Curso Superior de Engenharia de Produção e Produção Civil

Conheça o Curso Superior de Engenharia de Produção e Produção Civil e saiba o que se estuda em cada um deles, bem como o mercado de trabalho. Veja onde estudar. [30|ENGENHARIA (GRUPO VI) - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO]

» Página Inicial

É comum que se tenha uma ideia equivocada sobre o que é o curso superior de Engenharia de Produção num primeiro momento. Trata-se da formação voltada para a capacitação de profissionais para administrar e gerenciar o conjunto de recursos materiais, humanos e financeiros de uma empresa, com o objetivo de melhorar a produtividade e aumentar os lucros.

O engenheiro de produção desenvolve sistemas que agrupem todos esses recursos, para que funcionem em conjunto. É uma área que combina os conhecimentos de engenharia, administração e economia, apoiando as metas de crescimento da empresa em metodologias racionalizadas e palpáveis.

Veja abaixo um vídeo do Programa Desafio Profissão que coloca em pauta o processo de escolha profissional e o universo das diversas profissões.

Esse profissional vai encontrar alternativas para unir a mão-de-obra, orçamento, matéria-prima e logística para que a empresa possa produzir mais, mas não somente isso, para que a qualidade aumente na mesma proporção.

O que estuda

A grade curricular de Engenharia de Produção tem matérias que são típicas das engenharias, principalmente nos semestres iniciais. Alguns exemplos são: química geral, cálculo, física, desenho técnico, estudo dos materiais, mecânica e álgebra.

Além delas, existem as matérias específicas, como controle de qualidade, gestão de custos, economia empresarial, gestão estratégica de operações, logística, processos de fabricação, engenharia do produto, métodos de pesquisa operacional, planejamento e controle de produção e outras.

Curso Superior de Engenharia de Produção Civil

O curso de Engenharia de Produção Civil abrange a área da Engenharia que mescla os conhecimentos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Desta forma, este profissional está apto a atuar na projeção e execução de obras e demais serviços da construção civil, bem como ajudar no controle e na organização dos seus sistemas produtivos, procurando aumentar a produtividade dos envolvidos e garantir a qualidade do produto que será entregue. Muitas pessoas ficam em dúvida entre a diferença deste curso com a Engenharia Civil de fato. Realmente, as duas são bastante próximas, porém os cursos que envolvem Engenharia de Produção aparecem como um complemento, abordando conhecimentos de economia e administração.

Resumindo, um engenheiro de produção civil dedica o seu tempo a cuidar de planilhas de rendimento do trabalho e de custos, analisando as especificidades tecnológicas, enquanto o engenheiro civil fica responsável pelo dia a dia da construção, os cálculos estruturais e os desenhos das plantas. Aqueles formados em Engenharia de Produção Civil podem trabalhar em instituições de pesquisa e ensino, assessoria e consultoria técnica, instituições financeiras, órgãos públicos e empresas de construção civil e outras indústrias deste ramo.

Mercado de trabalho

O engenheiro de produção tem a vantagem de ser um profissional multifacetado, com habilidade para tomar decisões sobre vários setores de uma empresa. Nos dias de hoje, isso é muito valorizado, portanto, o mercado tem oferecido boas oportunidades para essa área.

Esse profissional precisa ter a característica de ser comprometido com a obtenção de resultados e ter um olhar empreendedor aguçado. Apesar da versatilidade, é importante estar sempre buscando especializações para se atualizar.

Entre as opções de trabalho, estão o gerenciamento do setor financeiro de uma empresa; administração da mão-de-obra e bens materiais; gestão de processos de produção e até no setor agroindustrial.

Regulamentação

A carreira do engenheiro de produção é regulamentada pela Lei 5.194, de 1966, Resolução 280 e 288, ambas de 1983. Assim como nas outras engenharias, para exercer a profissão, é preciso ser graduado e ter registro no CREA.

Onde encontrar o curso?

Veja abaixo uma tabela com algumas opções, incluindo a nota do MEC no CPC-2012:


Veja também: