Tipos de ventos e chuva: frontais, orográficas e outros

Conheça os tipos de chuvas e ventos como as chuvas frontais, orográficas, estacional e outros tipos e ainda ventos constantes, alísios e contra-alísios. Veja o artigo a seguir.

» Página Inicial

Vento

O vento é o fluxo de gases em curta escala, sendo que na Terra o vento corresponde ao deslocamento do ar, que faz a sua migração das regiões de alta pressão atmosférica para os lugares onde essa pressão é inferior. Vale citar que os ventos são geralmente classificados pela sua escala no espaço, os tipos de forças que os ocasionam, a sua velocidade, as áreas na qual eles ocorrem, além dos seus efeitos. Saiba mais a continuação:

Ventos constantes

Os ventos constantes são ventos que sopram ao longo de todo o ano sempre no mesmo sentido e apresentando sempre características muito semelhantes.

A água demora a ganhar energia térmica, ou seja, aquecer, e ainda demora a perdê-la, já que tem um alto calor específico. O solo perde e assim ganha energia térmica de forma rápida.

O planeta Terra tende a sofrer um aquecimento diferenciado, sendo que na zona tropical o aquecimento é maior que na zona polar. Dessa maneira o ar aquecido das áreas tropicais, menos denso, sobe na troposfera e segue em direção aos pólos. Ao atingir as camadas altas da atmosfera, o ar aquecido perde a energia térmica, resfria e desce. O ar mais frio, decorrente das áreas polares caminha em direção a zona equatorial, para ocupar o local que foi deixado pela massa de ar quente que subiu.

Saiba que esse constante movimento das massas de ar com um diferencial aquecimento no globo terrestre denominamos ventos alísios e ventos contra-alísios.

Brisa

É um vento calmo e suave que sopra de forma moderada na superfície terrestre. É bem comum em algumas regiões no início da noite ou na região costeira e de praia, a conhecida brisa do mar.

Ciclone

É um vento muito forte e sua movimentação se dá em forma de espiral com enorme volume. Sua formação geralmente é no mar e sua atuação se torna perigosíssima especialmente quando ele atinge a terra varrendo tudo que encontra pelo caminho. Os ciclones podem ser conhecidos também como tempestade tropical, furacão, tufão ou outros.

Tornado

vento tornado coluna de ar

Os tornados são considerados os mais graves fenômenos atmosféricos registrados pelo homem, por conta dos intensos danos que ocasionam por onde passam. Os tornados são constituídos a partir de uma coluna de nuvem que gira muito rapidamente, tomando forças neste momento, e que se liga entre a nuvem e o chão.                                                                                                                    Um tornado é uma formação de vento violenta e em forma de coluna que desprende da nuvem e atinge a terra com enorme violência. Eles são classificados de acordo com a sua intensidade em uma escala que vai de F0 a F5. Sua atuação é bastante comum nos Estados Unidos em uma região conhecida como corredor de tornados.

Como se formam os tornados?

Este fenômeno natural tem início em meio a intensos temporais, quando há instabilidade atmosférica. Há uma mudança na direção dos ventos atrelado à um aumento da velocidade do mesmo, o que cria uma rotação horizontal muito intensa destes ventos na atmosfera. O ar ascendente da baixa atmosfera entra nesta tempestade e o ar que estava em rotação horizontal, passa para posição vertical (forte vorticidade vertical), ligando a nuvem ao chão.Assim, os requisitos básicos para a formação de um tornado são a superposição de massas de ar ascendentes e ainda que existam campos de rotações de ventos.

Veja abaixo uma matéria do cabal ABC dos Estados Unidos sobre tornados:

Chuva

A Chuva é um fenômeno meteorológico que compreende a precipitação de gotas de água no estado líquido sobre a superfície da Terra.

chuvas ácidas problemas para o meio ambiente

Tipos de chuva:

Chuvas frontais - são ocasionadas pelo encontro de uma massa fria e seca com outra quente e úmida, que são típicas das latitudes médias. Por ser mais pesado, saiba que o ar frio faz o ar quente subir na atmosfera. Quando a massa de ar quente e úmida sobe, ocorre um resfriamento da mesma que condensa e assim forma a precipitação.

Chuvas orográficas ou Estacional - são também denominadas de chuvas de serra, ou ainda de chuvas de relevo e acontecem quando os ventos úmidos sobem e se resfriam pelo encontro de uma barreira de montanhas.

Chuvas de convecção ou convectivas - são denominadas de chuvas de verão na região Sudeste do Brasil e são causadas pela intensa evapotranspiração de superfícies aquecidas e úmidas, como por exemplo, as florestas, oceanos tropicais e cidades. Saiba que esse tipo de chuva é denominado como pancada de chuva, torós ou aguaceiros, de forma popular.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vento

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/ventos-tipos-de-vento-massas-de-ar-frentes-frias-e-brisa-maritima.htm

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: