Curso de Direito. Disciplinas, melhores faculdades, profissão, etc

Conheça neste artigo quais são as melhores faculdades, segundo o MEC, para fazer o curso de direito, quais disciplinas estudam, como é a profissão de advogado, entre outros. [35|Direito]

» Página Inicial

Um dos mais concorridos das universidades brasileiras, o curso superior de Direito capacita pessoas para que promovam a justiça na sociedade em que vivem, com base na aplicação das leis vigentes. O norte dessa carreira é a ideia de justiça nas relações entre as pessoas e os grupos que constituem uma comunidade, cidade, estado ou o País inteiro.

Considerando que a Constituição Brasileira é a nossa Lei Maior, e que todos os outros códigos e normas se submetem a ela, podemos dizer que, quem sai do curso de Direito, sai pronto para aplicar na prática o que diz essa Constituição, fazendo valer suas leis para favorecer a cidadania e transformar a sociedade em um lugar melhor.

Veja um vídeo da Universidade de Fortaleza sobre o curso de Direito. Conheça um pouco sobre este curso:

O que estuda?

Durante o curso, o aluno estuda as matérias mais gerais em relação à carreira e as específicas, se aprofundando mais em determinadas áreas do Direito.

Entre as principais disciplinas que constituem a grade curricular do curso, estão: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal, Direito de Família, Pessoa Jurídica, Direito Tributário, Português Jurídico, Psicologia Jurídica, Direito Trabalhista, Direito Econômico e outras.

O estudante de Direito provavelmente também terá matérias voltadas para a sociologia, política e economia, além das que visam sua formação ética, que também são de grande importância.

Veja um vídeo do Programa Saber Direito do Ministério da Justiça sobre Direito do Trabalho e a discriminação nas relações trabalhistas.

Mercado de Trabalho

A carreira no Direito já é bastante tradicional, portanto, consolidada na sociedade. O mercado de trabalho é muito amplo e o profissional pode abrir o seu próprio escritório, atuando como advogado autônomo.

Nesse caso, pode estar aberto para receber causas específicas de uma área do Direito (no caso de quem se especializa em Direito de Família, por exemplo), ou tratar de todos os assuntos de forma geral.

Mas quem não pensa em abrir um escritório, pode trabalhar em empresas, instituições governamentais, exercer a magistratura, atuar como defensor público, além de várias outras possibilidades.

Regulamentação

No Brasil, a profissão de advogado é regulamentada pela lei 8906/94, que determina os direitos e deveres do profissional. A ela, se submete o Código de Ética e a exigência de aprovação no exame da OAB, para que o bacharel possa ser considerado um advogado.

Onde estudar direito

Direito é um dos cursos mais populares no Brasil e por isto ele pode ser encontrado em boa parte das instituições de ensino superior no país. Na tabela abaixo estão relacionados aqueles que receberam uma melhor avaliação do Ministério da Educação no CPC-2012:


 
Veja também: