Faculdade de Química. Curso em Bacharelado e Licenciatura. Conheça

Veja como é o Curso Superior de Química nos níveis de bacharelado e licenciatura. Veja onde encontrar este curso com as melhores notas do MEC, mercado de trabalho e outras informações. [31|Química]

» Página Inicial

O objeto de estudo dos profissionais que se formam no curso superior de Química é a matéria. Só pela abrangência desse termo, é possível ter noção da complexidade dos estudos, mas, ao mesmo tempo, é uma carreira ideal para quem tem a curiosidade aguçada.

O químico vai estudar e compreender todas as propriedades de uma matéria, sua composição, ligações químicas, reações e as aplicações dela em outras áreas de conhecimento. É o profissional que analisa as transformações das substâncias químicas e pode interferir nelas.

Além da pesquisa por si só, essas atividades realizadas pelos químicos (e tantas outras que não foram citadas), também visam ao desenvolvimento de novas substâncias, produtos e tecnologias, para serem usados principalmente em indústrias.

Veja um vídeo de um professor de química sobre o curso superior e o que o aluno deverá estudar na faculdade.

O curso superior de Química pode ser Licenciatura, Bacharelado ou ambos, isso significa que os alunos formados saem da faculdade aptos para dar aulas de química (no Ensino Fundamental e Ensino Médio) e também para atuar em outras áreas.

O que estuda?

Embora a grade curricular de qualquer curso varie de acordo com a instituição de ensino, algumas disciplinas são básicas (ainda que apareçam com outros nomes): Física, Cálculo, Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-química, Química Analítica, Química Industrial, Microbiologia, Microquímica, História da Química e Toxicologia.

Existem as matérias voltadas para a docência, que são ministradas nos cursos de Licenciatura em Química, para que o futuro professor saiba como transmitir os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Didática e Processos de Aprendizagem são as mais básicas.

Mercado de trabalho

Ter curiosidade e interesse pelas transformações da matéria são aspectos necessários para quem escolhe trilhar esse caminho. E, mesmo depois de concluir o curso, é preciso se atualizar sempre. Além de dar aulas, o profissional de Química pode atuar dentro de indústrias, em Química Ambiental, pode trabalhar em institutos de pesquisa, e até com perícia. As opções são muitas.

Regulamentação

A profissão de Química é regulamentada pela Lei nº 2.800, desde 1956. Entre outras coisas, exige-se que, quem for atuar nessa área, tenha o diploma de conclusão no ensino superior e seja registrado no Conselho Regional de Química, assim, estará dentro da legalidade.

Onde tem o curso superior de Química?

O Ministério da Educação disponibilizou os resultados do CPC-2012, dele, extrai as instituições com melhores notas no curso de Química:


Veja também: