns bastante úteis por sinal, enquanto outros profundamente desprezíveis.

Provérbios populares

Quais são os ditados mais populares?

A lista é enorme e dependendo da região que você estiver, é possível que exista ainda os provérbios regionalizados e melhor se adequam a cultura daquele local. Mas de maneira geral os exemplos abaixo são bastante conhecidos:

Quais são os provérbios do livro da Bíblia mais conhecidos?

O livro de Provérbios é riquíssimo em sabedoria e usado por muitas pessoas na tomada de decisões ou no planejamento de uma vida reta diante dos homens e de Deus. Veja alguns exemplos:

Todas as citações são da versão NVI - Nova Versão Internacional

Caso queria conhecer melhor, recomendo a leitura integral do livro, pois é muito proveitoso.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade