Ensino Fundamental e Ensino médio 1º e 2º grau, escolas e dúvidas

Perguntas e respostas sobre o ensino fundamental e médio, a comparação com o 1º e 2º grau, obrigatoriedade, anos iniciais e anos finais, ensino a distância e outras informações.

» Página Inicial


O que é o ensino fundamental?

O ensino fundamental faz parte da chamada educação básica no Brasil, é uma etapa escolar com duração de 9 anos e a matrícula nesta etapa é obrigatório para todas as crianças do país com idade de 6 a 14 anos. Ele está dividido em anos iniciais que vão do 1º ao 5º ano e anos finais que vão do 6º ao 9º ano.

Ensino fundamental

O que é o ensino médio?

O ensino médio é a etapa da educação no Brasil que vem logo após o fundamental e é composto por três anos de estudos. Ele é considerado como ensino secundário, no sentido de ser posterior ao fundamental. Ele também tem como característica ser usado como preparação dos alunos para a faculdade.

O ensino médio está em processo de mudanças no Brasil e isto ocorre em função de haver um entendimento que o modelo está ultrapassado para a atual realidade e que mudanças seriam necessárias para permitir uma formação mais adequada dos alunos. Entre as principais mudanças propostas podemos destacar as seguintes:

Veja abaixo este vídeo de uma estudante de história e ex-aluna do ensino médio, que explica com muita clareza as mudanças que deverão ocorrer:

Há muitas discussões sobre a mudança que irá ocorrer e muitos tem se posicionado de forma contrária, mas como professor eu vejo de forma positiva os esforços de tentar mudar. Se iremos alcançar os objetivos necessários, isto é outra história e só o tempo nos dirá.

Qual a relação entre ensino fundamental e médio com 1º e 2º grau?

1º e 2º grau eram os nomes usados antigamente para as mesmas etapas que hoje chamamos de fundamental e médio. A diferença é que o 1º grau era composto de 8 anos apenas e não 9 como atualmente. O 1º grau foi uma fusão do mais antigo ainda do curso primário com o ginasial.

O ensino fundamental e médio são obrigatórios?

Ensino médio

O fundamental é obrigatório e o fato de não matricular e também de não manter o aluno matriculado pode causar penalidades aos pais ou responsáveis. Já o ensino médio, apenas de ser muito necessário, não é necessariamente obrigatório. Contudo e como já salientado, ele é muito necessário para a complementação escolar do aluno e prepara-lo para o ensino superior, bem como para a própria vida.

As empresas, por exemplo, pedem constantemente a seus colaboradores o comprovante de matrícula dos filhos em idade escolar. A falta deste comprovante pode indicar que a criança ou adolescente esteja fora da escola e é uma forma de o governo monitorar e consequentemente cobrar dos pais a devida matrícula.

Na prática eu não sei o que acontece, caso a criança esteja fora da escola, mas certamente haverá intervenção do conselho tutelar a fim de identificar o problema e promover a inclusão da criança na escola. Para os pais, certamente e no mínimo um bom puxão de orelha.

Eles podem ser feitos a distância?

Não. Ambos devem ser presenciais a não ser no caso do EJA que é a Educação de Jovens e Adultos onde é possível que ambos sejam feitos a distância. Mas na escola regular o ensino deve ser presencial.

Parece que em alguns países e sob certas circunstâncias esse nível educacional pode ser feito a distância, mas não no Brasil.

Qual a diferença de fazer o ensino fundamental ou médio em escolas públicas ou privadas?

As escolas públicas são gratuitas e mantidas pelos poderes públicos, sejam eles municipais ou estaduais, já as particulares são da iniciativa privada e portanto o ensino é pago. Quanto a qualidade, as escolas particulares são na sua maioria reconhecidas por oferecer melhor infraestrutura e consequentemente uma educação de melhor qualidade, muito embora existam exceções.

Qual a diferença entre anos iniciais e anos finais do ensino fundamental?

É uma classificação que é feita e ela segue a seguinte regrinha: Anos iniciais que vão do 1º ao 5º ano e os anos finais que vão do 6º ao 9º ano. Nos anos iniciais geralmente um único professor é responsável pela turna, assemelhando ainda com a educação infantil, já nos anos finais já é adotado o modelo de um professor por matéria, dentro de suas respectivas competência e formações.

Quais as principais diferenças para o aluno dos anos iniciais e finais?

Para o aluno a grande diferença está exatamente no item explicado anteriormente, ou seja, ele que até o 5º ano estava acostumado com um único professor, agora, a partir do 6º ano começa a ter aulas com múltiplos professores e com isso pode surgir sim alguma dificuldade de adaptação, uma vez que os professores serão diferentes, com aulas diferentes, didáticas, cobranças e outros fatores também diferentes.

Qual a função do ensino fundamental?

O fundamental cumpre a função de alfabetizar a criança e o adolescente. Tanto os anos iniciais, como os finais terão seus currículos formatados visando a alfabetização, não necessariamente de ensinar a ler e escrever, pois isto os alunos já saberão, mas de conhecer as ciências fundamentais, a matemática, o domínio da língua portuguesa, o acesso a outras línguas, a história e geografia do Brasil e de partes importantes do mundo, entre outros.

Qual a função do ensino médio?

O ensino médio já cumpre um papel mais específico e embora ele seja uma sequência do ensino fundamental e portanto pode ser considerado também como nível de alfabetização, mas ele atua também como ligação entre a alfabetização e a profissionalização que é a formação superior.

Geralmente um aluno do ensino médio já está visando mais o mercado de trabalho e por esta razão em muitos casos ele é feito de forma concomitante com o ensino técnico. Outros que visam fazer faculdade já inicia a preparação para o vestibular ou ENEM com cursos preparatórios.

Uma pessoa que não fez o ensino fundamental e médio, pode fazer a qualquer tempo?

Pode. Para casos assim existe o EJA que é a Educação de Jovens e Adultos e tem a função de permitir que essas pessoas possam concluir o ensino fundamental e médio sem precisar frequentar uma sala de aula normal junto com crianças ou adolescentes.

Para fazer o EJA de ensino fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos de idade, já para o EJA de ensino médio a idade mínima é de 18 anos. No EJA os alunos concluem seus estudos geralmente na metade do tempo determinado para o ensino regular.

Esta modalidade de educação está disponível em todo o Brasil, bastando procurar a secretaria de educação da sua cidade para que seja informado quais as escolas oferecem o EJA.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade