Adjetivo simples, irregulares, composto e negativos
Um adjetivo pode ser considerado simples ou composto, ele pode ser irregulares e pode ser negativo. Veja a explicação de cada um deles e os exemplos que demonstram sua aplicação em termos práticos.
Os adjetivos são classes de palavras muito importantes em nosso português, pois são incumbidas de um cargo extremamente fundamental: o de oferecer características ao nome.
Normalmente, este nome, a qual mencionamos está relacionado a um substantivo, que é o termo utilizado para nomear objetos, coisas e pessoas.
Enfim, em geral, o adjetivo está encarregado de atribuir qualidades ou defeitos para os substantivos, isto é, ele indicará o estado, a condição e as características de um nome.
Quando uma palavra é classificada como adjetivo ela poderá surgir nas seguintes formas: gênero – feminino ou masculino, número – singular ou plural e, por fim, grau sendo comparativo ou superlativo.
Outra forma que podemos classificar um adjetivo é verificar se ele é um termo simples, irregular, composto ou negativo. Essas classificações serão explicadas a seguir.
Mas antes é preciso dizer algumas coisas importantes acerca do adjetivo. Primeira é que ele pode aparecer antes ou depois de um substantivo, dando um sentido diferente a frase, na maioria das vezes.
Além disso, o adjetivo tem o poder de restringir um substantivo, fazendo com que se torne único dentro de um grupo, exemplo: O estudante faltou / O estudante paulista faltou.
E mais, o adjetivo tem algumas situações a função de explicar o nome ou qualquer outro substantivo, dando maior destaque as características inerentes da palavra, exemplo: A panela causou a queimadura / A panela quente causou a queimadura.
A partir de agora é possível compreender um pouco mais do assunto. Nos próximos tópicos o tem adjetivo será abordado de forma mais profunda.
Adjetivo Simples
O adjetivo simples é todo o adjetivo que usualmente encontramos em uma frase ou acompanhando um substantivo. Ele será sempre constituído por apenas um único radical ou, se preferir, elemento.
Lembrando ao leitor que radical é o mesmo que a base fundamental das palavras, ele é um elemento comum no momento da formação de palavras. Para exemplificar: casa – casinha, o radical neste termo é “–cas”.
Para entender melhor a aplicação de um adjetivo simples, veja a lista abaixo com algumas frases que exemplificam a situação:
- O menino está zangado.
- A criança é pequena.
- As roupas são curtas demais.
Adjetivos Irregulares
Em português dificilmente encontramos o termo de adjetivos irregular. Essa é uma classificação que encontramos normalmente em palavras e frases do inglês.
Entretanto, existe uma situação na qual podemos utilizar o termo adjetivo irregular que é quando nos deparamos um adjetivo superlativo sintético irregular que podem ser: ótimo, péssimo, máximo, mínimo. Esses quatro são os adjetivos irregulares.
Adjetivos Compostos
Neste tipo de classificação, temos o contrário dos adjetivos simples. Se lá era apenas um elemento, aqui serão mais de um. Você poderá encontrar dois adjetivos juntos para caracterizar um objeto ou nome de algo. Exemplo
- Sua blusa é cor verde escura.
- Lenço rosa-claro - lenços rosa-claros (último elemento no plural)
- Aquele humano animal - aqueles humanos animais (ambos elementos estão no plural)
- Camisa azul-marinho - camisas azul-marinho (adjetivos não vão para o plural)
- Menino surdo-mudo - meninos surdos-mudos (plural no adjetivo composto)
Adjetivos negativos
Outro termo muito utilizado no exterior. Aqui, em nosso português, dificilmente encontraremos o termo adjetivos negativos, pois está dentro dos defeitos e qualidades ruins.
Então, toda a vez que encontrar um adjetivo que denote algo ruim, é adjetivo negativo.
Biformes
Os adjetivos biformes são os que possuem duas formas, uma para o gênero masculino e outra para o feminino. Nestes adjetivos, o gênero feminino recebe o sufixo -a ao seu radical e o masculino –o. Mas não há regras, pode haver outras terminações.
- Ex: Ativo – ativa
- Europeu - europeia
- Um homem bonito - uma mulher bonita
- Aldeão - aldeã
- Plebeu - plebeia
Uniformes
São aqueles que possuem apenas uma forma para o gênero masculino e feminino, ou seja, não há diferença. Geralmente terminam em -a, -e, -l, -m, -r, -s ou –z.
Ex: Regular, leal, azul, pobre, contente, simples, nômade, otimista, carijó, só, cruel, fluminense, ruim, etc.
- Atestado de Antecedentes Criminais na Internet
- Consumo e economia de energia elétrica nas residências
- Diferença entre Between e Among, May e Might
- Diferença entre Gás Metano e Butano, Gás Natural GNV e GLP
- Diferença entre Governo, Estado e Nação
- Ateneu Santista, Londrina, Messejana e colégios em mais cidades
- Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos - Encceja
- Faculdade de Engenharia de Redes de Comunicação. Onde estudar?
- Faculdade de Engenharia Industrial Elétrica. Disciplinas e mercado
- Mapa mundi ou planisfério. Quem o elaborou e quais as suas versões?
- O que é crônica, tipos e cronistas famosos
- Como usar a pontuação ponto de exclamação e interrogação
- Porque aconteceu a primeira e a segunda guerra mundial
- Pronomes Interrogativos: quem, qual, quantos e outros exemplos
- Pronomes relativos: cujo, qual, quanto, que e os invariáveis
- Química orgânica e inorgânica, analítica e bioquímica
- República velha. Proclamação, constituição de 1881 e política do café com leite
- Supletivo em Porto Alegre/RS. Escolas Públicas e Particulares com EJA
- Tipos de Transportes: Aquático, Terrestre e Aéreo
- Verbo defectivo: unipessoal, impessoal e pessoal