Tipos de rios, oceanos e ondas
Confira os diferentes tipos de rios como de águas claras, brancas e pretas, oceanos como índico, pacífico, atlântico, entre outros e os tipos de ondas. Confira no artigo a seguir.
Nos rios e oceanos está boa parte da água disponível no planeta. Embora exista concentração de água em outros locais como nas geleiras, montanhas congeladas, lagos isolados de rios, entre outros. Vermos aqui os tipos de rios, oceanos e o movimento das águas nesses locais conhecidos como ondas.
Tipos de Rios
O rio é um curso natural de água, geralmente de água doce, que flui no sentido de um oceano, um mar, um lago, ou outro rio. Vale citar que quanto às águas, podemos definir o rio em três tipos: rios de águas brancas, rios de águas pretas e rios de águas claras.
Os rios de águas brancas são os que possuem águas que carregam enormes quantidades de sólidos em suspensão, como cálcio e magnésio, o que os deixa com a água com uma aparência barrenta ou esbranquiçada, além de baixa visibilidade.
Os rios de águas pretas são os que nascem em regiões de sedimentos terciários. Geralmente, esses rios têm água ácida por causa das grandes quantidades de propriedades orgânicas dissolvidas, decorrentes de solos arenosos cobertos por vegetação.
Os rios de águas claras, ou águas azuis, são rios com pouca quantidade de sólidos em suspensão e possui aparência cristalina, o que lhes possibilita uma enorme visibilidade.
Tipos de oceanos
Os oceanos são grandes porções de água salgada e cobre boa parte da superfície terrestre. Do ponto de vista geográfico e político, eles podem estar classificados em cinco tipos:
Oceano Pacífico - É a maior massa marítima do mundo, localizada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul.
Oceano Atlântico - O Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, e compreende cerca de um quinto da superfície da Terra.
Oceano Índico - O Índico está localizado entre a África, a Austrália, a Ásia, e a Antártida.
Oceano Glacial Ártico - Está situado no Hemisfério Norte e em sua grande parte na região polar ártica. Saiba que é a menor, e a mais rasa das cinco grandes divisões oceânicas de todo o mundo.
Oceano Glacial Antártico - O Oceano Glacial Antártico é o conjunto das águas que banham o Continente Antártico.
Qual seria a diferença de oceano e mar?
O mar seria a parte desse oceano que etá próxima aos continentes. Quando nós pensamos na formação desses imensos corpos hídricos, você tem que retornar lá na Terra primitiva onde naquela atmosfera existiam intensos gases, alta temperatura, e grande quantidade de vapor d'água suspenso. A nossa Terra, resfria esse vapor d'água condensa e ai desce na forma líquida dai nós começamos a ter aquilo que nós formamos, os primeiros oceanos os primeiros grandes corpos d'água.
O que são ondas e os tipos de ondas?
Quando nos aproximamos da costa, as ondas quebram na região de arrebentação, criando uma enorme turbulência, além de correntes. Saiba que a arrebentação das ondas é definida em três tipos: mergulhante ou tubular, ascendente e deslizante.
Há um certo tipo de onda que é mais rara e que tem um poder de destruição absurdo o tsunami,essas ondas não são causadas pelo vento, elas acontecem a partir de um imenso deslocamento de água. É necessário algo de proporções muito grandes pra causar tamanho deslocamento de água criar ondas dessa magnitude, uma dessas possibilidades é o terremoto.
O que provoca as ondas marítimas?
As ondas que encontramos na praia são causadas pelo vento,essas ondas não são criadas necessariamente pelo vento no local onde estamos e sim do vento através do vasto oceano.O vento sopra na água criando força de pressão e flexão que desequilibram a calmaria da superfície, fazendo isso o vento transfere parte dessa energia para a água. Há vários fatores que podem influenciar quando essa energia é passada do vento para água. Mesmo que não haja uma brisa se quer na praia seria possível ver ondas gigantes se estivesse acontecendo uma tempestade em alto mar.
Mergulhante ou tubular
Arrebentação tipo mergulhante ou tubular - A onda quebra de forma violenta e abrupta, criando um tubo que desaba na quebra. Essas ondas proporcionam um impacto muito forte a quem o recebe e são perigosas.
Ascendente
Arrebentação tipo ascendente - Acontece em praias de declividade tão alta que a onda não quebra propriamente.
Deslizante
Arrebentação tipo deslizante - A onda inicia a sua quebra distante da beira da praia, de uma forma suave. Vale citar que as ondas deslizantes elevam a sua periculosidade quanto mais altas forem.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano
https://www.cem.ufpr.br/praia/pagina/pagina.php?menu=ondas_tipos
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
- Adjetivo qualificativo, explicativo e comparativo
- Adjetivo simples, irregulares, composto e negativos
- Colégio Santa Mônica. RJ Taquara, Cachambi, Campo Grande e outros
- Quando é advérbio? Como identificar e advérbio temporal
- Curso Superior de Biomedicina. Aulas, formação e profissão
- Curso Superior de Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura
- Curso superior é mais rápido ou curto e o mais barato
- Curso superior informática a graduação a distância
- DEM - Democratas
- Diferença entre economia de mercado e economia planificada
- Diferenças entre econômico e financeiro, microeconomia e macroeconomia
- Direitos e deveres dos usuários de cartão de crédito
- Escolas profissionalizantes. Melhores escolas e cursos
- Gênero do substantivo: masculino e feminino
- Limites de Velocidades nas vias urbanas, estradas e rodovias
- O que é um paradoxo? Verdade e falso paradoxo
- Sílabas tônicas, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Supletivo em Diadema/SP. Educação de Jovens e Adultos no ABCD Paulista
- Tabuada de multiplicar do 1 ao 100. Completa para imprimir
- Tipos de variáveis quantitativas, discretas e continuas