Tipos de Educação: no campo, corporativa, virtual, inclusiva

Conheça os tipos de educação ou algumas conceituações sobre tipos de educação como educação no campo, corporativa, virtual e inclusiva.

» Página Inicial

Qual o seu preparo educacional? Algumas pessoas tem o ensino superior, outras com um ensino técnico ou médio já acham que estão com sua educação suficiente, já outros só estudaram o ensino infantil ou fundamental, sendo que muitos brasileiros infelizmente, nem sequer entrou em uma escola na vida.

É triste mas a realidade do Brasil é que hoje ainda há muitas pessoas analfabetas em nosso país, além do chamado analfabetos funcionais, pessoas que tiveram acesso a escola mas por falta de interesse e até mesmo mal preparo dos professores, a pessoa não conseguiu aprender a ler e nem escrever direito e faz cálculos com dificuldade.

No Brasil do século 21, não dá mais para deixar os estudos de lado. Até quem nunca se preocupou em estudar, agora precisa correr contra o tempo para conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho e até obter um conhecimento mais amplo sobre inúmeros assuntos.

Educação no campo

educação no campo ou rural

No Brasil há vários tipos de educação além da educação intelectual básica conhecida comumente. A educação no campo por exemplo, é uma educação com escolas, salas, alunos e material didático assim como em qualquer escola ou faculdade comum, com a diferença de adequar algumas matérias ou todas de algum modo, ao modo de vida da pessoa que vive em regiões rurais.

A educação no campo tem começado a ter uma preocupação e atenção mais específica nos últimos anos, dando mais oportunidades a pessoas da região rural onde  ainda é grande no Brasil a taxa de analfabetismo.

Educação Corporativa

educação corporativa educação nas empresas

Há quem ache que porque a pessoa fez faculdade, tem pós graduação, fala mais de 2 línguas estrangeiras entre outros conhecimentos, ela não precise continuar aprendendo e tenha alguma área em que ela precise aprimorar seus conhecimentos. A chamada educação corporativa é o preparo de profissionais dentro de uma empresa ou o preparo de líderes para outros cargos e funções correlatas dentro da empresa em que trabalha.

Sabemos que com as revoluções tecnológicas a forma como aprendemos mudou.  O digital, sistema EAD, entre outros se tornou uma realidade! Porém não acompanhou a evolução do mercado.

No mundo corporativo, os líderes de fato precisam se responsabilizar por gerir pessoas – do técnico para a prática. Aí entra a Educação Corporativa, com o foco de fazer uma real revolução na Educação Executiva e tomar para si a responsabilidade de formar e capacitar seus colaboradores sem perder de vista o foco nos resultados.

Educação virtual e inclusiva

A educação virtual é a famosa educação a distância e gere o ensino através da internet, por meio de vídeo aulas e troca de e-mails ou via chat entre professores e alunos. Você pode estudar de qualquer lugar do mundo e pagando mensalidades ou taxas mais baixas do que numa escola, faculdade ou curso comum presencial e na hora que quiser.

A educação inclusiva além de ter uma participação específica na educação a distância, é mais voltada a pessoas que possuem alguma deficiência física ou mental, incluindo crianças que precisam usar cadeiras de rodas para se locomover e tendo rampas em escolas e até tendo crianças com alguma deficiência mental leve em classes de crianças saudáveis e assim promovendo uma inclusão tanto no ensino como na sociabilização dessas pessoas na comunidade.

Durante as últimas décadas, houve um desenvolvimento observável no estado social das pessoas com deficiência. Com a definição da OMS sobre os conceitos de deficiência, deficiência e incapacidade e a luz lançada sobre a responsabilidade da sociedade em relação aos seus membros prejudicados, iniciou-se uma mudança radical. O avassalador desenvolvimento tecnológico do final do século XX inseriu uma nova dimensão no debate (1). No século 21, quando quase todo mundo usa computadores, seria melhor se referir a pessoas com deficiência como usuários com necessidades especiais, já que eles têm os mesmos direitos que pessoas saudáveis ​​para aprender, trabalhar e se divertir usando ambientes virtuais gerados por computador. Surge a questão: O processo de desenvolvimento de software para usuários com necessidades especiais é diferente? Na moderna tecnologia educacional, a unidade de forma e conteúdo e seu relacionamento é uma das questões mais proeminentes. Essa unidade especial é vista nas características promissoras dos ambientes virtuais atuais.

No entanto, salas de aula futuristas não podem ter sucesso sem a incorporação de tecnologias de sala de aula intuitivas para essas crianças especiais. Está comprovado que os recursos visuais ajudam significativamente no aumento da retenção de alunos e na solução de suas profundas dificuldades de aprendizagem. Para as crianças da NEE, esse requisito agrava.

Os benefícios da Realidade Virtual na educação são bem reconhecidos, uma vez que é uma tecnologia assistiva que diminui a deficiência e cria uma ponte para o aprendizado. Realidade Virtual para crianças especiais permite maior atenção, melhoria na linguagem, habilidades espaciais, memória, maior raciocínio e aquisição de conhecimento.

A tecnologia inovadora permite que as escolas invistam em uma tecnologia que tem resultados absurdos e pode ser continuada ao longo do tempo. Investir em bons resultados de hardware no uso ao longo do tempo. O conteúdo é fácil de criar para alunos individuais, entendendo assim suas dificuldades de aprendizado e atendendo-os.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: