Diferença entre fordismo e taylorismo, liberalismo e neoliberalismo

Veja o que significa os termos fordismo e taylorismo referindo a processos de produção em indústrias e administração. Ainda o significado dos termos liberalismo e neoliberalismo.

» Página Inicial

O homem já teve diversas formas de pensamento quando se fala de economia. Já usou a troca e produtos como moeda, quis dividir entre todos igualmente, deu à Igreja o controle de suas economias e presou pela liberdade de cada um fazer o que quiser com seu dinheiro. Entenda algumas das formas de pensar com relação ao universo econômico que o homem já teve em seu passado a seguir.

O que é fordismo?

Você com certeza já ouviu falar do carro Ford. Este faz parte de uma empresa pioneira em veículos, a Ford, criada no começo do século 19. Henry Ford foi o inventor do primeiro carro comercial e também o criador de um sistema de produção moderno chamada de produção em massa.

Sem dúvida nenhuma, o grande objetivo de Henry Ford foi de massificar a produção e de baratear quanto menos melhor seus custos e despesas. Até que conseguiu com seus objetivos, principalmente nos anos dourados da primeira guerra mundial.

Na produção de Henry Ford cada pessoa devia fazer uma parte do produto. Uma pessoa apenas colocava os botões, outra apenas colocava as calotas, outra apenas as rodas, e assim por diante. Este sistema de produção é usado até hoje não apenas na fabricação de carros mas todos os outros itens fabricados no mundo.

O fordismo nada menos é que um sistema de produção em massa  idealizado por Henry Ford onde racionalizava a produção e tornava-se bem barata. Os operários não necessitavam de qualificação, isto é, cada operário fazia constantemente determinada tarefa. Teve que qualificar seu parque de produção investindo em maquinários e instalações para chegar a 2 milhões de veículos por ano durante os anos 1920. Com isso modificou a vida econômica americana com o ciclo da prosperidade. Para acompanhar este crescimento foi criada diversas rodovias surgindo com isso diversos polos comerciais. O apogeu ocorreu no segundo pós-guerra, período que ficou conhecido como Anos Dourados(1945-1968). Como características principais, o fordismo reduzia o tempo de serviço chegando as mercadorias mais rápidas ao mercado, o princípio da economia  que reduzia os estoques das empresas construindo franquias e espalhando concessionárias em várias cidades e a produtividade, isto é, o trabalhador precisava produzir mais e mais. O declínio se deu a partir dos anos 1970 quando a GM tomou ponta da situação. Outro fator do declínio foi a entrada de competidos japoneses no mercado. O fordismo foi totalmente eliminado em 2007 quando a Toyota tornou-se a maior montadora do mundo.

Um dos exemplos mais clássicos e fáceis é uma dica de filme chamado "Tempos Modernos" por Charles Chaplin, onde é mostrado o sistema Fordista e também expõe uma crítica sobre esse sistema.

O que é taylorismo?

O que chamamos hoje de taylorismo é um modelo de administração desenvolvido por um engenheiro norte-americano, o Frederick Taylor. Este é nada menos que considerado o o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica no meio da administração de empresas.

O sistema de taylorismo tem como base a execução de tarefas de forma a aumentar a eficiência do resultado operacionalmente. É encontrar formas de trabalhar melhor para potencializar o resultado.

As principais características e objetivos do Taylorismo são:Separação de atividades dentro de uma companhia, o trabalhador deve ser especializado, treinamento e preparação dos mesmos, chegar a processos produtivos, diminuição de cansaço e cuidado da saúde dos funcionários, sempre melhorando as condições de trabalho, incentivar e recompensar financeiramente o trabalhador e eliminação quando possível do improviso no trabalho.

O Taylorismo tem como objetivo principal o mínimo  de tempo despendido pela máxima competência e rendimento.

O que é liberalismo?

Durante muitos anos Igreja, Estado e economia foram uma coisa só. O liberalismo é uma ideia de pensamento que incentiva às pessoas a ter seus pensamentos, teorias e crenças próprias. Não mais seria o Estado a controlar as crenças de cada um, mas sim cada um que teria a liberdade de escolha sobre o que fazer com suas economias e o que seguir e o que pensar.

O liberalismo teve início no século XVII com o inglês John Locke. Os elementos básicos são a defesa da propriedade privada,a defesa do livre mercado, o Estado participa pouco nas decisões econômicas de uma nação, e igualdade total perante a lei.

O liberalismo,portanto, visão ao pensamento contrário ao governo e ao estado, defendendo a propriedade privada e tendo um estado de direito que significa igualdade perante a lei.

O que é neoliberalismo?

Criado na década de 1970 pelo economista Milton Friedman, o Neoliberalismo defende a não participação do estado  e contribui na  política livre da privatização das empresas estatais. Temos vários exemplos de governos Neoliberais: Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Michelle Bachelet, George Bush, Margaret Thatcher, entre outros.

Neoliberalismo é a política de não participação do Estado na economia. Hoje no sistema capitalista muitos Estados participam abertamente do controle da economia, principalmente nas economias mais fechadas, nas ditaduras. O neoliberalismo promove uma participação mínima ou ausente do Estado na economia tanto do Estado como um todo como nos investimentos individuais. Contudo, pode haver uma regulação de órgãos econômicos para manter a estabilidade da economia.

As principais características no Neoliberalismo são:Mínima participação do estado na economia, o governo intervem pouco no mercado de trabalho, privatização das empresas, circulação livre de capitais, a entrada das multinacionais na economia, posição contrária a grandes tributos, aumento da produção.

Fontes:

www.todoestudo.com.br/geografia/fordismo

https://www.suapesquisa.com/economia/taylorismo.htm

https://www.suapesquisa.com/o_que_e/liberalismo.htm

www.suapesquisa.com/economia/fordismo.htm

www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm

Por Redação e Telmo Falk


Veja também: