Política, cargos políticos no Brasil, corrupção pública e programas

Perguntas e respostas sobre o que é política, como e onde ela surgiu e quais são os cargos políticos existentes no Brasil atualmente. Entenda também sobre a ciência política, corrupção nas atividades públicas, entre outros.

» Página Inicial


Política está relacionado a governo ou a forma de governar um país, estado ou município levando em conta os diversos tipos de poderes, que no Brasil são: executivo, legislativo e judiciário. A política em um processo democrático tem como meta representar ou governar para o povo e pelo povo. Os cargos políticos são escolhidos em uma eleição democrática e há a rotatividade de poder.

São atividades exercidas pelo governo, que influenciam diretamente ou indiretamente na vida dos cidadãos, de uma certa forma pode se dizer que o governo escolhe o que vai ou não fazer onde as situações politicas realizadas são vistas pelo povo.

Como surgiu a política?

Democracia

A política surgiu a partir da necessidade do homem de estabelecer regras e ordem ao seu meio de convívio. De acordo com a história, a política foi criada por romanos e gregos, o filósofo Aristóteles escreveu a obra “Política”, onde colocou em questão a relação entre os governantes e os governados, entre as autoridades e as civilizações.

Quais são os cargos políticos existentes no Brasil atualmente?

O Brasil vive em um sistema democrático, onde a população vota e decide quais serão os governantes, os cargos atuais no Brasil são:

O que é ciência política?

É uma ciência que visa analisar e estudar os diversos desdobramentos da política de uma região ou mesmo global. Ela identifica tendências, movimentos políticos, traça perfis políticos de pessoas ou de nações, estuda os diversos partidos e suas ideologias.

Quais são os principais partidos políticos do Brasil?

Os principais atualmente são, PT, PSDB, PMDB, PSC, PCdoB, PSOL, DEM, PR, PPR, PSB, entre outros.

Quais são as ideologias políticas?

Existem várias ideologias, e várias variações dentro delas. Existe o anarquismo, centralismo, comunismo, socialismo, feminismo, religião, nacionalismo, liberalismo, ambientalismo e conservadorismo.

Qual é a opinião do povo sobre a politica brasileira?

70% dos brasileiros dizem que o governo tem que ser o principal responsavel no crescimento ecônomico 50% dizem que o governo precisa agir com rigor para evitar fraldes e abusos de empresas, 57% defendem que o governo da atual politica brasileira tem que socorrer as empresas nacionais caso estiverem decretando falencia 54% associam a defesa do trabalhado do que o crescimento das empresas. Todas a versoes coincidem com campanhas politicas aplicadas ao longo do tempo.

O que é uma organização politica no Brasil?

O estado é dividido por 3 politicas diferentes sendo elas: Presidente da republica , poder executivo, poder judiciario e o poder legislativo, o cargo chefe é o presos iente da republica que é eleito pelo povo e permanece 4 anos no mandato se for reeleito pode continuar mais 4 anos. O poder executivo quem e responsavel são os governadores do estado, o poder legislativo e composto por congresso e o senado dos deputados.

Como funciona a politica brasileira?

O Brasil é comandado por uma republica presidencialista e o regime adotado é o democratico representativo, adotado em 1989 o seu nível é federativo.

Quantos partidos politicos existem na politica brasileira?

No inicio quando foi criado o pluripartidarismo no pais existião apenas 5 partidos. Atualmente são 30 partidos politicos que atuão e são registrado no tribunal superior eleitoral (TSE).

Qual é o primeiro partido em atividade criado para atuar com a politica brasileira?

O mais antigo e que ainda está atuante é o Partido Comunista Brasileiro, que foi fundado nos anos de 1922 atuava muitas vezes na ilegalidade segundo afirmações do TSE Tribunal Superior Eleitoral.

O que o golpe de estado influenciou na politica brasileira?

O golpe de estado foi uma revolução ocorrida em 1930, com pessoas armadas os estados á liderar está revolução foram Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande Do sul, o golpe depôs o atual presidente da republica o presidente Washington Luiz impediu que Julio Prestes assumisse o cargo de presidente isto deu um fim á antiga república.

Como ocorre a corrupção na atual politica brasileira?

Á corrupção ocorre devido á desvios de recursos, em orçamentos públicos, muitas das vezes o responsável fala que gastou 1 milhão em uma obra mais na realidade ele gastou 200 mil reais o valor que sobra é usado para uma campanha de reeleição e para o uso do próprio politico.

O que é o programas de ação governamental de uma politica publica?

É um programa usado para coordenar as ações do estado em atividades privadas para garantir os objetivos que são relevantes e de politica coordenada, o programa de ação governamental da politica publica faz com que as metas coletivas e conscientes tomem um sentido lato que não seja ocultado da população.

Como é concebida a politica publica no em território brasileiro?

É desencadeado como forma de ações desencadeadas pelo Estado, no Brasil essa politica publica e realizada pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. Que buscam soluções para a sociedade civil, essas soluções podem ser realizadas junto com organizações não governamentais que para isso são usados 4 fatores: Envolvimento do Governo, detecção de um problema, qual o objetivo que pretende-se chegar e como serão realizados os processos de ação.

As demandas publicas se dividem em tres fatores: Novas demandas, que resultam em novos problemas ou fatores políticos, demandas que já são recorrentes, que tem como missão rever problemas que foram mau resolvidos, demandas reprimidas, aquelas que estão constituindo o estado mais que não ganhou uma decisão politica.

O que é uma arena de politica publica?

São os lugares onde acontecem os debates ou até contentas politicas. Pode ser um lugar virtual onde e realizado através de debates televisionados ou real onde os candidatos tem que ganhar espaço ou usar os direitos da constituição para provar inocência diante a uma acusação.

Como acontece um ciclo de politica publica?

É um sistema que tem ritmos ou passos encadeados com objetivo na finalidade, que geralmente trazem passos importantes devido a concepção ocorrida, como quando há uma negociação de interlocutores uteis para o desenvolvimento. O ciclo faz a formulação de agenda que realiza implementações onde são monitoradas e avaliada as atitudes tomadas para saber se realmente são uteis.

Como se dividem os atores de uma politica publica?

Existem dois tipos os atores privados, que são investidores, empresários contribuintes,trabalhadores e os atores públicos que são os que foram eleitos por meio de votação como políticos, burocratas, deputados entre outros cargos.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade