Curso Superior em Gestão Ambiental. Faculdade EAD e Presencial.

Conheça o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental que é oferecido na modalidade EAD e presencial. Saiba quais são as faculdades e universidades que oferecem este curso. [24|TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL]

» Página Inicial

Muita gente acredita que, para aquelas pessoas que gostam de ciências biológicas, a única área de atuação e formação possível é a biologia. Mas a verdade é a relação com os seres vivos e o meio ambiente também é a chave para quem quer fazer um curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

O bacharel nessa área tem como principal motivação conseguir entender a relação entre o homem e o meio ambiente em que ele vive, além de garantir que o homem use de maneira racional os recursos naturais que tem disponível, assim como realizar a preservação da biodiversidade.

Entre suas atividades estão o desenvolvimento e também a implementação de programas de educação ambiental, como, por exemplo, a reciclagem e reuso de água. Por isso, é esse profissional quem também estuda e analisa os impactos sobre a água, solo e até mesmo a qualidade de ar, assim como a exploração de recursos minerais por meio da intervenção humana e a análise de técnicas que não sejam tão danosas ao meio ambiente.

Veja um vídeo com uma aula do curso de Gestão Ambiental da Unimonte Santos:

Durante o curso, o estudante de Tecnologia em Gestão Ambiental estuda as ciências da natureza, biologia, química, física, geologia, meteorologia, geoprocessamento, técnicas de análises de água, solo e ar, além de sistemas gerenciais e também legislação ambiental.

O mercado de trabalho para o profissional formado em Tecnologia em Gestão Ambiental

Atualmente, percebemos uma preocupação maior com o meio ambiente e com os recursos naturais, e isso se dá por conta da iminência de crises hídricas e de energia. Por isso, é cada vez mais comum que os seres humanos cobrem de políticos e empresas privadas a preservação de recursos esgotáveis e a exploração consciente desses mesmos recursos. Com isso, as oportunidades se abrem tanto no setor privado como no setor público, seja em agroindústrias, obras municipais, secretarias do meio ambiente, indústrias de mineração, gás e petróleo, entre outros.

No mercado de trabalho, o formado em Gestão Ambiental pode atuar em florestas degradadas, ecossistemas variados, tanto no campo, quanto na cidade. A profissão ainda não é regulamentada, mesmo que exista uma proposta que busque essa regulamentação. Também é possível atuar como tecnólogo.

Onde encontrar o curso de Gestão Ambiental?

Veja abaixo uma tabela com os melhores cursos segundo a avaliação do MEC (CPC-2012)


 
Veja também: