Tipos de valores: morais e sociais, éticos e religiosos

Perguntas e respostas sobre tipos de valores. O que são Valores morais e sociais, éticos e religiosos, estéticos e outras formas de valores. Veja a nossa FAQ.

» Página Inicial


O que são valores?

Valores são características que definem pessoas e grupos, bem como os seus respectivos modos de agir em sociedade. Adquiridos de berço ou ao longo da vida, os valores determinam como o indivíduo é, a sua verdadeira essência, enquanto ajudam no controle e na manutenção da sociedade também.

Geralmente eles não mudam ao longo da vida, mas pode mudar, e quando isso acontece é comum haver uma postura diferente da pessoa em relação ao seu comportamento anterior.

Veja abaixo alguns dos principais valores que podemos ter:

Tipos de valores

Morais

Os valores morais ditam o funcionamento da sociedade e foram preestabelecidos ao longo dos anos. É um valor moral não trair, por exemplo. Grande parte da sociedade só consegue viver harmoniosamente graças a estes valores que são até mesmo confundidos com regras e leis.

Os valores morais são diferentes de uma sociedade para outra, isto causa alguns problemas quando uma pessoa viaja para outro país, por exemplo. Há inúmeros relatos de pessoas que ficam escandalizadas ao vir no Brasil e visitar uma praia do Rio de Janeiro, por exemplo.

É inegável que no Brasil e em boa parte dos países, há um enorme declínio dos valores morais estabelecidos pelas sociedades passadas.

Sociais

Os valores sociais também contribuem com o convívio das pessoas em sociedade. Dentre eles, o respeito é sem dúvida o maior valor a se destacar nesta categoria, pois sem ele não há meios de superar as diferenças. Outros valores sociais importantes são o compartilhamento e o diálogo.

Neste tipo entra aquilo que usamos para conviver de forma harmoniosa com nossa família, no ambiente de trabalho, nos espaços públicos, entre outros.

São exemplos o respeito às pessoas, especialmente às diferenças entre elas, a cordialidade que é muito necessária, o diálogo saudável que produz resultados muito positivos, entre outros.

Éticos

Pode-se dizer que ética corresponde a um aglomerado de preceitos e regras que atuam diretamente com a moral das pessoas. Motivando ou até mesmo distorcendo princípios, ética é aquilo que é o mais certo a se fazer.

Ética é algo muito difícil de definir e pode ser que ela tenha significados diferentes para as pessoas, mas pode-se dizer que ela é o fundamento da moral, que pode ser um conjunto de regras de conduta que torna uma pessoa leal, transparente e que nutre pelos mais elevados valores que uma sociedade possa ter.

Fazer coisas éticas é mostrar o que faz, como faz e porque faz. Não há o que esconder, pois é proveitoso.

Religiosos

A fé é o principal valor religioso independentemente da crença ou religião de uma pessoa. Seja ela católica, evangélica ou espírita, acreditar em um Deus supremo é o que mantém essa categoria de valores. Apesar de estarem se adaptando ao século, parte dos valores religiosos continuarão os mesmos, como a caridade e a esperança num amanhã melhor.

A religião sempre esteve no centro das sociedades e no caso do Brasil e de boa parte dos países ocidentais foi o Cristianismo que estabeleceu os valores para a construção das sociedades.

Atualmente há dois grandes segmentos do cristianismo: católicos e evangélicos.

Materiais

Valores materiais correspondem a tudo aquilo que o corpo humano precisa para sobreviver e se satisfazer em seu dia a dia. Desde o alimento, que é essencial para a manutenção corpórea, até bens materiais supérfluos, é tudo aquilo pelo qual se gasta dinheiro para obter e chamar de seu.

Dentro deste tipo de valor tem surgido o que ficou conhecido como consumismo que é uma super valorização das questões materiais como uma forma não apenas de necessidade, mas de realização. Em outras palavras é possível dizer que algumas pessoas tem seus valores pautados no que compram, no quem tem ou naquilo que desejam comprar.

Esta prática fez surgir uma nova sociedade que está em movimento o tempo todo, nutre de escassez de tempo e uma necessidade urgente de realizar e consumir.

Estéticos

Valores estéticos, por sua vez, dizem respeito à aparência, vestimenta e estrutura corporal. A sociedade impõe muitos padrões como valores estéticos e se esquece da diversidade entre as pessoas, provocando problemas de saúde e emocionais, como a anorexia, por exemplo, um efeito da baixa estima que algumas pessoas têm de si mesmas.

Muitos enxergam problemas no comportamento de pessoas que visam os valores estéticos de forma extremada. Normalmente nunca estão satisfeitos, pois sempre haverá padrões mais elevados a serem cumpridos. A televisão e o cinema contribuiu muito para criar as figuras e modas que as pessoas deveriam seguir.

Todas as pessoas tem valores?

Sim. Mesmo que não se observe alguns dos mostrados acima, é certo que de alguma forma nutrimos de pelo menos alguns valores. Dizem que mesmo os canibais nutrem de valores, pois eles não comem as pessoas da família deles e isto é um exemplo de valor.

Os valores são importantíssimos para a manutenção da vida em comunidade, bem como da qualidade desta vida.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade