Faculdade de Engenharia de Controle e Automação. Dicas e onde estudar

O que é o Curso Superior de Engenharia de Controle e Automação, grade curricular do mesmo, mercado de trabalho para o profissional formado e onde estudar no Brasil. [20|ENGENHARIA (GRUPO II) - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO]

» Página Inicial

Nos dias de hoje, a demanda por profissionais engenheiros qualificados e especializados é grande. Para a execução e o desenvolvimento de projetos para automatização no setor industrial, com foco tanto na mecânica, quanto informática e eletrônica, temos os engenheiros com especialização em controle e em automação.

O que é este curso?

O Curso Superior de Engenharia de Controle e Automação é aquele capacita os engenheiros para o desenvolvimento, criação e execução final de projetos na área de automação industrial. Dessa forma, o engenheiro desse setor não só projeta, como também deve operar os principais equipamentos que são utilizados para a automatização de processos da indústria como um todo. A manutenção e o gerenciamento desses projetos também são atividades de trabalho do mesmo engenheiro.

Além disso, a adaptação dos softwares para os processos de caráter industriais de determinada empresa e a programação dos equipamentos e máquinas também são atividades realizadas pelo mesmo.

A base do Curso Superior de Engenharia de Controle e Automação é elétrica, e a ênfase do curso é voltada para a automação e para o controle desses processos industriais.

Grade do curso

O curso é o de engenharia e, por conta disso, as matérias de exatas serão cobradas com frequência na grade do curso. No Curso Superior de Engenharia de Controle e Automação os alunos devem estar preparados para matérias que envolvam tanto a área de eletrônica e mecânica, como também outras voltadas exatamente para processos industriais, com automação e ênfase em matérias de elétrica.

Dessa forma, o curso abrange disciplinas de cálculo, química, física, raciocínio lógico e até mesmo geometria analítica. Entre as matérias mais específicas que fazem parte do curso o destaque vai para eletrônica analógica, estruturação de dados, mecânica de fluídos, algoritmos, eletrônica digital e muito mais, lembrando que o curso é voltado para conteúdo teórico, prático e conta com muitas aulas em laboratórios.

Veja a grade curricular em várias instituições:

Mercado de trabalho

Por fim, o mercado de trabalho para os engenheiros de controle e automação está tranquilo e em crescimento gradativo. As empresas de manufatura, petróleo e gás e indústrias metalúrgicas são os principais setores industriais que precisam do trabalho desse profissional.

Onde encontrar o curso?

Em várias instituições de ensino superior no Brasil, como pode ser visto na relação abaixo. Os dados são fornecidos pelo Ministério da Educação e estão de acordo com o relatório do CPC-2012:


Veja também: