Como estudar para o vestibular e técnicas de redação

Veja algumas dicas importantes para quem precisa estudar e ser aprovado nos exames vestibulares, como algumas técnicas de redação e escrita. Leia o artigo

» Página Inicial

Os estudantes do Ensino Médio que desejam entrar em uma universidade, principalmente se for da rede pública, devem iniciar seu plano de estudos o mais rápido.

Isto porque, normalmente, para entrar em uma universidade é preciso prestar um vestibular. Que nada mais é do que uma prova a qual contém todo o conteúdo do ano letivo.

Ou seja, é preciso prestar muita atenção nas aulas para poder ir bem nessa prova e ser aprovado. Além disso, os vestibulares da rede pública são os mais concorridos no país. Todos buscam uma oportunidade nessas instituições.

E não é para menos, atualmente, aqui no Brasil, elas são consideradas as melhores redes de ensino superior. Mas para poder fazer parte, é preciso relar de tanto estudar.

Porque só quem realmente se dedica é que consegue a tão sonhada vaga na instituição pública de ensino.

Mas, como estudar para uma prova como esta, que é extremamente exigente? Fique tranquilo, pois nesta postagem serão dadas dicas de como estudar para o vestibular e de quebra técnicas que te ajudarão a mandar bem na redação.

Pois, o vestibular é uma avaliação com várias questões, em muitas das vezes de múltipla escolha, e no final é aplicado uma redação aos alunos. É preciso se sair bem nessas duas situações.

Veja as dicas para estudar e ser aprovado

Técnicas de redação

É importante ressaltar que antes de começar a estudar, é preciso ter já definido qual a instituição e o curso que irá fazer. Vejas as possibilidades, e se acreditar ser interessante, faça mais de um vestibular. O que vale é tentar.

Voltando para o assunto de como estudar, comece criando um plano de estudos. Neste plano você irá inserir informações como o que deve ser estudado em cada dia da semana, estabelecer horários de estudo e acima de tudo criar metas.

Coloque um tempo para ler sobre o conteúdo, fazer exercícios e não se esqueça de um tempo para descansar e ter lazer.

Segunda dica é encontrar um estilo para otimizar seus estudos. Por exemplo, tem pessoas que preferem estudar ouvindo música, outras que acreditam ser melhor fazer resumos do conteúdo, enfim existe vários métodos, encontre o seu.

Estabeleça os horários em que você acredita ser mais produtivo. Tem pessoas que veem o período da mana como o melhor, outras preferem à noite. Não importa o período, o importante é que seja quando estiver mais disposto e concentrado.

Mantenha sempre a organização em seus estudos. Encontre um lugar bom parar estudar, não pode ser na cama, muito menos em um sofá em frente à televisão. Opte por bibliotecas ou espaços com pouca movimentação.

Lembre-se sempre fazer alguns simulados durante o mês. Se programe para fazer a cada quinze dias um simulado do vestibular daquela universidade, por exemplo.

Um erro muito comum entre os estudantes é tentar decorar o conteúdo da matéria. Não adianta. O vestibular é uma prova diferente, não tem como decorar tanta informação. Por isso, busque entender o que aquela matéria tem a dizer.

Se caso não conseguir de jeito nenhum compreender o conteúdo, procure ajuda na internet, onde tem vários vídeos que explicam muitas matérias, ou fale com o seu professor em sala de aula, ele certamente te ajudará na matéria.

E o essencial dessas dicas: alimentar-se bem e sempre praticar exercícios. O seu cérebro precisa de descanso e energia para funcionar, por isso não deixe de lado a boa alimentação e nem as práticas de atividades físicas.

Antes prova, não estude. Deixe para estudar durante o ano letivo. No dia anterior, procure relaxar e dormir bem antes de fazer a prova, evite, assim, o nervosismo.

Técnicas de redação

Para poder escrever bem uma redação, em especial se for para um vestibular, é preciso treino. Faça uma vez por semana, pelo menos, um texto sobre qualquer tema e peça para alguém corrigir.

Isto porque a redação envolve uma estrutura especifica, na qual o escritor precisa fazer uma introdução do tema que será levantado no decorrer do texto.

Em seguida, ele precisa ter informações que embasam este tema e suas opiniões com relação ao assunto abordado. E por fim, é preciso concluir, trazendo uma ideal geral sobre o que foi apresentado até então neste texto. Leia constantemente as atualidades.


 
Veja também: