Como acontece a fotossíntese e o ciclo da água

A água pode ser encontrada em três formas distintas: líquida, sólida e gasosa. Veja as mudanças da água conhecido como ciclo da água e o processo de fotossíntese.

» Página Inicial

A Fotossíntese e o Ciclo da Água

É por meio da fotossíntese que as plantas se alimentam. Com este processo produz seu próprio alimento acarretando compostos orgânicos. As células vegetais possuem organelas especiais que por este processo as plantas se alimentam.Eles se encontram no mesofólio foliar compostos pelas seguintes partes: Envelope, estroma, grana, tilacoides e lamelas. A clorofila é a principal responsável por dar coloração verde  as folhas das plantas. O pigmento clorofila é responsável para que as plantas possam a se manter vivas. O açúcar produzido durante este processo  é suficiente para realizar todas as atividades metabólicas. A fotossíntese é influenciada pelos seguintes fatores externos: intensidade luminosa, quantidade de gás carbônico e temperatura do ambiente o qual vive.

Um dos primeiros assuntos estudados por alunos que iniciam sua vida colegial, mas você sabe como ela acontece? Por que acontece, e qual a sua importância para a vida na Terra?

Toda planta é fotossintética, ou seja, elas possuem o poder de converter elementos orgânicos, como: água e gás carbônico, na presença da luz solar. Este processo realizado pelas plantas é chamado de Fotossíntese. Tendo o sol como sua fonte de energia, este processo é de suma importância para as plantas e vegetações de todo ecossistema.

Durante a fotossíntese, a planta respira o gás carbônico existente produz carboidratos e libera oxigênio, agindo como um filtro, por isso Amazônia é chamada de “Pulmão da Terra”. A fotossíntese permite que a planta produza seu próprio alimento, transformando a energia retirada do sol em energia química, o que é mais energético para a planta, isso é fundamental para a sobrevivência das espécies. Animais não podem fazer fotossíntese, contudo se alimentam da energia gerada pelos organismos fotossintetizantes (as plantas), ou conhecidos também como consumidores primários.

Sem a presença do sol a fotossíntese seria impossível e assim a vegetação de todo o planeta começaria a morrer, trazendo danos ambientais catastróficos, o que causaria também sérios problemas para toda a sua cadeia alimentar, incluindo os seres humanos.

A água e seu ciclo

A princípio, quanto  maior for a superfície de exposição da água, melhor será o nível de evaporação. Quando o vapor da água volta com a camada mais fria, a água retorna ao estado líquido acarretando nuvens. Quando o acúmulo for maior a formação é de chuva. Quando no solo existe a infiltração da água de chuva e da neve, ocorre os lençóis freáticos. A água do solo é incorporada pelas raízes das plantas . Por meio da transpiração, as plantas eliminam água do estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. E na cadeia alimentar, as plantas, pelos frutos, raízes, sementes e folhas, transferem água para os seus consumidores. Além do que é ingerido pela refeição, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. Devolvem o líquido para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes. Essa água evapora e retorna à atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de água é permanente.

Água, muito citada ultimamente devido a sua escassez por sua má utilização e pelo próprio consumo, quando falasse da água doce, a consumida pela população. Pois o planeta é constituído por dois terços de água. Encontrada nos oceanos, mares, rios, lagoas, lagos, nas geleiras e até mesmo na atmosfera.

A água pode ser encontrada em três formas distintas: líquida, sólida e gasosa. O mais comum é no seu estado líquido, mas devido a reações provocadas por outros elementos ela pode transitar para o sólido e gasoso também.

O ciclo da água é importante para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos, pois todos necessitam de água para viver, por isso seu uso consciente é vital.

Para elucidar melhor o assunto, não podemos esquecer que o nosso planeta possui mais água do que terra, e estamos interligados no processo de evaporação. Após esta evaporação a água atinge a atmosfera e quando ela atinge temperaturas baixas a mesma se transforma em estado líquido. Quando ocorre a saturação das nuvens ocorrem chuvas, granizos ou neve, atingindo assim a superfície terrestre e abastecendo o lençol freático.

Veja abaixo passo a passo este ciclo:

https://www.infoescola.com/biologia/fotossintese/

https://ciencia.hsw.uol.com.br/planeta-terra1.htm

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua5.php

mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-ciclo-agua.htm

Por Redação e Telmo Falk


Veja também: