Escolas profissionalizantes. Melhores escolas e cursos

Perguntas e respostas sobre escolas técnicas ou profissionalizantes. Tire suas dúvidas sobre os cursos oferecidos, as melhores escolas e outras perguntas frequentes.

» Página Inicial

Uma escola profissionalizante é uma instituição de ensino que oferece cursos técnicos e profissionalizante, ou cursos livres. Essas instituições precisam ser legalizadas perante os órgãos públicos como a prefeitura para funcionar e ainda no caso dos cursos técnicos precisa ser credenciadas e receber autorização do MEC para oferecer tais cursos.

Geralmente ela oferece dois tipos de cursos. Os profissionalizantes ou cursos livres e os cursos técnicos. O primeiro pode ser oferecido livremente de acordo com a competência da escola, já o segundo requer autorização do MEC.

Existem cursos reconhecidos pelo MEC nessas escolas?

Sim. Os cursos técnicos requerem autorização para funcionar, eles são fiscalizados e são tratados com bastante rigor, a exemplo do que acontece já com os cursos superiores.

Normalmente são as secretarias estaduais de educação que desenvolve o trabalho de fiscalização.

Quais as melhores escolas técnicas do Brasil?

Escolas profissionalizantes

É difícil dizer quais são as melhores escolas técnicas sem conhecer cada uma delas ou ter um indicador confiável para isto. Na educação superior o MEC usa o conceito de curso para avaliar a qualidade dos cursos e consequentemente das instituições de ensino superior, mas na educação técnica ainda não temos um conceito.

O que podemos afirmar é que existem escolas mais conhecidas e muito reconhecidas pela qualidade de seus cursos. Dentre elas podemos destacar as seguintes:

Existe uma lista de escolas que o Ministério da Educação recomenda?

O MEC, como órgão máximo da educação é o principal fiscalizador, mas ele não recomenda escolas específicas. Contudo, existe um sistema de consulta pública das Escolas e Cursos Técnicos Regulares nos Sistemas de Ensino e Cadastradas no MEC. Este sistema e esta consulta pode ser acessado pelo site: https://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino

Como saber se uma escola profissionalizante é boa para estudar?

Creio que exista alguns procedimentos a serem feitos para garantir ou pelo menos minimizar as chances de errar na hora de escolher uma escola profissionalizante. Três dicas:

Vale a pena fazer um curso técnico ou é melhor ir direto para a faculdade?

Em muitos casos, ex-alunos de cursos técnicos que foram para a faculdade relatam maior facilidade com o curso superior, pois a formação técnica ajudou na construção do conhecimento que agora está sendo aprofundado. Isto acontece pois ao ingressarem na educação superior, esses alunos já levam uma certa bagagem e conhecimento mais prático.

Outros podem acreditar que é melhor ganhar tempo e ir direto para a faculdade. Logo, creio que cada pessoa precisa analisar e optar pelo caminho mais adequado.

Quais os melhores cursos técnicos?

Os cursos técnicos não concorrem entre si, logo não é possível estabelecer uma comparação entre eles justificando um ser melhor do que o outro. Existe na verdade aqueles que são mais procurados, como o técnico de informática, publicidade, administração, segurança no trabalho, enfermagem, estética, entre outros.

Quais os cursos técnicos existentes?

De acordo com o Ministério da Educação os cursos técnicos que podem ser ofertados pelas escolas técnicas no Brasil são os seguintes (separados por área de atuação):

Cursos Técnicos em Ambiente, Saúde e Segurança

Cursos Técnicos em Apoio Educacional

Cursos Técnicos em Controle e Processos Industriais

Cursos Técnicos em Gestão e Negócios

Cursos Técnicos em Hospitalidade e Lazer

Cursos Técnicos em Informação e Comunicação

Cursos Técnicos em Infraestrutura

Cursos Técnicos na Área Militar

Cursos Técnicos em Produção Alimentícia

Cursos Técnicos em Produção Cultural e Design

Cursos Técnicos em Produção Industrial

Cursos Técnicos em Recursos Naturais


 
Veja também: