Tipos de comunicação: Verbal e oral, escrita e assertiva
Perguntas e respostas sobre tipos de comunicação, como verbal, não verbal, oral, escrita e assertiva. Veja abaixo as definições de cada uma delas, com vários exemplos práticos e usados em nosso cotidiano como forma de comunicação.
Nossa vida seria impossível sem que nos comunicássemos com outras pessoas e porque não dizer com os animais e principalmente com Deus. Com pessoas falamos, gesticulamos, escrevemos e outras formas. Com muitos tipos de animais, fazemos praticamente a mesma coisa, exceto a escrita.
Com Deus nos comunicamos com palavras, com atitudes e sobretudo com as ações de nosso coração. Mesmo aqueles que não acreditam em Deus acabam se comunicando, ou seja, com sua indiferença, desprezo, rebeldia e outros.
Comunicação é a capacidade de partilhar, participar ou tornar comum. Através da comunicação os animais e os seres humanos partilham diferentes informações entre si. Existem vários tipos de comunicação, as principais são: verbal, não verbal, oral, escrita e assertiva.
Veja abaixo as definições de cada uma delas.
Verbal
A comunicação verbal é a forma mais utilizada de se comunicar e relacionar, isso porque ela tem uma grande capacidade de transmitir ideias e expressar pensamentos, seja qual for o nível de complexidade. A comunicação verbal abrange a escrita e a oralidade. Assim, ela está inserida no nosso dia a dia, em diversas situações de convívio social e corporativo. Para que seja eficaz, a comunicação verbal deve ocorrer na forma passiva e ativa. A primeira é quando recebemos a mensagem - seja ouvindo alguma fala ou lendo uma mensagem -, enquanto a segunda forma nós somos o emissor da mensagem, ou seja, nos comunicamos por meio da fala ou escrita.
Exemplos de comunicação verbal
- Rádio - comunicação oral
- Jornais, revistas, livros e similares - comunicação escrita
- TV - comunicação oral e escrita (caracteres na tela)
- Conversas com outras pessoas - comunicação oral
- Interação nas redes sociais e na internet como um todo - pode ser oral ou escrita. Um exemplo disso é a comunicação por mensagens no Whasapp que pode incluir as duas formas de comunicação.
Desta forma a comunicação verbal está dividida em oral e escrita, como pode ser melhor exemplificado abaixo:
Oral
A comunicação oral é a forma mais direta de se comunicar, já que para que ela ocorra é preciso ter a presença do emissor e receptor - não necessariamente no mesmo local, mas no mesmo momento. Além da conversa pessoalmente, há outras formas de realizar a comunicação oral, como o rádio ou telefones. Para se ter uma boa comunicação oral e transmitir a mensagem de forma eficaz, é preciso falar com naturalidade, ter uma postura simpática e confiante, desenvoltura, entre outras características. A comunicação oral tem o poder de deixar a mensagem clara, contornando mal entendidos ou situação inesperadas.
Problemas na comunicação oral
Os principais problemas na comunicação oral estão relacionados com os níveis de compreensão de que as pessoas têm desses maios. Não é incomum alguém disser que foi mal compreendido, isto porque ele falou uma coisa e a pessoa entendeu outra.
Este problema pode estar relacionado com o emissor que não conseguiu transmitir a ideia de maneira correta ou com o emissor que possui certa limitação de compreensão.
Alguns exemplos de problemas na comunicação oral:
- Linguagem rebuscada: Quando alguém usa uma linguagem muito rebuscada com muita formalidade. Este tipo de comunicação pode soar estranho para pessoas mais simples;
- Informalidade: Quando alguém abusa da informalidade e gírias, por exemplo. Neste caso ele poderá usar expressões completamente desconhecidas de outras pessoas ou que transmitam ideias diferentes do que de fato é;
- Regionalismo: Quando usamos o regionalismo que são expressões muito usadas e comuns em uma região, as vezes desconhecidas ou mal compreendidas em outras. O Brasil é rico nisso. Madioca pode ser macaxeira ou aipim, dependendo da região. Assim, como o pãozinho do café da manhã pode ser pão de sal, pão francês, filão, filãozinho ou até a estranha expressão cacetinho. Chegar de manhã em uma padaria em São Paulo ou Minas Gerais e pedir meia dúzia de cacetinho, pode causar uma confusão significativa.
Escrita
A grande diferença da comunicação escrita está no fato do receptor não estar, necessariamente, presente na conversa. Dessa forma, a comunicação escrita pode ser vista como um monólogo, onde o emissor transmite através da palavra escrita o que ele quer dizer e o receptor pode receber a mensagem futuramente. É preciso tomar cuidado com a forma da escrita, já que a interpretação do receptor pode ser diferente do objetivo inicial da mensagem.
Assim como acontece na comunicação oral, a comunicação escrita também tem lá seus percalços. Embora seja mais fácil comunicar de maneira escrita, uma vez que esta permite uma revisão antes de ser enviada, ainda assim ela não estará livre de problemas.
Alguns exemplos de problemas na comunicação escrita:
- Basicamente os mesmos problemas citados acima na comunicação oral, desde que não explicados.
Não verbal
Diferente da comunicação verbal, a comunicação não verbal é feita através de códigos, gestos, sinais, expressões faciais e corporais e de imagens. Apesar de não usarmos da mesma forma que a comunicação verbal, necessitando de um passivo e ativo, a comunicação não verbal está muito presente no nosso cotidiano. Por exemplo, sinais de trânsito, linguagem por meio de libras e sinais são formas de comunicação não verbal.
A comunicação não verbal tem uma grande vantagem: ela é universal em muitos sentidos. Assim se você chegar em outro país e não souber falar a língua das pessoas dali, poderá ainda usar gestos e expressões que poderão ser captadas e entendidas pelas pessoas. Isto acontece com muita frequência quando precisamos nos comunicar com pessoas que falam outros idiomas.
Exemplos de comunicação não verbal
- Placas de trânsito: Vale lembrar que elas usam símbolos, mas também cores, sendo as vermelhas como regulamentação, as amarelas como advertências, as azuis como serviços auxiliares e assim por diante.
- Faixas no solo: Usadas em locais públicos para organizar filas, estabelecer distanciamento social, indicar direção, entre outros.
- Gestos e mímica: É um bom exemplo de uso de gestos para representar uma mensagem. Mas podemos considerar os gestos de maneira geral como uma excelente forma de comunicação. Os gestos, como explicados acima, fazem parte da linguem universal e que pode ser compreendida por pessoas que falam outros idiomas.
- Dentre outros.
Assertiva
É fundamental ser assertivo para que a mensagem chegue clara ao receptor. Para isso, é necessário se comunicar de maneira direta, sincera, clara e honesta. Um emissor é assertivo quando ele consegue manifestar suas ideias e pensamentos de forma clara e sem desrespeitar o próximo. Isso pode ser feito em todas as formas de comunicação, seja verbal seja não verbal. Uma comunicação que não é assertiva pode trazer falha na mensagem, ocasionando uma série de erros e problemas.
Para ser assertivo, o emissor deve ser honesto, direto, transparente, claro, além de transmitir respeito e conhecimento ao receptor.
Há outros tipos de comunicação?
Sim, há outras formas de se comunicar, que podem depender do grau de intimidade e relacionamento do emissor e receptor, como comunicação por olhar por exemplo. Há ainda a comunicação corporal, a linguagem brasileira de sinais - Libras que feita por gestos, dentre outras.
Por Redaweb e redação
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