Curso de Tecnologia em Alimentos. Faculdades, o que estuda e outros

Veja as informações do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, saiba onde ele é oferecido no Brasil, o mercado de trabalho para os profissionais formados, entre outras informações. [27|TECNOLOGIA EM ALIMENTOS]

» Página Inicial

A carreira de Tecnologia em Alimentos tem como principal objeto de estudo os processos de industrialização, conservação e beneficiamento de alimentos. Os profissionais que se formam nesse curso superior vão para o mercado de trabalho preparados para otimizar tais processos, fazendo com que sejam melhores, mais rápidos e, dentro das possibilidades, de menor custo.

Vale ressaltar que estamos falando de um curso tecnólogo, portanto, é importante fazer alguns esclarecimentos sobre isso: é um curso de nível superior, mas com uma duração reduzida. Além disso, o tecnólogo se caracteriza por ser mais prático do que as outras graduações, procurando atender, prioritariamente, as necessidades daquele mercado de trabalho.

Veja um curso da FAI Faculdades sobre o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos

Voltando a falar especificamente sobre o curso de Tecnologia em Alimentos, ressalte-se que é de lá que saem os profissionais mais capacitados para gerenciar processos relacionados à produção de alimentos, principalmente na escala industrial.

Esse tecnólogo formado terá a responsabilidade de estabelecer quais são os melhores procedimentos para produzir, conservar e armazenar determinado alimento, de acordo com as suas características próprias, pensando sempre no bem-estar de quem consumirá posteriormente.

Além disso, também cabe a esse profissional propor procedimentos inovadores e devidamente testados, que possam melhorar a produção ou a estocagem de produtos alimentícios, seja para manter suas propriedades por mais tempo ou para trazer qualquer outra vantagem.

O que estuda?

Por mais que a carga horária do curso seja menor do que outras graduações (por ser um tecnólogo), isso não compromete de forma alguma a estrutura curricular, que é bem completa, para formar um profissional que esteja realmente pronto para o mercado de trabalho.

Na grade curricular do curso superior de Tecnologia em Alimentos aparecem disciplinas como Física, Química, Fisiologia da Nutrição, Dietética, Química Ambiental, Tecnologia da Fermentação, Higiene Alimentar e outras.

Mercado de Trabalho

O setor de alimentos está entre os mais receptivos, cujo crescimento não para, mesmo diante de crises. O tecnólogo em alimentos pode atuar dentro de indústrias alimentícias, em empresas responsáveis por armazenamento e distribuição, segmento agroindustrial, órgãos de inspeção sanitária, restaurantes, frigoríficos e outros locais.

É importante que a pessoa tenha afinidade com as ciências biológicas.

Onde encontrar o curso?

Veja uma tabela com os cursos de Tecnologia em Alimentos que tiverem melhor avaliação no CPC-2012 do MEC:


 
Veja também: