Flexão dos substantivos: grau, número e gênero

Os substantivos são palavras em português usadas para definir alguma coisa. Existe contudo a flexão dos substantivos que pode ser feito em grau, número e gênero. Veja neste artigo como funciona a flexão e a sua aplicação na prática.

» Página Inicial

Entender como funciona a língua portuguesa, ou melhor compreender suas regras e classificações para utilizar de forma adequada em nosso dia a dia e assim poder melhorar nossa comunicação é muito importante para nossa vida.

Os substantivos como sabemos são palavras que nomeiam seres reais, imaginários, concretos e abstratos, o substantivo é uma classe gramatical que pode ter classificações que definem seus significados e a forma adequada de utiliza-los.

Os substantivos são classe gramaticais que são divididas em variáveis e invariáveis, ou seja, pode ter flexão de substantivo e dessa forma mudar o substantivo em relação a gênero, número e grau, a partir do momento que se entende como funciona essas flexões fica fácil aplica-las.

Flexão dos substantivos

Flexão de gênero

Os substantivos podem ser classificados de diferentes maneiras e é necessário que compreendemos essa utilização e sua funcionalidade para que possamos aplica-la de maneira adequada no nosso dia a dia.

A Flexão de gênero relacionada ao substantivo é relacionado ao feminino e masculino, são palavras que são acompanhadas de artigos antes ou no final que irão determinar o gênero de cada palavra, geralmente é usado ‘’a’’ para o feminino e ‘’o’’ para o masculino, porem vale ressaltar que nem todas as palavras de substantivos masculinos são terminadas em “o”.

Exemplos de flexão de gênero:

Masculino:

Feminino:

Flexão de numero

Muitas pessoas têm duvida do que realmente é a flexão de número do substantivo, pois a maioria das pessoas não entendem direito a que se refere ou como estar utilizando isso no dia a dia, porém é muito mais simples que se imagina.

A flexão de número do substantivo nada mais é do que a definição do substantivo em singular ou plural e para sabermos se um substantivo está no plural a palavra será terminada em “s”, porem quando a palavra termina em “l” troca-se por “is” para definir o plural, já os substantivos terminados em “r” e “z” é preciso acrescentar “es”.

No substantivo terminado em “s” se a palavra cor paroxítona é invariável seu plural, se for oxítona é possível acrescentar “es”, os substantivos terminados com “n” acrescenta-se “es” ou “s”, palavras terminadas em “m” acrescenta-se o “ens”, palavras terminadas em “x “ são invariáveis já as terminadas em “ão” pode ter três variações sendo “ões”, “ães”, “ãos” para definir o plural.

Exemplos de flexão de numero:

Singular:

Plural:

Flexão de grau

A língua portuguesa é repleta de regras e classificações que são feitas para que compreendemos a forma adequada de transmitir uma mensagem de forma que a mesma faça sentido, por isso é importante conhecer as divisões da língua portuguesa, incluindo as classificações que ocorre com os substantivos.

Na flexão de grau os substantivos variam entre diminuitivo e aumentativo das palavras, a flexão de grau do substantivo é feita basicamente em dois processos, sendo sintético que ocorre o acréscimo de sufixos ao grau normal e analítico que o quando o substantivo é modificado pelo adjetivo dando a ideia de aumento ou diminuição.

Exemplos de flexão de grau:

Exercícios de flexão do substantivo

A melhor maneira de usar os substantivos é entendendo suas regras e divisões e para reforçar o que se é aprendido a melhor maneira ainda é a pratica de atividades sobre o tema abordado.

  1. escolha a alternativa que todos os substantivos possuem gênero feminino
  2. a) duquesa, poetisa, amazona;
  3. b) maria, cobra, sol;
  4. c) melancia, girassol, fruta;
  5. d) barão, ré, embaixadora;
  6. indique o plural das palavras abaixo:
  7. a) atriz:
  8. b) amor:
  9. c) velho:
  10. d) tórax:
  11. indique (A) para aumentativo e (d) para diminutivo dos substantivos abaixo:
  12. a) Faquinha ( ).
  13. b) ricaço ( ).
  14. c) casita ( ).
  15. d) papelão ( ).


 
Veja também: