Faculdade de Música. Curso de Licenciatura e atuação do músico

Conheça o Curso Superior de Licenciatura em Música e conheça as áreas de atuação, o mercado de trabalho, as exigências legais e a regulamentação da profissão. [28|Musica]

» Página Inicial

O profissional formado em música é especializado em conhecimentos, recursos e técnicas que envolvam os fundamentados (desde os mais básicos até os avançados) da música. Geralmente, esse profissional sabe tocar um, dois ou mais instrumentos, e pode atuar tanto como solista, como também como um integrante de bandas, duplas musicais, orquestras e outros grupos musicais, no caso dos formados em bacharelado.

Por outro lado, o músico formado em licenciatura pode dar aulas tanto no ensino médio, quanto no fundamental ou, se preferir seguir em frente e dar aulas para universitários, ele deve também realizar mestrado ou doutorado.

Veja um vídeo explicativo de uma estudante da música onde ela explica muito bem sobre este curso, inclusive sobre a diferença entre bacharelado e licenciatura em música. Vale a pena ver:

As áreas de atuação do músico

Os licenciados em música são os profissionais responsáveis, então, pelo ensino da música. Com a regulamentação que diz que os alunos do ensino fundamental devem também ter conhecidos sobre música, o mercado de trabalho desse profissional já se expandiu de grande forma.

Por outro lado, o profissional licenciado em música pode também dar aula em cursos livres, em escolas e produtoras musicais específicas para essa arte, e pode ainda atuar em outras entidades voltadas para a cultura, partituras musicais, gravação, eventos e assim por diante.

Mercado de trabalho

Foi no ano de 2008 que o ensino da música se tornou também obrigatório nas escolhas de ensino fundamental, o que fez com que o mercado para os licenciados se tornasse ainda mais extenso.

Além disso, os profissionais formados em música – licenciatura podem também atuar como pesquisadores em escolas de música ou em demais conservatórios, nos mais diferenciados “segmentos” da música. Para quem faz curso licenciatura em música, o estágio é realizado de maneira obrigatória, e nem sempre conta com remuneração.

Exigências

Para o profissional que deseja se formar em licenciatura devemos destacar que a formação no ensino superior é necessária para garantir o ensino da música. Por outro lado, os bacharéis precisam unicamente do domínio do canto ou de algum instrumento musical específico.

Regulamentação da profissão

Os músicos são regulamentadores por meio da lei de número 3.857, que foi sancionada no dia 22 de dezembro do ano de 1960. Até então, não existe nenhuma resolução específica da profissão.

Onde encontrar o curso?

O curso superior de Música pode ser encontrado em inúmeras faculdades e universidades no Brasil. Abaixo aquelas que obtiveram melhor nota no CPC-2012 do MEC.


 
Veja também: