Documentos: certidão de reservista, casamento e certidão de óbito

Veja o que é e para que serve os documentos certidão de reservista, certidão de casamento e certidão de óbito. Documentos emitidos em situações específicas.

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Todo o cidadão possui uma variedade de documentos que são necessários para realizar determinadas atividades ou que já tenha realizado. A grande maioria dos documentos existentes são de realização obrigatória em que o seu porte nem sempre é, ressaltando ainda que alguns documentos possuem algumas restrições de que o deve fazer e possuí-lo. Dentre alguns dos documentos é possível encontra a certidão de reservista, a certidão de casamento bem como a certidão de óbito, vejamos a que se refere cada um deles.

Certidão de Reservista

A certidão de reservista é um documento retirado particularmente no Brasil por cidadãos homens após completarem seus dezoito anos de idade, é um documento de realização obrigatória do alistamento devendo comparecer em uma unidade de Junta Militar que estiver localizada próxima a sua residência, caso encontre maiores dificuldades de localização pode-se entrar em contato com a prefeitura municipal em que lhe fornecerá as informações necessárias. O licenciamento e a retirada da certidão de Reservista são gratuitos e estão dispensadas todas as mulheres dessa obrigatoriedade.

A certidão de reservista tem como objetivo comprovar que o cidadão foi incluído na reserva da Aeronáutica,Marinha e Exército.

Certidão de Casamento

A certidão de casamento é feita em um cartório de registro civil com a presença do oficial do registro civil ou em igrejas onde o casamento for realizado

A certidão de casamento consiste no que o próprio nome propõe, certificar a mudança de estado civil, passando de solteiro(a) para casado(a) em que é emitida apenas uma via o documento para o casal, contendo dados do casamento tais com, data e local além das alterações que foram realizadas caso haja tido alguma. Este documento é solicitado e realizado em um cartório de registro civil e adquirido após a realização do casamento, podendo ser realizada em dois formatos a escolha do casal, sendo uma em breve relato contendo apenas os principais dados do casamento e a assinatura no livro de registro do cartório, e a outra em verbum ad verbum que consiste de declarar todos os dados da mudança de estado civil bem com a assinatura no livro de registro do cartório.Certidões de casamento são uma celebração de uma parte especial da sua vida. Eles também são um documento pessoal importante que você pode usar como prova de seu casamento para fins oficiais, como alterar seu nome em um passaporte ou carteira de habilitação.

Certidão de óbito

Atestado de óbito

A certidão de óbito deve ser emitida simultaneamente ao momento que ouve a constatação do falecimento do cidadão, em que o órgão responsável e que deve ser procurado é um cartório de registro civil onde serão tomadas as devidas providências e solicitações quanto ao cidadão que faleceu. A certidão de óbito é um documento obrigatório devido a necessidade de se confirmar a morte do indivíduo e também que ele seja livre de obrigações possuídas enquanto se encontrava vivo, documento que pode ser emitido em dois modelos a escolha do requerente, sendo uma em breve relato constando apenas as principais informações sobre o óbito, ou a outra em inteiro teor que consiste na apresentação de todas as informações referentes ao indivíduo falecido bem como informações dos dados de seu falecimento.

Que Problemas Podem Acontecer Com Uma Certidão De Óbito?

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Certid%C3%A3o_de_%C3%B3bito

https://pt.wikipedia.org/wiki/Certid%C3%A3o_de_casamento

https://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/cidadania-documentospessoais.php

https://pis2019.com.br/certificado-de-reservista/

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


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