Sílabas tônicas, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

Veja este artigo sobre as sílabas tônicas e a classificação das sílabas em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Veja ainda quando e qual sílaba deve ser acentuada com diversos exemplos de palavras que recebem os acentos devidos.

» Página Inicial

Para quem não gosta da gramática da língua portuguesa, estas três palavrinhas sempre foram um tormento principalmente para decorar nas primeiras séries escolares. Afinal para quê colocar nomes tão complicados para estas coisas? Não adianta ficar reclamando, pois regras são regras, o melhor é entender cada uma delas, e seguir um modo mais fácil de entendê-las de uma vez por todas.

As palavras possuem sílabas tônicas, ou seja, sílabas com uma entonação mais forte que a outra, por exemplo: você não diz codígo ou codigó, e sim código, com acento na sílaba tônica "có". As sílabas tônicas são aquelas com a entonação mais forte. Às vezes, são acentuadas ou não dependendo da regra gramatical. Para classificar a sílaba tônica, deve-se contar da direita para esquerda. Voltando à palavra código. "go" é a primeira sílaba, "ni" é a segunda sílaba, e "có" é a terceira sílaba. A sílaba tônica, é a mais “forte”, é “co” e neste caso é acentuada.

Oxítonas

Oxítonas são as palavras cuja sílaba tônica encontra-se na primeira sílaba, da direita para a esquerda. Exemplos: café, amém, Jesus, tatu, amor, macarrão, entre outras.

São acentuadas as oxítonas terminadas em a,as; e,es; o,os e em,ens. Ex: curió, nós, sabiá, também, cajá, você.

Se a oxítona terminar em i ou em u (us), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, Piauí

Obs.: As paroxítonas que apresentam as mesmas terminações, NÃO SÃO ACENTUADAS.

Paroxítonas

Paroxítonas são as palavras cuja sílaba tônica se encontra na segunda sílaba, da direita para esquerda. Exemplo: carteira, alface, pipoca, cebola, macarronada, espinafre, mistura. Para saber se recebem ou não acentos, segundo o novo acordo ortográfico deve-se observar:

Acentua-se todas as paroxítonas terminadas em R, X, N, L e em: i, is, ã, ãs, aos, uns um, uns e os;

Exemplos, revólver, tórax, hífen, amável, pônei, júri, lápis, órfã, irmãs, sótão. Órgãos, bônus, álbuns.

De acordo com as novas regras, não mais se acentuam os ditongos aberto “ei”, “oi”, como nos exemplos: heroico, jiboia, ideia, assembleia.

Proparoxítonas

Proparoxítonas são as palavras cuja sílaba tônica encontra-se na terceira sílaba, da direita para a esquerda. E todas são acentuadas, sem exceção. Exemplo: lâmpada, árvore, tônica, código, entre outras.

As sílabas restantes da palavra são átonas, ou seja, devem ser pronunciadas com menos intensidade. Para ser considerada proparoxítona, uma palavra deve conter pelo menos três sílabas.

Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente. Vamos conferir alguns exemplos:

Proparoxítonas aparentes

De acordo com as regras do novo acordo ortográfico, as proparoxítonas aparentes são na verdade paroxítonas que terminam em ea, eo, ia, ie, io, ao, ua, e uo. Veja alguns exemplos:

Algumas palavras foram consideradas proparoxítonas por causa do acento, mas foram escritas erroneamente:

Correto: Avaro / Errado: Ávaro

Correto: Rubrica / Errado: Rúbrica

Correto: Filantropo / Errado: Filântropo

Correto: Recorde / Errado: Récorde

Correto: Alcoolemia / Errado: Alcoolêmia

Correto: Pudico / Errado: Púdico

Correto: Libido / Errado: Líbido

Reforçando o aprendizado

Para ficar bem claro sobre a diferença entre palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, vamos conferir as seguintes dicas:

1 - As palavras terminadas em a, e, e o (com ou sem s), são paroxítonas: casas, casa, livro, livros;

2 - As palavras terminadas em i e u, com ou sem consoantes, são oxítonas: tupi, tupis, cajus, urubu, partir;

3 - Todas as proparoxítonas são acentuadas;

4 - São acentuadas as oxítonas terminadas em: a, e, e o (com ou sem s): está, estás, cantá-la, vendê-lo, vocês;

5 - Acentuam-se as paroxítonas terminadas em: a, e, e o (com consoantes diferentes de s): tórax, projétil. Exceto as paroxítonas terminadas em: am, em e ens – amam, jovem, jovens, item e itens;

6 - São acentuadas as paroxítonas terminadas em i e u (com ou sem consoantes): táxi, álbum, álbuns, fácil;

7 - Acentua-se as paroxítonas e com ditongo: pônei, órgão, órgãos;

8 - Acentua-se as paroxítonas terminadas em ã e ãs: íma e ímas, órfã e órfãs;

9 - Acentua-se as paroxítonas seguidas de monossílabos tônicos terminados em a, e e o (com ou sem s): dá, dás, nó, nós, pôs, pô-lo, lê e lês;

10 - Acentua-se as palavras que contenham o i e o u tônicos, quando preencherem as seguintes condições:

Estudando-se basicamente esses termos, fica muito mais fácil assimilar o conteúdo e se dar bem em qualquer prova, concurso ou vestibular.


 
Veja também: