O que é estrangeirismo em português e como identificar?

Você sabe o que é estrangeirismo em português e como identificar nas palavras que usamos no cotidiano? Algumas dessas palavras foram adaptadas ao nosso idioma, outras são pronunciadas na sua forma original. Veja.

» Página Inicial

Existem estudiosos e professores de língua portuguesa que veem o estrangeirismo como algo ruim, que ameaça e empobrece o português, mas as coisas não são bem assim. É preciso saber mais sobre a questão e ter bom senso e não ser radical.

O que é o estrangeirismo

O estrangeirismo é o procedimento de incluir palavras de origem estrangeira em nosso vocabulário cotidiano. Geralmente elas entram em nossa língua por diversos motivos, como avanços tecnológicos, motivos históricos, políticos, culturais, etc. Normalmente essas palavras passam por um processo de aportuguesamento, tanto gráfico quanto fonológico.

A Academia Brasileira de Letras é o órgão responsável pelo Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa, que acompanha e tem função presente no aportuguesamento das palavras. Muitas vezes as pessoas já estão tão habituadas com os estrangeirismos que nem percebem a sua presença, ou não sabem que muitas palavras têm a sua origem em outros idiomas.

Estrangeirismo

Tipos de estrangeirismo

O estrangeirismo possui dois tipos, que falaremos a seguir:

Com aportuguesamento

Abaixo, podemos ver uma lista de palavras que já estão tão enraizadas que já passaram pelo processo de aportuguesamento:

Sem aportuguesamento

Abaixo, podemos ver uma lista de palavras que todos usamos em nosso dia-a-dia, mas que até o presente momento estão mantidas com a grafia e a pronúncia originais, da língua mãe:


 
Veja também: