Ideologias políticas: Liberalismo, Absolutismo, Socialismo e Capitalismo

Veja neste artigo as diferenças entre algumas ideologias políticas, como o Liberalismo, Absolutismo, Socialismo e Capitalismo. Questões econômicas e sociais são analisadas também.

» Página Inicial

As ideologias políticas estão em todas as partes e elas fundamentam de maneira muito decisiva atitude de governos e políticos pelo mundo afora. A cada eleição, dependendo de quem vence a corrida, entra em cena também a ideologia política que ele o seu partido defende.

Apesar de se tratar de ideologias, na prática elas exercem papel importante e decisiva nos rumos em que um país, estado ou município vai tomar. É normal alguns grupos beneficiarem com uma certa ideologia, enquanto outros grupos se beneficiariam de outros tipos de ideologia. Assim a discussão entre grupos opostos é constante e de certa forma até a justificativa, pois de alguma forma elas entram em cena hora para beneficiar um, hora para beneficiar o outro.

Veja abaixo um resumo das principais ideologias políticas e a suas implicações em termos mais práticos:

Liberalismo

Liberalismo é o sistema político econômico com base na liberdade política e econômica.

E iniciou-se no século XVII através da ideologia proclamada pelo filósofo inglês John Lock.  O liberalismo marcou a idade média e se estendeu por séculos diante. A finalidade dos pensadores da época era cessar as guerras religiosas e melhorar as vidas das pessoas naquele momento.

O movimento ganhou força através do filósofo escocês Adam Smith no século XVIII. No entanto, nem todos os governos tiveram boa aceitação ao movimento, como aconteceu na Revolução Russa, onde o episódio foi praticamente anilado. Em outros países como nos Estados Unidos o liberalismo foi responsável por tornar o país na maior democracia do mundo.

O liberalismo deu a luz ao Capitalismo e ao término da Segunda Guerra Mundial o mundo ficou dividido entre dois sistemas: O Sistema Liberal, conhecido como Capitalista dominado pelos Estados Unidos e o Sistema Socialista liderado pela União Soviética.

Um ponto positivo do liberalismo foi o surgimento da democracia, mas os críticos políticos destacam também a desigualdade social, a pobreza e a exploração do trabalhador.

Veja neste link diversos vídeos sobre o liberalismo.

Absolutismo

Durante o período dos Séculos XV e XVIII, o Absolutismo foi predominante no sistema político dos países da Europa e foi o responsável pelas mudanças que ocorreram no continente no final da Idade Média. Suas principais características foram:

A centralização do poder ficava inteiramente nas mãos do rei. Ele criava as leis sem a aprovação do povo. Impostos e tributos eram criados conforme a necessidade do reino, como gastos com a manutenção de uma guerra, por exemplo. A burguesia o apoiava e em troca o rei procurava unificar a moeda e  fornecia segurança.

O rei também interferia nos assuntos religiosos chegando ao controle do clero e usava de extrema violência sob o povo, tendo o direito de vida ou morte sobre qualquer um.

O sistema econômico desta época foi o Mercantilismo, em que se procurava diminuir as importações, incentivar as exportações e explorar as colônias de maneira a cada vez mais enriquecer os cofres dos reinos.

Alguns reis desta época: Henrique VIII e Elizabeth I da Inglaterra e Luis XIV, dinastia dos Bourbons.

Veja neste link diversos vídeos sobre o absolutismo.

Capitalismo

Casa Branca: Sede do governo americano e símbolo da democracia contemporânea

Capitalismo é o princípio político em que a distribuição da renda fica nas mãos das instituições privadas com fins lucrativos. Os lucros, as ofertas, os preços são decididos pelos empresários, que vendem seus produtos, serviços, investem, criam com livre decisão e o governo pouco interfere. Os donos das empresas ficam com os lucros, embora atualmente em algumas empresas brasileiras, no final do ano dividem resultados através do PLR (Participação dos lucros e resultados). É o sistema dominante no mundo e originário do liberalismo.

É um sistema que incentiva o crescimento econômico, há liberdade nas negociações, proporcionando a criatividade, o individualismo e a competitividade social, em que a maioria quer um “lugar ao sol” e isto a qualquer preço. Segundo os americanos, o capitalismo simboliza a liberdade, porque cada um pode ser dono do seu próprio negócio.

Veja neste link diversos vídeos sobre o capitalismo

Socialismo

O socialismo é o sistema político em que o governo controla toda a distribuição de renda do país procurando reparti-la de maneira igual entre todos. Qualquer propriedade deve ser pública ou coletiva, e o governo deve proporcionar igualdade de oportunidades e meios a todos de maneira a não haver injustiças sociais, e todos possam ter acesso a saúde, educação e salários similares.

Segundo Karl Max o socialismo derruba classe dos mais ricos e conclui que somente com a derrota da burguesia é possível  a ascensão dos trabalhadores.

Não há um sistema político perfeito. Tanto o Capitalismo como o Socialismo trouxeram benefícios e malefícios à sociedade. Um trouxe enriquecimento exarcebado para uns e empobrecimento de outros, porém, há oportunidades maiores para o crescimento pessoal e individual. No outro, o ideal de igualdade é bem vindo, porém a história mostrou que mesmo com a divisão dos bens, os pobres continuaram pobres, e muitos governos não souberam administrar os bens de maneira a ascender economicamente seus países. A maior representação da derrota do Socialismo foi à queda do muro de Berlim, em 1989.

Segundo o poeta e ex-militante do partido comunista, Ferreira Gullar, a ideia do capitalismo, ou seja, a competição, o individualismo, o egoísmo, a necessidade de se sobressair entre os outros é algo que já nasce com o ser humano e não tem como o socialismo prevalecer ainda que proponha a igualdade entre todos.

Alguns filósofos defendem este impasse sugerindo um sistema de governo misto, onde o governo controlaria algumas áreas e deixaria livre outras para o sistema privado proporcionando igualdade social sem massacrar a individualidade natural do ser humano.

Veja neste link diversos vídeos sobre o socialismo.


Veja também: